Participei no “Concurso de Oratória em Língua Japonesa & Relatos dos Bolsistas de Províncias! 2021”
No domingo dia 26 de setembro de 2021 a partir das 13h, no Centro Brasileiro de Línguas Japonesas (CBLJ), no Bairro Villa Mariana, realizou-se o “Concurso de oratória em Língua Japonesa de 2021 e Relatos dos Bolsistas de Províncias”.
Co-organizado pelo CBLJ e Kenren, 26 pessoas participaram no concurso de Oratória, o concurso foi realizado de forma hibrida com 10 presenciais e 16 on-line, dentre elas 19 oradores não nikkeis.
No final do concurso houve apresentação de 5 ex-bolsistas patrocinados pelas Províncias.
Esta foi a segunda vez que tive a oportunidade de participar como membro do Kenren, e fiquei surpreso com elevado nível de conhecimento do idioma japonês dos 19 oradores não nikkeis dentre os 26 participantes.
Tive a percepção de que para aprender japonês, não é só aprender o idioma, mas também aprender a cultura e os costumes do Japão.
Os participantes, especialmente os não nikkeis, comportaram e agiram como se fossem japoneses, com saudação, tratamento, humildade, e cortesia sóbrias. Fiquei realmente impressionado com conteúdo da oratória e com o conhecimento do idioma japonês.
Desde a preparação, foi um evento de 8 horas sendo a primeira apresentação híbrida on-line e presencial.
Sob ao excelente planejamento e administração da professora Yoshiko Sassaki e o professor de japonês da CBLJ de Santos Anderson Miranda, e seus colaboradores jovens por exemplo Milena Bastos foi um evento perfeito e bem sucedido.
Os ganhadores do concurso foram:
- Classe A (sobre N2)
- Jefferson Ferreira de Castro “A força da risada”
- Classe B (N3-4)
- Pedro Henrique Martinhão “Sete Anos no Japão”
- Classe C (N5)
- Misael Nascimento Ramos “Eu e a Língua japonesa”
- Prêmio do Júri
- Francielle Albini Ferreira “O Sonho visto por uma deficiente visual”
- Tatsuma Tokuhisa “Verdadeiro pensar”
(texto original em japonês: Mitsuyoshi Nagaya – Presidente Gifu Kenjinkai do Brasil)
Gifu – Gifu Kenjinkai Internacional (2)
O Gifu Kenjinkai da Tailândia foi criado em 2003 e agora está em seu 18º ano. O número de membros é composto por pessoas ligadas à Provincia de Gifu, o número de inscritos é 242, e está aumentando ano a ano.
Na Tailândia, as temperaturas são altas ao longo do ano e muitas pessoas jogam golfe porque podem jogar o ano todo. A forma de expandir a rede de trabalho na Tailândia para quem não joga golfe, é completamente diferente, por isso nós da Gifu kenjinkai de Tai aconselhamos a começar a o golfe para as pessoas que vêm para a Tailândia. Os preços nos campos de golfe do Japão ficaram mais baratos do que antes, e não é diferente do preço de um campo de golfe na Tailândia, mas acho que é um ambiente bom para quem começa a jogar golfe aqui porque há um caddy por jogador. Além disso, a maioria dos campos de golfe na Tailândia não têm exigência nos trajes, então você pode facilmente praticar com calças jeans e chinelos. O kenjinkai tailandês também realiza competições de golfe quatro 4 vezes ao ano, e quando amigos e chefes dos membros do kenjinkai vêm à Tailândia em viagens de lazer ou viagens de negócios, eles também o recebem como convidados e participam de competições de golfe. Além disso, como um evento para as famílias poderem participar, realizamos encontros sociais 3 vezes ao ano, e tentamos gerenciar para que pessoas de todas as idades possam desfrutar. Se você tiver uma conexão com a província de Gifu, sinta-se à vontade para nos ligar quando viajar para a Tailândia.
Durante este último ano, a Tailândia tem sido afetada pelo coronavírus, e a maioria dos eventos foram cancelados, e não pudemos encontra-los. Esperamos ansiosos pelo fim do novo coronavírus, e esperamos que no próximo ano possamos participar do Congresso Mundial organizado pela Gifu Kenjinkai Internacional (GKI) a ser realizado em Gifu.
Finalmente, se você é um tailandês que vive no Japão ou foi expatriado na Tailândia no passado, por favor, venha ao Congresso Mundial do próximo ano. Acho que os tailandeses gostam de tirar fotos, então vamos tirar uma foto sorridente com todos e divulgaremos para Gifu, que Tailândia, e o país dos sorrisos.
Hideki Usui, presidente da Gifu Kenjinkai, Tailândia. Entrou na empresa Ogaki Kyoritsu Bank em 1990. Na mesma empresa para agência de Nova York. Depois de trabalhar como diretor do escritório de representação de Hong Kong da mesma empresa. Desde 2014, como diretor do escritório de representação de Bangkok da mesma empresa. Em 2019, ele se tornou diretor representante da WiSE & OK, uma empresa local tailandesa. Desde 2015, ele é o presidente do Gifu Kenjinkai da Tailândia. 54 anos.
