Boletim Mensal Dezembro/2021

Retrospectiva do ano 2021!

 

Foi um ano que começou com a pandemia de Coronavírus e terminou com ela.
Neste cenário, com todo este tipo de bloqueio o kenjinkai fez máximo de atividades possíveis.
Olhando para trás no ano. A realização de reunião ordinária do conselho utilizando os benefícios on-line, todo 3º sábado do mês a partir de 15h, contamos com a participação da distante Luma Ono diretora regional de Rio Grande do Sul, do diretor Ricardo Nakata de Santa Catarina e da diretora Lina Shimizu de Registro.
Em 28 de fevereiro, foi realizada a Assembleia Geral de final do ano fiscal. Em 27 de junho o grupo GMG (Gifu, Mie, Gunma Kenjinkai) realizou (o 2º GMG Genki! Vamos todos fazer o nosso melhor!) com venda de Takoyaki, Yakisoba, Gyoza, Daifuku de morango, Frango Frito, e tivemos vendas esgotadas, em 21 de novembro realizamos (o 3º evento GMG) com a venda de Bacalhoada e recebemos grandes elogios. Em 9 de julho, tivemos uma reunião social da GMG no Karaokê-samurai.
Realizamos 2 vezes a Competição de golfe da Gifu kenjinkai do Brasil. Originalmente programado para ser realizado em 31 de janeiro, foi cancelada devido a pandemia, e em 16 de fevereiro, foi realizada a “11ª Competição de Golfe Gifu Kenjinkai do Brasil”, o vencedor do campeonato foi o Sr. Imai da Cidade de Kakamigahara, em 7 de setembro foi realizada, a “12ª Competição de Golfe da Gifu Kenjinkai do Brasil “, e o vencedor foi o novato Sr. Yamashita, da cidade de Gujo. O golfe, para interagir com as pessoas de Gifu está sendo especialmente útil.
Como nova iniciativa aproveitando o recente boom gourmet, o Grupo HIROTA copatrocinado pela Kenren, realizou o Concurso Gourmet de Culinária entre os kenjinkai com o objetivo de revitalizar os kenjinkai. Sob a liderança da diretora Sonia Sakuma, o presidente da Exposição de Pintura Marcos Hashimoto mostrou seu talento como professor universitário, apresentou a preparação do famoso Gohei mochi de Gifu, vestindo yukata, pelo qual foi muito elogiado.
Além disso, como objetivo utilizando o sistema de subsídio da JICA o kenjinkai planejou uma reforma no escritório , como a instalação de uma pia e aprimorar as instalações online para criar um mini estúdio, para salas de aula de língua japonesa, salas de aula de Gujo Odori e introduzindo a cultura tradicional de Gifu, uma rede de comunicação que cobrisse todos os estados do Brasil, uma rede para se conectar com o mundo, e para isto o diretor Nagao dedicou ao trabalho em apresentar o projeto pelo qual teve que refazer diversas vezes, mesmo tendo problemas de saúde e com o estresse, foi capaz de enviar os documentos necessários para a JICA. Porém , o resultado não foi possível ser aplicado devido ao mal planejamento da JICA que teve orçamento excedido, pedi imediatamente aos funcionários da JICA por e-mail e por telefone a explicação sobre o critério da seleção, apesar de haver reconhecido que houve mal planejamento nos critérios de seleção, o resultado não mudou, dentre 47 kenjinkai cadastrados no Kenren teve participação de 19 kenjinkai , e apenas 5 foram contemplados, a JICA informou que que estava acima do orçamento, os Kenjinkai que se apresentaram cedo, foram contemplados com 2 projetos , senti que quem apresentou mais cedo levou, foi um método de avaliação sem planejamento.
Foi um projeto muito bem-vindo para apoiar a comunidade Nikkei, mas deixou um caroço no Kenjinkai.
A exposição de pintura, como no ano passado, sob liderança do Presidente da Exposição de Pintura Marcos Hashimoto,e com a comissão formada em maio por Elza Oda, Masahiko Kato e Eiji Yajima, a exposição está sendo realizada virtual com duração de 1 ano, co-patrocinada pelo Consulado-Geral do Japão em São Paulo e pela Fundação Kunito Miyasaka, a “17ª Exposição de Intercâmbio Nipo-brasileiro” tem de participação de 44 expositores e 69 obras, sendo 7 inscritos do Japão com 13 obras. Vem se melhorando a cada exposição que realizamos tornando-se uma exposição maravilhosa de pinturas.
No dia 22 de agosto com colaboração da Kenren, e com a cooperação dos associados foi realizado o evento “Ação entre Amigos”, que foi um sucesso.
De 8 a11 de setembro, o Grupo Nico-nico realizou “Semana Sukiyaki” e teve venda esgotada.
Em 26 de setembro, o Centro Brasileiro de Línguas Japonesas e a Kenren co-patrocinou o “Concurso de Oratória em Língua Japonesa e Relatos dos Bolsistas de Províncias “, 70% dos 26 participantes eram não Nikkei com alto nível do idioma japonês, não se limitando somente ao estudo do idioma, aprendendo costumes e culturas, fiquei impressionado com o comportamento dos não-Nikkei, muito humilde e educado comportando-se como se fossem japoneses.
Em relação à Gifu Kenjinkai Internacional (GKI), em fevereiro, comunicamos a Div. internacional de Intercâmbio do Governo de Gifu sobre a Integração Mundial de Gifu Kenjinkai e recebemos a concordância,
Em 20 de março, foi realizada a 1ª Reunião Online de Gifu Kenjinkai do mundo e foi criado o Comitê de Estabelecimento.
Em 22 de maio, a Gifu Kenjinkai Internacional, foi estabelecida, com a participação do governador Hajime Furuta de Gifu e de quase 100 membros dos 25 Gifu Kenjinkai do mundo.
Após várias reuniões, em 4 de julho foi realizada a 1ª reunião ordinária, contamos com a presença do prefeito de Gifu Shibahashi Masanao, Presidente da Gifu Kenjinkai de Camboja Eriko Nishi, e em 24 de outubro tivemos a palestra do Professor da Universidade Feminina de Gifu Kotaro Maruyama, Secretaria da Gifu Kenjinkai de Washington D.C. Tomomi Miyajima, em 12 de dezembro, foi realizada o “1ª Encontro Anual da GKI”. O palestrante foi Kenji Nimura de Gifu Kenjinkai Nanka.
Em 18 de dezembro, tivemos uma festa de fim de ano com o grupo GMG que trabalhamos duro por um ano. Um ano se passou, mas através de várias atividades, acho que foi um ano satisfatório apesar da pandemia. Vamos nos animar e divertir o Kenjinkai de novo no próximo ano.
Gostaria de expressar minhas saudações anuais, à saúde e a felicidade de todos que nos apoiam, e para o desenvolvimento do Gifu Kenjinkai no Brasil em 2022. Desejo que tenham um Feliz Ano Novo.
Muito obrigado.

