Mensagem(あいさつ)

Presidente da Comissão de Arte (芸術委員会委員長)

Marcos Ryo Hashimoto (マルコス 亮 橋本)

A pandemia nos afetou a todos de diversas maneiras e intensidades, vimos vendo nestes dois últimos anos, quão relevantes são a ciência e tecnologia, mas temos também em outra medida a obrigação de olhar muito atentamente para o papel das artes no contexto social. A arte é uma atividade humana que não somente estimula percepções e sensibilidades, mas permite o Homem expressar seus sentimentos, pensamentos, valores, promover reflexões; como função social, resgata histórias e pode transformar vidas. Ernst Fischer, em “A necessidade da arte”, diz que “A arte capacita o homem para compreender a realidade, e o ajuda não só a suportá-la, como a transformá-la, aumentando-lhe a determinação de torná-la mais humana e mais hospitaleira para a humanidade. A arte, ela própria, é uma realidade social”. As artes aqui apresentadas traduzem em imagens a resiliência, a esperança, o amor, a potência da existência. O formato digital novamente nos viabilizou cruzar fronteiras trazendo trabalhos de 7 artistas do Japão, triplicando a participação em relação ao ano passado e corroborando com a premissa de reforçar o intercâmbio, fortalecendo os laços nipo-brasileiros. Esta edição homenageia o ilustre professor Tomoshigue Kusuno, de notória carreira no cenário mundial. Minha gratidão a todos os artistas que mais uma vez abrilhantam esta exposição.

Nossos agradecimentos ao apoio das entidades governamentais do estado e província de Gifu, ao senhor Cônsul geral do Japão em São Paulo, senhor Kuwana Ryosuke, e colaboradores do Consulado Geral do Japão em São Paulo pela importante continuidade no apoio e correalização. Meus sinceros agradecimentos aos queridos e ilustres membros da comissão, profa Elza Oda, professor Masahiko Kato, e profo Eiji Yajima, ao senhor Mitsuyoshi Nagaya, pela competente atuação na presidência do Gifu Kenjinkai do Brasil, e um agradecimento especial à Fundação Kunito Miyasaka, e seu diretor sr Roberto Nishio, parceria fundamental para a viabilização de cada edição deste evento.

Minha gratidão a todas as pessoas que trabalharam nos bastidores. Compartilhem esta exposição com seus amigos e familiares.
Muito obrigado pela visita.