Relato do Diretor-Presidente Nagaya
Sobre a Visita à Província de Gifu
Realizei visita oficial aos representantes governamentais da província, municípios, vilas e entidades civis, entre os dias 4 a 19 de abril, para comunicar minha posse como novo diretor-presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, e levando o convite para a cerimônia comemorativa aos 105 Anos de Imigração dos Provincianos de Gifu ao Brasil, 80 Anos da Fundação da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil e 40 Anos da Expedição de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu.
Desse período, foram 6 dias durante o qual tive contato com diversas pessoas, com uma programação bastante puxada, mas muito proveitosa e interessante.
Governador Hajime Furuta (à esquerda) e diretor presidente Nagaya.
O Sr. Nagato Ejiri, supervisor de Ajuste de Administração e de Convivência Multicultural da Divisão de Intercâmbio Internacional (antiga Divisão de Promoção de Estratégia Internacional – Kokusai Senryaku Suishin Ka), gentilmente cuidou de toda a programação, providenciando também o carro e me acompanhando nas visitas.
No primeiro dia, encontrei-me com o Sr. Ejiri da Divisão de Intercâmbio Internacional, o chefe da subseção Yazaki, e demais funcionários da Divisão, e fui recebido pelo Sr. Takao Murashita, presidente da Assembleia Legislativa da Província de Gifu.
O presidente Murashita é natural de Yōrō, um cavalheiro muito simpático. Entreguei-lhe pessoalmente, em mãos, o convite para a cerimônia comemorativa. É claro que não obtive ali, na ocasião, a confirmação de sua presença, mas gostaria muito de contar com a sua vinda ao Brasil.
Transmiti-lhe nossa alegria por Gifu estar em destaque atualmente, com os longas de animação [Kimi no Na wa] e [Koe no Katachi] lançados no ano retrasado e consequente aumento de turistas no ano passado visitando os locais onde foi ambientado as histórias, e pelo sucesso do seriado matinal da NHK [Hanbun Aoi] lançado em abril deste ano. Porém, em contrapartida, na pesquisa realizada pela revista President sobre o apego pela terra natal, a província de Gifu teve o péssimo resultado de ser a terceira pior no quesito apego e última no quesito orgulho. Levantei essa situação ao presidente da Assembleia Legislativa pois é necessário reapresentar o que há de melhor na província de Gifu, e sugerimos da província promover algo como [Summit de Provincianos de Gifu], reunindo provincianos de todo o mundo para adquirir conhecimentos sobre Gifu. Tive uma reunião muito proveitosa com o presidente Murashita, excedendo até mesmo o horário disponibilizado para o encontro.
Presidente da Assembleia Legislativa Takao Murashita (à esquerda) e diretor presidente Nagaya.
Em seguida, fui recebido pelo governador da Província de Gifu Sr. Hajime Furuta. Apresentei também a ele sobre a sugestão em promover um [Summit de Provincianos de Gifu].
Fiquei grato em ser recebido nessa época atribulada do início do ano fiscal, e expus-lhe sobre vários assuntos. Tratei sobre o Summit de Provincianos de Gifu conforme já citei anteriormente, o intercâmbio de futebol entre estudantes do ensino primário e médio, Maratona de Ibigawa, reavaliação da exigência do nível 2 em japonês para bolsista Kenpi, solicitação de instalação de um escritório da Província de Gifu dentro das instalações da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, apresentação da situação atual da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, participação no Festival do Japão no ano que vem, etc. O objetivo principal desta visita era o convite para participação na cerimônia de comemoração, mas infelizmente não obtive sua confirmação.
Após a reunião com o Governador, participei de uma coletiva com 3 jornais, e apresentei sobre a cerimônia de comemoração, situação atual da Kenjinkai e nossas expectativas para o futuro.
Depois, encontrei-me com o Vice-Governador da Província de Gifu Sr. Junichi Kamido, entregando-lhe o convite, e em seguida reuni-me com o Superintendente do Comitê de Educação da Província de Gifu Sr. Masatoshi Yasufuku.