Mensagem
Sem ser relacionado com o exterior, um membro de um banco local que havia sido empregado em Gifu. Expatriado 17 anos. No entanto, o dialeto gifu ainda está vivo e bem. Golfe também é bom na Tailândia. Quando vier para a Tailândia, entre em contato conosco: [email protected]
(Artigo extraído do Jornal Gifu Shimbun)
Tenha interesse no mundo!
Gifu Kenjinkai International solicita apoio
O Presidente do 「Gifu Kenjinkai International」 visitou empresas da cidade de Gifu para pedir o seu apoio para a Convenção Mundial de Gifu Kenjinkai, planejada para outubro de 2022. 「Gifu Kenjinkai International」, uma associação de 25 Gifu kenjinkais de todo o mundo, pela primeira vez planeja uma cerimónia para reuni-los na sua província natal Gifu. Na preparação do 「Congresso Mundial」, a ser realizado em outubro de 2022, o Sr. Mitsuyoshi Nagaya, Presidente do Gifu Kenjinkai International e Presidente do Gifu Kenjinkai do Brasil, e o Sr. Happy Mizutani, Presidente do Comitê Organizador do Congresso e membro do Gifu Kenjinkai do Sul da Califórnia, visitaram 「Sankodo」, uma distribuidora de gás da cidade de Gifu, para solicitar apoio ao Sr. Masakazu Ono, Presidente do seu Conselho Administrativo. A sobrinha da Sr. Ono, Sra. Mika, é jornalista no Brasil e tem uma profunda ligação com o Gifu Kenjinkai do Brasil. Os três explicaram que o interesse da geração mais jovem pelo mundo ajudaria a revitalizar Gifu e esperavam o sucesso da Conferência. O 「Gifu Kenjinkai International」 ainda visitará cerca de 50 empresas e organizações da Província, para solicitar os seus apoios.
ACONTECIMENTOS DE SETEMBRO DE 2021
- 01 Reunião da comissão organizadora da 17ª Exp. Pintura
- 09
- Reunião da comissão organizadora 17ª Exp. Pintura, data de inscrição estendida até 30/09.
- Enviados Boletim Informativo julho/21 por e-mail e correio
- 17 Fotografado obras de vários artistas para exposição.
- 18 Reunião mensal da diretoria
- 22 Reunião da comissão organizadora 17ª Exp. Pintura seleção da obra para catalogo.
- 30 Encerrada inscrição 17ª Exp. Pintura com 42 inscritos (Brasil-36 e Japão-6)
RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE SETEMBRO DE 2021
- Data e hora: 18 de setembro (sábado) 15:00
- Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (Dir. Presidente), Kioski Kaneko (Cons. Fiscal Efetivo), Jorge Nagao (Dir. Tesoureiro), Sonia Sakuma (Dir. Secretária), Iraci Hirano (Diretora), Ricardo Nakata (Diretor), Lina Shimizu (Diretora Regional Registro)
- Pauta do Dia
- Cumprimento e agradecimento aos participantes do diretor-presidente.
Comentário sobre parecer do subsidio da JICA. Explicação sobre próximo evento da GMG programado para 21/11/21.
Situação atual da 17ª Exp. de Pintura e prorrogação do prazo de inscrição para 30/09/21 para aumentar o número de participantes.
Apresentado o evento da GKI. - Apresentado acontecimentos de agosto pela diretora Sonia Sakuma
- Apresentado movimento contábil de agosto pelo diretor Jorge Nagao
- Subsidio JICA – relatório Diretor Nagao
Resultado, 19 kenjinkais pleitearam o subsidio, 5 kenjinkais foram atendidos (1 kenjinkai foi atendido em 2 projetos). Apresentado pelo vice-diretor da JICA São Paulo Kadoya o resultado de baixa aprovação. Presidente Nagaya questionou se o motivo foi falta de verba? e apontou a injustiça, porque 2 projetos de uma associação foi aprovado 2? E apontou também que há erro na forma de como foi feita a seleção, pois em termos gerais entende-se que foi aprovado quem se apresentou primeiro? Informou também que esta explicação foi solicitada para que sirva nas lições futuras.
Sawada Presidente da Aichi Kenjinkai informou que, como Gifu Kenjinkai contratou serviços de engenheiros de design para apresentação do projeto para pleitear subsidio, e com a falta de verba os serviços prestados ainda não foram remunerados, provocando constrangimentos. (A Gifu Kenjinkai quitou os serviços). Ele ressaltou que a JICA negligenciou em fornecer números específicos para o orçamento no início.
O vice-diretor Kadoya da JICA informou que foram destinadas 3,8bi de ienes para América do Sul, para o Brasil foi de 2,8bi ienes, deste valor 70% destinados a entidades de assistência médica, 30% para Bunkyo, Centro Brasileiro de língua Japonesa e Kenjinkais. - Cardápio para o Festival do Japão. Em estudo a apresentação do produto típico de Gifu
Houba Suchi, os diretores estão investigando se pode ser adquirido houba(magnólia) no Brasil, ainda não encontrado fornecedor. Deliberação continua. - Outros, relatórios dos diretores
- Próxima reunião da diretoria 16 de outubro (sábado) 15:00.
- Cumprimento e agradecimento aos participantes do diretor-presidente.