Boletim Mensal Janeiro/2018

Felicitações de Ano Novo

Feliz Ano Novo! Acredito que muitos tenham entrado no novo ano com desejos e metas renovados, que pretendem concretizar neste ano.

No horóscopo chinês, este é o ano do Cão (Inudoshi). Para ser mais exato, Tsuchinoe. O ciclo sexagenário é a combinação do Jikkan (10 troncos) e Junishi (doze ramos), e os meses, datas, horas, direção e ano é regido a cada ano, completando-se o ciclo em 60 anos.

Neste ano se completa o ciclo de 60 anos, e as previsões do Tsuchinoe – Cão, são de um [ano de grande crescimento]. Será um ano em que, buscando o crescimento constantemente e para isso dedicando seu esforço, o objetivo será alcançado, e eu assim interpreto, e agradeço pelo grande marco na história da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, que iremos concretizar nesse ano.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade e falar sobre a gestão e o plano de atividades da Kenjinkai para esse ano.
2018 será um ano muito importante para a Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, pois é o marco dos [80 Anos de Fundação da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil e 105 Anos da Imigração dos Provincianos de Gifu ao Brasil].

A Comissão de Preparativos para as festividades, formada no ano passado, já confirmou a locaçõ do auditório do Centro Cultural Hiroshima do Brasil para a realização das festividades no dia 29 de julho (domingo), e está prosseguindo com os preparativos e pesquisas.

Os detalhes como a cerimônia de comemoração ainda precisam ser definidos, mas assim que a programação geral estiver confirmada, iremos enviar o comunicado a todos.

Esperamos contar com união de todos para a realização desse evento, que será uma ótima oportunidade para aprofundarmos os nossos laços.

Durante o ano passado, membros das novas gerações participaram aos poucos dos eventos da Kenjinkai, apresentando sugestões otimistas. O que senti nessas ocasiões foi de que as opiniões não foram meramente de simples interesse, mas prosseguiu para discussões realistas, como [a gestão da Kenjinkai deve seguir as tendências atuais!] ou [e para isso, como deverá ser feito!], e senti como se fosse uma pequena luz nas perspectivas futuras da Kenjinkai. As tendências mudam rapidamente, e bom ou ruim, da época em que se escrevia cartas à mão, passamos para o word processor, fax, PC, e-mail, SNS. Em 30 anos foram mudanças rápidas que nos proporcionou muita praticidade. Mas não podemos ainda dizer que conseguimos utilizá-la totalmente.

Para promovermos a dinamização da Kenjinkai, ainda há um problema real que não poderemos evitar. Para isso é necessário passar a gestão para as novas gerações. Devemos conseguir a participação dos filhos de atuais associados, ex-bolsistas Kenpi, ex-membros do treinamento técnico no exterior, e ex-integrantes do intercâmbio de jovens, que serão de grande ajuda, e empenhar para atrair membros que possam assumir a Kenjinkai sob novas perspectivas.

Gostaríamos de estudar junto com os senhores quais as providências a tomar, e pedimos as suas opiniões sinceras. Eu, Takao Aoyama, assumi a grande responsabilidade como presidente da Kenjinkai desde 2016, e temos realizado algumas medidas, mas para este ano estabelecemos os seguintes objetivos:

  1. Fazer da secretaria da Kenjinkai um local de encontro de maior número de associados;
  2. Realizar recrutamento ativo de novos membros;
  3. Realizar aconselhamentos sobre pontos turísticos da província de Gifu;
  4. Fortalecer a ligação com a Kenjinkai através do Boletim Mensal e Home Page;
  5. Promover a aprendizagem da língua japonesa no curso de computação para iniciantes.

São as metas da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil para este ano. Esperamos contar com a inestimável orientação e apoio de todos.

Artigo original em japonês – Takao Aoyama – presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil

 

Competição de Golfe do Início de Ano

Com a participação de 6 novos membros

Feliz Ano Novo.

Realizamos no dia 21 de janeiro (domingo), um dia de tempo muito bom, o 5º Campeonato de Golfe de Taça Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, na PL Golf Clube, em Arujá – SP.

Os participantes, no total de 12 pessoas, foram divididos em 3 grupos, com início da partida ao meio-dia. A classificação pelo stroke play foi acirradíssima.


Todos os participantes, no PL Golf Club, num dia de sol.