Durante o encontro, solicitei ao Superintendente de Educação Yasufuku a continuidade e apoio no Programa de Expedição de Alunos de Escolas Agrícola de Ensino Médio ao Exterior e apresentei também nosso apoio continuado ao programa. Relatei nossa preocupação do estágio de 2 semanas ter sido reduzido para 1 semana, devido inclusão de estágio de 1 semana nos EUA. Propus a melhoria nas condições de recepção dos alunos, assim como na troca de informações, para dar continuidade ao programa e evitar a sua redução.
Solicitei também realização do intercâmbio de futebol entre alunos de ensino primário e secundário, como forma de criar laços fortes entre nossos países.
Após o encontro com o Superintendente de Educação, o professor Kentaro Kamide, da Divisão de Apoio Escolar do Comitê de Educação, levou-me ao encontro do [Brasil Kai], onde fui recebido com uma recepção de boas-vindas. O Brasil Kai é uma associação formada pelos professores que acompanharam os alunos ao brasil no Programa de Expedição de Alunos de Escolas Agrícola de Ensino Médio ao Exterior, funcionários do Comitê de Educação da Província na área da educação agrícola e diretores das escolas agrícolas de ensino médio.
O professor Chihiro Watanabe, presidente do Brasil Kai me recebeu no local, e fui recepcionado calorosamente por mais de 30 professores.
Senhores membros do Brasil Kai que recepcionaram-me com um emocionante dou-age.
Apresentei minhas palavras de agradecimento pela recepção, falei sobre a importância do programa de expedição e prometi o contínuo apoio da Kenjinkai. Após a foto para registrar o encontro, recebi um dou-age (lançar o corpo para cima, em comemoração) pela primeira vez na vida, e fiquei muito emocionado. Ainda estava emocionado com a calorosa recepção, e o professor Kamide se ofereceu para levar-me até a residência de meu irmão, e todos os participantes acompanharam-me até o carro. Fiquei muito emocionado e agradecido.
Apesar de tarde da noite, conversei na casa de meu irmão por quase 2 horas com o professor Kamide, sobre o programa de expedição. Ele explicou que a redução de tempo de estadia no Brasil foi por ter sido analisado a necessidade de intercâmbio dos estudantes com os alunos de escolas agrícolas de ensino médio dos Estados Unidos, adequando às grandes mudanças no ensino agrícola atual. Mesmo compreendendo essa situação, expus meu argumento de que é importante o contato com os primeiros colonos e os 40 anos de história do programa, além da adequação à moderna tecnologia agrícola, mas que somente no Brasil seria possível sentir o espírito desbravador que dá origem à prática agrícola – desbravando novas regiões, preparando a terra, plantando e moldando as pessoas dali. Espero realmente que esse programa tenha continuidade pelos próximos 50, 100 anos.
No período da manhã após intervalo de 1 dia, reuni-me com o Sr. Mikio Sugiyama, presidente honorário do Gifu Broadcasting System, Inc. e Jornal Gifu. Foi um reencontro após 5 anos, e segundo ele, no próximo julho irá completar 92 anos de idade, mas estava muito bem, aparentando muito vigor. Entreguei-lhe o convite para a cerimônia comemorativa, agradecendo pela grande contribuição à Kenjinkai até hoje e solicitei seu contínuo apoio. Conversamos sobre vários assuntos, como as 2 edições do festival de fogos de artifício realizado em São Paulo, o documentário feito pelo continente da América do Sul viajando na land cruiser da empresa, etc. E como ele mesmo e todos o reconhecem, como “apaixonado pelo Brasil”, pude perceber seu profundo sentimento pelo Brasil.
O diretor-presidente Nagaya com o presidente honorário Mikio Sugiyama (à esquerda), da Gifu Broadcasting System, Inc. e Jornal Gifu, com uma aparência jovial próximo aos 92 anos de idade.
