Boletim Mensal Abril/2022

Relatório sobre a visita ao Japão do Sr. Mitsuyoshi Nagaya (5ª parte)

24 de novembro (quarta) – 7º dia
A partir desta data, visitamos as cidades de Seki, Gujo, Takayama, Gero e Nakatsugawa – Kashimo (total de 2 dias, 1 pernoite).
Iniciamos com a visita à minha terra natal, Seki, onde reunimo-nos com o prefeito Ozeki (foto 1). Apresentamos sobre a GKI e solicitamos contribuição para realização do Encontro Mundial e Gifu-Seka (Projeto Conectando os Jovens de Gifu com o Mundo).
Com o prefeito da cidade de Gujo, Sr. Toshiaki Hioki (foto 2).

 

Reunimo-nos com o diretor Murase da Escola Primária Oonaka (colega de escola do Sr. Washimi, do
Canadá à esquerda) e com o Sr. Noda, de Nebraska (associado da Gifu Kenjinkai e assim com Sr. Washimi, nível 7 (dan) no kendo) (foto 3).
Na Escola Primária Oonaka, cumprimentando os alunos do 6º ano (foto 4).

 

Nessa data, ocorreu um grande imprevisto.
Estávamos nos locomovendo com o carro emprestado do irmão do Happy, mas houve uma mudança brusca no tempo, com queda de temperatura, sendo regulamentado uso de pneu para neve no trecho entre Gujo e Takayama. Nosso carro, com pneus normais, não poderia ser usado na pista congelada.
Seguimos a orientação do Sr. Noda, de Gujo (associado da Furusato Gifu Kenjinkai), e desistimos de prosseguir pelo trecho Gujo – Takayama, optando pelo trecho Gujo – Gero, com pneu normal. Pensamos em seguir de Gero a Takayama por via férrea, mas acabamos prosseguindo de carro, tomando o máximo de cuidado ao passar por pontes e sombras, onde a pista costuma congelar com facilidade, e chegamos a Takayama a tempo da reunião com o prefeito Michihiro Kunishima (foto 5)

A cidade de Takayama, antigo território Feudo Imperial (Tenryo), contribui tradicionalmente com alguns itens usados na entronização do Imperador (fotos 6 e 7).

 

À noite jantamos a convite do prefeito de Takayama. Participou também o associado da Furusato Gifu Kenjinkai, Sr. Koyagaito.

 

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

 

Gifu – Gifu Kenjinkai Internacional (8)
Washington D.C. Gifu Kenjinkai

 

A Washington D.C. Gifu Kenjinkai foi fundada em 2017.
Os associados residem na área DM – formada pelas regiões de Washington D.C. e estados de Maryland e Virginia.
Vários órgãos do governo estão sediados na Capital Washington D.C., como o White House, o Capitólio dos EUA (Congresso), a Suprema Corte e os Poderes Legislativo e Executivo. Há também o complexo de museus do Smithsonian Institution, que conta com um dos maiores acervos do mundo e grande parte com visitação gratuita. Há 16 anos o governador Hajime Furuta, da Província de Gifu, assinou o acordo de cooperação entre o Museu Aeroespacial de Kakamigahara e a instituição.
Na região central está o Monumento a Washington, um obelisco com 169 metros de altura, com um elevador que possibilita a visita ao mirante próximo ao topo. O local atrai turistas de todo o mundo. Os pés de sakura na orla do Tidal Basil, uma enseada adjacente ao rio Potomac, teve início com as primeiras mudas de someiyoshino presentadas pelo Japão há mais de 100 anos. É o único local dos Estados Unidos com sakura em destaque, e todos os anos é palco do Festa do Sakura, cuja paisagem florida, exportada do Japão para os Estados Unidos, encanta a todos.
Próxima à Capital fica o Campo de Batalha Gettysburg (uma das três mais antigas do mundo – além da Sekigahara, e Waterloo na Bélgica), onde foi travada a batalha decisiva da Guerra Civil Americana. O local, famoso também pelo Discurso de Gettysburg proferido por Abraham Lincoln, é conhecido por todos os que cresceram em solo americano, e estudantes de todo o País visitam o local nas excursões escolares.
Devido a localização, os japoneses residentes na cidade são em sua maioria funcionários de órgãos governamentais, como a embaixada japonesa, bancos internacionais, IMF e outros. Os da empresa privada costumam ser da área de pesquisa ou jurídica. Não são muitos os que ficam em estadia de período longo, mas é forte o sentimento de solidariedade entre os japoneses que residem nessa área pouco extensa. É uma grande alegria encontrar um provinciano de Gifu nesse local, onde se reúnem pessoas do mundo inteiro.
Nós, da Gifu Kenjinkai sediada na Capital Americana, pretendemos participar ativamente do GKI – Gifu Kenjinkai International, fundada em maio do ano passado, e queremos contribuir para o sucesso do 1º Encontro Mundial dos Provincianos de Gifu, previsto para o mês de outubro.