Mitsuyoshi Nagaya (Diretor-Presidente da Gifu Kenjinkai do Brasil, Presidente da Gifukenjinkai Internacional, Vice-Presidente da Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil)

 

Relatório sobre a visita ao Japão do Sr. Mitsuyoshi Nagaya (2ª parte)

 

18 de novembro (5ª feira)
A 1ª visita que fiz hoje foi fazer uma visita de cortesia à escola, Nagara High School onde estudei.
Foi a minha 1ª visita à escola em 44 anos e eu tinha causado muitos problemas para a escola quando estava no ensino médio, então comecei meu encontro com a diretora, Issaie Otsubo, pedindo desculpas. (Risos).
Fizemos a introdução do GKI, e pedi a cooperação para a Convençao Mundial e Gifu Sekai.
Seguido de uma visita de cortesia no jornal Chunichi Shimbun – Filial de Gifu.

 

 

Almoço com o Sr. Keitaro Tanaka, Diretor do Departamento de Vida Cívica da Cidade de Gifu, Sra. Eri Ito, Gerente, Sra. Tomoka Sato, Chefe de Seção, e Sr. Mizuno, Chefe de Seção, Divisão de Intercâmbio Internacional, Governo da Província. (foto à direita)

À tarde, reunião no Centro Internacional de Intercâmbio de Gifu, entrevista com o gerente executivo Masanori Hara, onde estavam presentes Leonardo Miyamoto, de Curitiba/Paraná que trabalha na JET, e a Sra. Kunieda que esteve no Brasil.

