Boletim Mensal Janeiro/2021

Saudações de Ano Novo 2021

Desejamos um Próspero Ano Novo!
Como os senhores e senhoras aproveitaram o fim do ano e o início de Ano Novo?
Imaginamos que, depois de terem uma maravilhosa passagem de ano com seus familiares, tenham recebido a chegada do Novo Ano repleto de sonhos.
No ano passado fomos atormentados pela calamidade do Coronavírus; no presente ano, oramos para que a vacina seja amplamente distribuída e que esta calamidade termine o mais rápido possível.
Em julho do presente ano, estão previstas as realizações do Festival da Paz, os Jogos olímpicos e os paraolímpicos de Tóquio.
Neste Festival, que é o ápice da emoção e proporciona sonhos e esperanças a muitas pessoas, os atletas que treinaram diariamente competem pela honra de seu país de origem e a de si próprios.
Desejamos que tudo transcorra bem a partir de agora e que, com segurança e tranquilidade, seja declarada a abertura dos jogos.
O Gifukenjinkai oferece oração para cada um dos associados continuarem saudáveis e desfrutarem um ano pleno de alegria e harmonia. Ainda, deseja que a delegação da Expedição Internacional dos Alunos de Escolas Agrícolas de Ensino Médio do Gifuken desembarquem no Brasil e desfrutem de experiência maravilhosa, que a união do Gifukenjinkai seja fortalecida através da participação no Festival do Japão e outros eventos, que o intercâmbio com a Província de Gifu seja intensificado por meio da Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro, e que muitas pessoas do Brasil participem no “Congresso Mundial dos Gifukenjinkais” a ser realizado no segundo semestre do ano na Província de Gifu.
No dia 27 de novembro, último sábado do mês, na Sede Social da Associação do Akita Kenjinkai, vamos realizar uma grande Festa de Fim de Ano (Bōnenkai) e um Encontro para Demonstrar Respeito aos Idosos (Keirōkai), em agradecimento ao comprometimento e dedicação dos associados ao longo do ano!
No presente ano, todos os Diretores do Gifukenjinkai unirão as suas forças para melhorar cada vez mais o Kenjinkai e transformá-lo em “Kenjinkai Agradável”. Vamos juntos superar o Coronavírus e transformar o ano 2021 em um ano maravilhoso, repleto de esperança!
No presente ano que se inicia, solicito a cooperação de todos.

(Texto original em japones – Mitsuyoshi Nagaya- Diretor -Presidente do Gifukenjinkai do Brasil)

 

Entrevista on-line entre o Cônsul Geral do Japão em São Paulo Sr Ryōsuke Kuwana e os membros do comitê executivo da 16ª Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro

Na manhã de 23 de dezembro, próximo ao final do ano 2020, houve uma entrevista on-line entre o Cônsul Geral do Japão em São Paulo Cônsul Ryōsuke Kuwana e os membros do comitê executivo da Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro o presidente do comitê Sr. Marcos Ryō Hashimoto, a pintora Elza Oda e o pintor Eiji Yajima (o pintor Masahiko Kato infelizmente não pôde participar devido ao problema de acesso).
Devido à pandemia do Coronavírus, esta Exposição, realizada on-line, teve um significado profundo: houveram a participação recorde de 40 artistas e a exposição de 65 obras; pela primeira vez dois artistas da Província de Gifu participaram; e o Sr. Marcos Ryō Hashimoto participou pela primeira vez como seu presidente.
Na entrevista, o Presidente do Gifu Kenjinkai Sr. Nagaya agradeceu, explicou sobre a Exposição e apresentou os membros do comitê executivo da Exposição. A pintora Elza Oda, o pintor Eiji Yajima e o Presidente do comitê executivo da Exposição Marcos Ryō Hashimoto se apresentaram e expuseram as palavras de agradecimento. E eu, Presidente Nagaya, partilhei e apresentei as imagens das obras.
Ficamos profundamente impressionados com as palavras da pintora Elza Oda que possui e mantém dupla nacionalidade, a japonesa e a brasileira. Ela trabalhou arduamente como professora, procurando não vergonhar as suas duas nacionalidades.
Por último, o Cônsul Geral do Japão em São Paulo cônsul Kuwana nos falou que, apesar de a Exposição ter sido realizada on-line, devido à pandemia do Coronavírus, houve a participação de artistas da Província de Gifu, e lançou a ideia inovadora de que seria ótimo se pudéssemos realizar uma exposição híbrida presencial e on-line no próximo ano. Todos os participantes concordaram e prometeram analisar positivamente.
Foi um momento significativo, apesar de a entrevista durar apenas 30 minutos, incluindo outros assuntos.
Agradecemos antecipadamente pela sua cooperação e apoio para a realização da 17ª Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro.

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya –Diretor-presidente da Gifu Kenjinkai do Brasil)

 

HISTÓRIA DA VIDA DE MIE TOTANI – GIFU KEN
Mie Totani e seus filhos

Mie Totani, nasceu em 16 de novembro de 1.898, aos 16 anos veio para o Brasil partindo de Gifu Ken. Viajou com o irmão Nizo Totani, com a cunhada de mesmo nome Mie e o filho deles Kuyo Totani.
Partiram do Japão no navio WAKASA -MARU em 10/março/1914.
Desembarcaram no Porto de Santos no Brasil em 27/abril/1914.
Mie Totani, teve 07 irmãos no Japão, sendo eles: Kao, Yusaku, Harue, Su, Kenichi, Ushitaro e Nizo.