O diretor Ken’ichi Hibino da Kenjinkai, com 77 anos de idade, conhecido por não ter “papas na língua”, mesmo ouvindo dos demais que não conseguiria completar o jogo com 18 buracos, conseguiu concluir, abaixo de uma sensação térmica de 40ºC.
O jogo, realizado entre as pessoas naturais da mesma província, foi muito divertido, independente do resultado, e durante a partida a conversa seguiu animada, tendo como assunto central a província de Gifu.

Foram disputados 4 prêmios Near Pin, mas nos primeiros 2 shorts não houve ganhadores, mesmo com 12 jogadores, e no terceiro short, o Sr. Furuta do 3º grupo (natural do distrito de Kamo), foi o único a alcançar o green, ganhando o prêmio Near Pin. No último short, o Sr. Kobayashi, também do 3º grupo (a esposa é natural de Gifu) ganhou o prêmio.

O início do ano no Brasil é em pleno verão. Em meio ao calor escaldante, pareceu que cairia uma chuva no final do dia, mas não choveu, e todos conseguiram concluir o jogo.

Quando o último grupo terminou o jogo, e se dirigiu para o bar no interior no club house, os participantes do 1º e 2º grupo já se refrescavam com uma cerveja geladinha, e quando notaram, todos os lugares do balcão estavam tomados pelos provincianos de Gifu. Era quase uma pré-confraternização, com todos muito animados, mas encerraram por ali, cada um se refrescando no chuveiro, e partiram para o restaurante em São Paulo, a uma distância de cerca de 1 hora. Devido trânsito, quase chegaram atrasados, mas a premiação e confraternização foi iniciada no horário previsto, às 19:00.

As esposas que não puderam participar do torneio também estiveram presentes, e o jantar animado foi realizado com 18 participantes. O grupo saboreou a deliciosa comida preparado pelo proprietário, Sr. Haraguchi, iniciando a comemoração com cerveja. Além do uísque trazido pelo participante, o Sr. Kobashi (a esposa é natural da cidade de Nakatsugawa) trouxe o Shōchū [Dassai] famoso hoje no Japão, que elevou ainda mais a animação de todos.


O diretor Nagaya entregando o troféu e o prêmio ao vencedor, Sr. Emoto.

Com o efeito da bebida, o assunto, é claro, foi sobre nossa terra natal – Gifu. Falou-se sobre os destaques das regiões de onde vieram, e sobre a recente “moda Gifu”, promovida pelas produções de longas de animação, e a novela da última primavera da NHK “Hanbun, Aoi” ambientado na região leste de Mino (região sudeste da província de Gifu), e do distante Brasil estavam todos contentes com o sucesso da terra natal.

Este ano também é o marco dos 105 Anos da Imigração dos Provincianos de Gifu ao Brasil, 80 Anos de Fundação da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil e 40 Anos da Expedição de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu, e para a realização da cerimônia de comemoração no dia 29 de julho, foi solicitado ajuda aos participantes, e nessa confraternização, 6 pessoas se tornaram novos membros. Foi uma grande surpresa, e ficamos gratos e emocionados.

Mesmo sem ter participado desse campeonato, recebemos doações do Sr. Hashizume, Sra. Mika e Sr. Asakawa. E a taxa paga pelos participantes do campeonato, foi doado à Kenjinkai, deduzido as despesas. Reiteramos aqui nossos sinceros agradecimentos pela contribuição.

Durante o jantar, o Sr. Asakawa (natural do distrito de Motosu. A esposa Sra. Kayoko também é natural da província de Gifu) falou sobre o seu retorno ao Japão. Relatou sobre como desfrutou sua estada no Brasil, e tivemos suas palavras encorajadoras de que apoiaria a Kenjinkai, mesmo após o retorno ao Japão. Nós também ficamos tristes em despedir-nos do Sr. Asakawa e esposa. Mas todos fizemos um brinde comemorando o futuro do casal.


O animado jantar de confraternização e premiação.

O resultado do torneio teve como campeão o Sr. Emoto, com Under 69, recebendo o troféu e bola de golfe. O vice-campeão foi o Sr. Kawasaki (natural da cidade de Gifu). O terceiro lugar ficou com o Sr. Ario (natural de Ogaki). O 5º lugar (tobi-shou) foi para o Sr. Kobayashi. O 10º lugar ficou com o diretor Hibino, o participante mais velho do torneio.