 

Depois viajamos para a cidade de Kitagata para visitar a Escola Secundária Gifu Norin da Província de Gifu.
Com a presença do diretor Hajime Tani, vice-diretor Yasutaka Mizuno, chefe da Educação da Indústria Teruyoshi Nakano, e o professor Nobuyuki Adachi visitamos a escola e recebemos alegres saudações de “Olá” dos alunos que encontramos no caminho.
Depois disso, fomos para Gifu City e sob a orientação do vice-chefe inspecionamos Salamanca Hall e Fureai Kaikan , onde será o local do “Primeiro Congresso Mundial Gifu Kenjin”, e encontramos com Kayoko Kawajiri, Jonathan e Takumi Kato, que se tornou o baterista número 1 do Taiko no mundo.
Deslumbrado com a grandeza de Salamanca Hall e fiquei animado com sentimento de devemos encher este salão! Uma sala de conferências principal (palestra de membros da GKI), a sala de conferências intermediárias (espaço para informações sobre indústrias locais, e empresas que operam no exterior) e a pequena sala de conferências (oficinas sobre caligrafia, de guarda-chuvas japonesas, etc.) estão planejadas. (continua…)

(Texto original em japonês: Mitsuyoshi Nagaya – Presidente do Gifu Kenjinkai do Brasil)

 

Gifu – Gifu Kenjinkai Internacional (4)
100 anos desde a imigração, Amor ao Gifu.

 

Desde o Japão viajando de avião por mais de 24 horas com a conexão, o Brasil tem uma imagem de um país distante, no outro lado da Terra Redonda. No entanto, é o maior país do mundo, que se diz ter 2 milhões de pessoas Nikkei.
Há 29 anos, em 1992, vim ao Brasil como Voluntários de Cooperação do Japão no Exterior enviada pela JICA, e depois me tornei jornalista de futebol e vivo aqui por muito tempo, mas nunca fui discriminada pelo fato de ser japonesa, por outro lado, tenho sido confiada por ser japonesa, acolhida calorosamente, nunca sofri sentimento desacolhedora. Isso porque os imigrantes têm trabalhado duro para ganhar confiança e contribuindo para os benefícios na formação deste país.
Você sabia que a conexão com a prefeitura de Gifu também é muito antiga? A primeira imigração das pessoas de Gifu para o Brasil foi em 1913, há 108 anos. O Kenjinkai foi criado em 1938. Desde a 1ª geração, quando as pessoas de suas cidades natal sobreviveram em terras estrangeiras ajudando uns aos outros, atualmente as pessoas de 2ª ou 3ª gerações tornaram-se a rede principal.
Como nossas principais atividades incluem a realização de uma Exposição de Intercâmbio de Amizade Nipo-Brasileira, realizada há 17 anos. E que no ano passado foi exposição virtual devido a pandemia de coronavírus, mas aproveitamos para tirar proveito deste sistema e recebemos participantes do Gifu.Com a possibilidade em receber os expositores do exterior, isto realmente se tornou uma ponte entre a arte do Japão e a arte do Brasil.
A recepção de estudantes do programa de treinamento do ensino médio agrícola no exterior que estão em vigor desde 1978.
Além disso, a dança gujo odori foi exibida no maior paraíso de pedestres do Brasil, na Avenida Paulista.
O boletim mensal é publicado na versão em português e japonês e publicado na versão web para o mundo. O coração de todos do kenjinkai brasileiro é “um pequeno Embaixador da Boa Vontade de Gifu”.
Algumas de 2ª e 3ª gerações dos Kenjinkai não sabem falar japonês ou nunca estiveram no Japão. Mesmo assim, pensa em Gifu como minha cidade natal = minhas raízes, e tem muito amor, dizendo: “Quero conhecer mais, quero me orgulhar de Gifu.” É surpreendente que haja tantas pessoas no mundo que estão tão apaixonadas por Gifu!
Falando que o Japão é tão, mas pense, que antigamente costumava levar 50 dias de navio, hoje é tão rápido que eu posso chegar ao Japão em um dia!
É por isso que eu gostaria de recepcionar entusiasticamente aqueles que chegarem de tão longe, preparando um churrasco em casa, então por favor venha nos visitar!