Os pais foram: Chise Totani e Katsuemon Totani.
No Brasil foram trabalhar em uma Fazenda na Região de Alta Mogiana.
Alta Mogiana corresponde a uma região do estado de São Paulo que abrange 15 municípios, sendo 11 municípios pertencentes à Região Geográfica Imediata de Franca, 2 pertencentes a Ribeirão Preto, 1 pertencente a São Joaquim da Barra-Orlândia e 1 pertencente a Ituverava.
Na época havia muitas doenças, e para conseguir medicamentos era necessário ir até Bauru uma viagem que demorava cerca de 2 dias. O irmão Nizo Totani, contraiu a doença de malária vindo a falecer após 2 anos no Brasil.
A cunhada ficou viúva e com o filho Kuyo Totani ainda pequeno, após alguns anos casou-se com Sr. Shirasu Sennosuke da cidade de Bastos/SP.
Mie Totani foi trabalhar como arrumadeira em um Hotel em Bauru, próximo à estação de trem, cujo dono era japonês Sr. Sao.
Após alguns anos no Brasil, com 22 anos de idade conheceu Shigekichi Okabayashi de Kochi Ken. Os pais dele que ficaram no Japão se chamavam Yoshio Okabayashi e Zenya Okabayashi
Shigekichi partiu do Japão no navio TEIKOKU -MARU em 25/março/1914.
Desembarcou no Porto de Santos, no Brasil em 10/maio/1914.
Após casados foram morar em Guaiçara, próximo a cidade de Lins interior de São Paulo.
Era uma região de mata virgem, trabalharam muito plantando café na fazenda situada no bairro Hirano Shokuminchi.Conseguiram comprar vários sítios vizinhos e 30 alqueires de terra na linha noroeste no bairro Mikado Shokuminchi na cidade de Penápolis/SP.
Nesse local plantaram muito café, arroz, milho, feijão e soja. Tinham porcos, muitos bois e se tornaram prósperos pecuaristas. Tendo até de alugar os pastos da vizinhança para colocarem os bois.
Shigekichi Okabayashi era um excelente negociante, e com a ajuda da trabalhadora esposa Mie e dos 4 filhos e 6 filhas compraram mais uma fazenda a 20km da comarca de São Martinho em Perobal. E uma outra fazenda em Nova Esperança no Estado do Paraná, atualmente chamada de Nova Bilac.
Todos os 10 filhos: Toshie, Toshiharu. Tosio, Hanakao, Tadao, Terue, Sueo, Toyoko, Mitsuko e Aurea estudaram.
Em 1963 junto com marido, Shigekichi foram de navio a passeio, visitar os parentes em Gifu Ken.
Mie Totani faleceu no Brasil em 07 de setembro de 1.995 aos 96 anos de idade e está sepultada junto com Shigekichi Okabayashi no cemitério da cidade de Penápolis, interior de São Paulo.

(Original em português escrita por Toyoko Kogiso filha de Mie Totani)

 


ACONTECIMENTOS DE DEZEMBRO DE 2020

  • 07
    • Enviado pelo correio aos voluntários associados que colaboraram nos eventos itens de agradecimento
  • 10 
    • Kenren – reunião com kenjinkais.
  • 14
    • Entregue itens de agradecimento para Nikkey Shimbun, Fundação Kunito Miyasaka e Consulado Geral do Japão.
  • 17
    • Reunião dos conselhos de representantes Kenren (Daihyousha kaigi)
    • Entregues panetones para funcionário do prédio
    • Enviado boletim do mês de dezembro/20
  • 19
    • Reunião mensal da diretoria
  • 21 a 31
    • escritório fechado.
  • *Agradecemos o recebimento como doação de aquecedor de água elétrica pelo casal Tomoaki e Masami Tajima (participantes nos eventos da kenjinkai) que retornou ao Japão.

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE DEZEMBRO DE 2020

  • Data e hora: 19 de dezembro de 2020 (sábado), 15:00 horas
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (Dir. Presidente), Hiromasa Kunii (Dir. Vice-Presidente), Kioski Kaneko (Conselho Fiscal Efetivo), Jorge Nagao (Dir. Tesoureiro), Sônia Sakuma (Dir. Secretária), Iraci Hirano (Diretora), Kenzo Nakata (Diretor), Lina Shimizu (Dir. Regional Registro).
    *Mitsuo Ono (Conselho Fiscal Efetivo) e Ryo Hashimoto (Presidente da Exposição de Pintura) não puderam participar devido ao problema de acesso ao link.
  • Assuntos:
    1. Cumprimento do Dir. Presidente Nagaya. Agradeceu a colaboração da diretoria e dos associados, exibindo as fotos das atividades da kenjinkai durante o ano. A realização de eventos tanto quanto possível para manter a união da kenjinkai. O trabalho colaborativo com outras kenjinkai criou novas oportunidades e estruturou novos networks. Conseguimos bons resultados dentro da estrutura de colaboração com o Kenren. O Diretor Presidente relatou outros assuntos.
    2. Apresentação dos acontecimentos de novembro pela diretora Sonia Sakuma.
    3. Apresentação do movimento contábil de novembro pelo diretor Jorge Nagao
    4. Estamos investigando as várias ideias sobre o cardápio do Gifukenjinkai para o Festival do Japão 2021.
    5. Assembleia Geral Ordinária foi agendada para 28/02/2021(domingo). Primeira convocação às 09:30 horas. Apresentador será o Diretor Kenzo Nakata. Está em observação a sua realização on-line ou presencial.
    6. O Diretor do Conselho Fiscal Kaneko brindou o término das atividades do ano. Após o brinde tradicional, o Diretor do Conselho Fiscal Kaneko, o Diretor Tesoureiro Nagao e o Diretor Presidente Nagaya cantaram músicas natalinas e de ano novo, alegrando o ambiente.
    7. A próxima reunião da Diretoria será 16/01/2021 (sábado) às 15:00 horas.