O Sr. Sakaya e esposa (naturais do distrito de Yoshiki), apesar de participarem pela primeira vez, talvez por ser da mesma província, logo estavam enturmados, e também se associaram à Kenjinkai. Muito obrigado.

Foi combinado o 6º Campeonato de Golfe de Taça Guifu-Kenjin-Kai do Brasil para o dia 30 de setembro, e os laços dos companheiros de golfe da Guifu-Kenjin-Kai se tornaram ainda mais fortes. O encontro foi finalizado pelo diretor Hibino com um ippon jime.

Como organizador ficamos muito agradecidos por constatar como todos estão animados desde já, com o campeonato de golfe realizado 2 vezes ao ano nessa terra estrangeira, com os companheiros da mesma província, apesar de todos terem suas agendas lotadas.

Finalizando, apresentamos nossos sinceros agradecimentos aos participantes, e gostaríamos de contar com o apoio de todos, também em 2018.

Artigo original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – natural da cidade de Seki, província de Gifu

 

 

ACONTECIMENTOS DE DEZEMBRO DE 2017

  • Dia 5: Entregue goshugi no evento em comemoração aos 80 anos de fundação da Associação Ishikawa Ken do Brasil;
  • Dia 6:
    • Realizado, com a presença dos voluntários envolvidos na organização da 13ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas, reunião para avaliar o evento e bonenkai, em um restaurante de comida chinesa;
    • Instalado um programa antivírus em todos os computadores do escritório da Guifu-Kenjin-Kai;
  • Dia 7: Entregue à Fundação Kunito Miyasaka o relatório referente a realização da 13ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas;
  • Dia 11: Entregue à Fundação Kunito Miyasaka o pedido de apoio para a publicação do livro em português [Registro Cronológico dos 100 Anos da História da Guifu-Kenjin-kai];
  • Dia 16: Realizado bonenkai da Kenjinkai, na Coopercotia Atlético Clube, com a presença de 34 pessoas, num dia de tempo bom, propício para o evento;
  • Dia 18: O presidente Yamada da Comissão de Exposição de Pinturas e o administrador Sakano visitaram o cônsul Yanagizawa, do Departamento Cultural do Consulado Geral do Japão em São Paulo, para comunicar sobre o resultado da 13ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas e cumprimentos de final de ano;
  • Dia 27: Último dia de funcionamento da secretaria da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil neste ano.

 

 

RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE DEZEMBRO/2017

  • Data e hora: 21 de dezembro de 2017 (qui), às 17:00.
  • Presentes: Hiromasa Kunii (vice-presidente), Ken’ichi Hibino (diretor tesoureiro), Satoru Asano (diretor secretário), Toshihiko Harata (diretor), Mitsuyoshi Nagaya (diretor), Masanobu Sakano (administrador) e Mutsuo Kageyama (secretaria)
  • Assuntos:
    1. O diretor-secretário Asano apresentou o relatório de atividades de novembro, que foi aprovado;
    2. O diretor-tesoureiro Hibino apresentou o relatório contábil de novembro, que foi aprovado;
    3. A Comissão de Preparativos para as festividades em comemoração aos 80 Anos de Fundação da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil e 105 Anos de Imigração dos Provincianos de Gifu ao Brasil relatou o andamento dos trabalhos. Está sendo feito orçamento para confecção dos convites, escolha de brindes, e verificando as empresas relacionadas ao equipamento de som, e também sobre a decoração do local do evento. Está grande a possibilidade da 40ª Expedição de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu participar da cerimônia, o que com certeza tornará o evento ainda mais animado;
    4. Relatado que o Bonenkai da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil foi realizado no dia 16 (domingo), no Clube Coopercotia. Dos 34 participantes, vieram associados de longe, residentes em Porto Alegre – estado do Rio Grande do Sul e Maringá – estado do Paraná;
    5. A secretaria informou que a diagramação do [Registro Cronológico dos 100 Anos da História da Guifu-Kenjin-kai], em português, está correndo bem;
    6. Sobre a Assembleia Geral Ordinária – Exercício de 2017, e eleição da nova diretoria: Será realizado eleição da nova diretoria na Assembleia Geral Ordinária que será realizado no dia 25 de fevereiro de 2018. Foi designado o Sr. Kioski Kaneko como presidente da Comissão Eleitoral. Em conformidade com o Estatuto Social, o prazo para apresentação da chapa foi fixado para o dia15 de fevereiro.