Mika Ono, diretora da Gifu Kenjinkai do Brasil
Nascida na cidade de Gifu, foi criada em Ibigawa, Ibi-gun. É jornalista de futebol e vice-presidente da Gifu Kenjinkai Internacional (GKI). 54 anos.
Mensagem
A família é composta pelo marido Nikkei- 2ª geração, filha universitária, e quatro gatos. Mora e trabalha na cidade de São Paulo. Desde 1995 faz entrevista dos jogadores e treinadores do futebol brasileiro, publicou livros sobre a infância de jogadores como Neymar. Recentemente, comecei a tocar cavaquinho instrumento utilizado para apresentações de samba, ter aulas de canto e participar no coral!

(Artigo extraído do jornal Gifu Shimbun)

 

 


ACONTECIMENTOS DE NOVEMBRO DE 2021

  • 03 – Abertura virtual 17ªExposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro
  • 12 – Enviado p/e-mail e carta boletim informativo setembro/21
  • 18 – Enviado por correio catálogos da exposição aos artistas que não retiraram
  • 21 – Bacalhoada GMG
  • 26 – Enviado certificado de participação aos artistas
  • 27 – Reunião mensal da diretoria
  • 29 – Retorno da Viagem do presidente Nagaya do Japão.

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE NOVEMBRO DE 2021

  • Data e hora: 27 de novembro, sábado, 15:00 horas
  • Presentes: Sr. Jorge Noboru Nagao, Dir. Tesoureiro; Sra. Sonia Sakuma, Dir. Secretária; Sr. Kioski Kaneko, Conselheiro; Sra. Iraci Hirano, Diretora; Sra. Lina Shimizu, Diretora Regional; Sr. Mitsuo Ono, Auditor; Sr. Marcos Ryo Hashimoto, Coordenador da Exposição de Pintura
  • Pauta do Dia
    1. Saudação da Diretora Regional Lina Shimizu. Ela agradeceu aos diretores pela sua participação. Receberam-se 1.000 máscaras de Enkyo. Alice Hibino candidata-se à Bolsa de Estudos de Gifu ken.
    2. Atividades de outubro relatadas pela Diretora Secretário Sakuma.
    3. Relatório de outubro pelo Dir. Tesoureiro Nagao.
    4. Relatório sobre a 3ª GMG Juntos Bacalhoada (Nagao & Sakuma). A Diretora Secretária Sakuma informou que os 3 kenjinkais Gifu, Mie e Gunma ajudaram e cooperaram entre si e que a venda foi concluída com sucesso. Conseguimos o mesmo lucro líquido que da última vez. Uma parte do lucro foi doada à Casa da Esperança Kibo no Ie. O Dir. Tesoureiro Nagao expressou os seus agradecimentos a todos os diretores que cooperaram no Evento.
    5. Relatório do Sr. Marcos Ryo Hashimoto, Coordenador do Comitê da 17ª Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro de Pintura. Participaram 44 pintores e escultores. Mais de 3.000 pessoas visitaram o site da exposição virtual. Participação de 7 artistas do Japão. Distribuição do catálogo da exposição. Doação da Fundação Kunito Miyasaka. Saldo provisório de R$4.128,00.
    6. A festa de final de ano Boonenkai foi adiada temporariamente pelo tesoureiro Nagao.
    7. O Dir. Tesoureiro Nagao descobriu que existem no Tatuapé Garden mudas de magnólia Hooba para fazer sushi de magnólia Hooba. Há flores brancas, amarelas e roxas. A Diretora Regional Lina Shimizu salientou que estão disponíveis a preços baixos na Sasaki Plantas, em São Paulo, Campinas e Holambra. Após a reunião, o Diretor Tesoureiro Nagao utilizará o WhatsApp para procurar terras para plantar magnólia Hooba.
    8. Próxima reunião da Diretoria:18 de dezembro de 2021, sábado, a partir das 15:00 horas.