Toyofumi Fujii, presidente da Washington D.C. Gifu Kenjinkai
Natural da cidade de Gifu. Reside há 25 anos nos Estados Unidos. Funcionário da filial americana da Transportadora Yamato, já morou em São Francisco, Los Angeles, Ohio, Nova Iorque e Virginia. Atualmente trabalha viajando frequentemente entre Nova Iorque e Washington D.C. Vice-presidente da GKI. Está com 58 anos de idade.
Mensagem: “A saudade da terra natal é sentida quando está distante – Fususato wa tookini arite omou mono”. Realizei o sonho de morar nos Estados Unidos. Distante, consigo ver melhor o lado bom do Japão e da província de Gifu.
Contato e-mail: [email protected]

(Artigo extraído do jornal Guifu Shimbun)

 


ACONTECIMENTOS DE MARÇO DE 2022

  • 6 Realizado a degustação de cardápio para o Festival do Japão na residência do Presidente Nagaya.
  • 7
    • Reunião da comissão organizadora de Exposição de pintura virtual.
    • Enviado ao Consulado Relatório sobre a 17ª exposição de Pintura.
  • 8 Enviado Ata de Reunião para assinatura a Luma K. Ono que reside em RS.
  • 19 Reunião mensal da diretoria.
  • 23
    • Sr. Kenichi Hibino compareceu ao escritório para assinar a Ata.
    • Enviado por e-mail e por correio boletim Informativo de março/22.
  • 31 Assembleia Geral Ordinária da Kenren.

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE MARÇO DE 2022

  • Data e hora: 18 de março de 2022 (sexta), às 19:00.
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Hiromasa Kunii (dir. vice-presidente), Jorge Noboru Nagao (dir. tesoureiro), Iraci Hirano (diretora), Lina Shimizu (diretora regional), Henrique Kodama (diretor), Marcos Ono (diretor), Mitsuo Ono (Cons. Fiscal) e Kioski Kaneko (consultor).
  • Pauta do Dia
    1. Cumprimento e palavras do diretor-presidente Nagaya;
    2. Apresentação do Sr. Celso Machinaga, da Century Travel, sobre a programação de viagem do 1º Encontro Mundial dos Provincianos de Gifu:
      Será uma reserva provisória, e as providência terão início assim que a entrada dos turistas for liberada pelo Japão. Uma carta convite emitido pelo governo da província facilitaria no processo de solicitação de visto. Os participantes fizeram alguns questionamentos, que foram respondidas;
    3. Apresentação dos acontecimentos do mês de fevereiro, pela diretora regional Shimizu;
    4. Apresentação do movimento contábil do mês de fevereiro, pelo diretor tesoureiro Nagao;
      O conselheiro fiscal Ono solicitou empenho para cobrança da anuidade;
    5. Comunicado do diretor tesoureiro Nagao referente ao prédio onde fica o escritório da Kenjinkai – o proprietário comunicou rateio da despesa de avaliação do prédio – recusado pela Kenjinkai;
    6. Diretor-presidente Nagaya relatou sobre a degustação de pratos para o Festival do Japão, no dia 5 de março (sáb), a partir das 17h, em sua residência. Participaram o diretor Nagao, diretora Hirano, diretora Sakuma, diretor Kodama, diretor Marcos Ono e família. Os pratos preparados foram kei-chan don e takoyaki.
      Ficou decidido a venda desses pratos e do gohei-mochi no Festival do Japão;
    7. O diretor presidente Nagaya comunicou a formação de um grande grupo para a participação no Encontro Mundial, entre seus familiares e amigos;
      Outros:
    8. Esclarecimentos sobre a reunião explicativa para formação do grupo da Gifu Kenjinkai América do Sul, para participação no Encontro Mundial, a realizar-se no dia 19 de março, às 20h.