Mensagem(あいさつ)

Cônsul Geral do Japão em São Paulo (在サンパウロ日本国総領事)

Cônsul Geral do Japão em São Paulo · Ryosuke Kuwana

Gostaria de cumprimentar a todos por ocasião da inauguração da Exposição de Intercâmbio Nipo- Brasileiro. Assim como ocorreu em anos anteriores, sinto-me profundamente honrado em realizar, em conjunto com a Associação Gifu Kenjinkai do Brasil, a 17a edição da Exposição. No ano passado, devido ao difícil contexto causado pela pandemia, a exposição foi realizada pela primeira vez no formato on-line e foi um sucesso. Ainda que a experiência de apreciar uma obra de arte de perto seja algo insubstituível, por outro lado, o formato on-line possibilitou a contemplação dessas obras por um número maior de pessoas, como aquelas que moram longe – no Brasil ou no exterior –, a qualquer hora, sem sair de casa. Eu mesmo fiquei profundamente impressionado ao visitar a exposição on-line e observar, detalhadamente, os traços delicados da pintura em aquarela, a coloração dinâmica da pintura a óleo e as belas formas das esculturas. Aguardo com grande expectativa as obras da mostra deste ano e desejo que muitas pessoas possam aprecia-las também.

Esta exposição conta com a participação de diversos artistas talentosos, brasileiros e japoneses, se estendendo para além dos membros da Associação, tornando-a uma frutífera iniciativa, inclusive do ponto de vista de intercâmbio entre os dois países. Gostaria de expressar o meu profundo respeito e gratidão aos organizadores e a todos os membros da Associação Gifu Kenjinkai do Brasil pelos esforços e pela criatividade em manter a exposição ininterrupta ao longo dos anos. Espero que no ano que vem a exposição seja realizada de forma presencial e, nessa ocasião, possamos nos encontrar pessoalmente.

Para terminar, gostaria de expressar meus sinceros desejos pela saúde e prosperidade de todos.

Cônsul Geral do Japão em São Paulo · Ryosuke Kuwana

総領事メッセージ

「日伯友情交流絵画展」の開催にあたり、一言ご挨拶させていただきます。今年で17回目を迎える 本絵画展を今年も岐阜県人会と共催させていただくことが出来、大変光栄に思います。昨年、パンデミ ックという難しい環境の下、オンラインで絵画展を実施するという初の試みをされ、成功を収められま した。間近で芸術作品を鑑賞する体験は代え難いものですが、オンライン開催とすることで、国内外の 遠方の方や、平日昼間に外出するのが難しい方など、より多くの方々の目に触れることとなりました。私 自身、実際に拝見し、画面を通じても水彩画の繊細な筆致、油絵のダイナミックな色使い、彫刻の美し いフォルムなどを鑑賞することができ、大変感銘を受けました。今年もオンラインでの開催となりました が、私自身どのような作品に出会うことができるのか大変楽しみにしております。この機会に内外の出 来るだけ多くの方々に作品を見ていただけることを期待しています。

本絵画展には、岐阜県人会の枠を超えて、日伯両国の素晴らしいアーティストの方々が多数参加さ れており、両国の国際交流の観点からも、大変有意義な取り組みです。様々な工夫を凝らし、絵画展を 存続されている主催者の岐阜県人会並びに会員皆様に、改めて感謝と敬意を表します。来年は絵画展 が対面で開催され、皆様に直接お目にかかれるようになることを願います。最後に皆様の益々のご健康 とご発展を祈念して私の挨拶とさせて頂きます。

在サンパウロ日本国総領事 · 桑名良輔