A visita feita em seguida foi ao prefeito Kazuhiro Tomita, da cidade de Ibigawa. É a cidade natal da diretora Mika Ono, da Guifu-Kenjin-Kai do brasil. Graças a essa ligação, foi possível reservar 20 vagas para participantes do Brasil na [Maratona de Ibigawa], cuja inscrição encerra em 30 minutos após o início, devido grande procura. Fui tratar de detalhes pois têm interesse em estreitar relações com o Brasil. Fizemos também a seleção do Chá de Ibi para entregar como brinde na cerimônia comemorativa. O alojamento para os participantes da Maratona de Ibigawa será o templo Zuigan-ji, construído no século 14. Visitei também a casa dos pais da diretora Ono, e encontrei-me com a sua mãe, uma senhora maravilhosa. À noite, após a visita à cidade de Ibigawa, houve a recepção de boas-vindas da Divisão de Intercâmbio Internacional.
No dia seguinte, fomos no carro da província para uma reunião com o prefeito Toshiaki Hioki, da cidade de Gujo. A imigração da província de Gifu ao Brasil iniciou-se a 105 anos atrás, com 11 famílias – total de 44 passoas. Dessas, 8 famílias eram naturais de Gujo, em sua maioria da vila Nishiwara. É a origem da imigração da provincianos de Gifu ao Brasil. Falamos sobre a cidade entregando-lhes o nosso livro “100 Anos de História”, e recebi a confirmação de participação do prefeito e do presidente da Assembleia Legislativa na cerimônia comemorativa. Fico muito agradecido. Como solicitaram um encontro com os provincianos naturais de Gujo na ocasião, a secretaria da Guifu-kenjin-Kai realizou o levantamento, informando à Prefeitura. Foi confirmado que o filho do primeiro grupo de imigrantes está vivo e bem. O diretor Jiro Hashizume da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil também é natural da cidade de Gujo.
À tarde fomos até a cidade de Tajimi, onde encontrei-me com o presidente Susumu Ushigome, da empresa TYK. Nessa reunião, o dono dessa empresa com faturamento anual de 25 bilhões de ienes solicitou à Kenjinkai indicação de uma pessoa, que possa ser futuramente o presidente da sua filial, para expansão dos negócios no Brasil. Imaginei que algo assim também poderia ser um grande papel a ser realizado pela Guifu-kenjin-Kai do Brasil. Mas nesse encontro passei por um pequeno imprevisto. O presidente Ushigome solicitou registro de minha visita, e aceitei imaginando que seria somente escrever meu nome, mas era um livro como os que são assinados por ilustres personalidades estrangeiras, e me entregou acompanhado de uma grossa caneta montblanc. Nem tive tempo para me lamentar a minha falta de instrução, e fiquei paralizado por cerca de 3 minutos, sem conseguir pensar em nada. Por fim, escrevi “me empenharei em ser a ponte entre a Província de Gifu e o Brasil, Mitsuyoshi Nagaya – diretor-presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil”, uma mensagem a nível de uma criança do primário. Fiquei algum tempo desanimado por causa do ocorrido. Foi um acontecimento que me fez sentir profundamente a necessidade de estudar mais, para me tornar uma pessoa com personalidade e profundidade digna de um dirigente. Mas superei usando meu pensamento positivo, e reuni-me no dia seguinte com o prefeito Seiichi Ito da cidade de Minokamo.
Atualmente, cerca de 10 mil brasileiros vivem na província de Gifu, e desses, 2 mil residem na cidade de Minokamo. Isso porque mesmo com a saída da Sony da região, as pessoas optaram por residir ali, trabalhando e fazendo parte da comunidade local.
Depois, visitei o prefeito Kenji Ozeki, da cidade de Seki, minha terra natal. Infelizmente, neste ano ele irá a Portugal, e não poderá vir ao Brasil, mas se comprometeu a vir no ano que vem, quando será comemorado os 50 anos do tratado de cidades co-irmãs entre Seki e Mogi das Cruzes.
A visita seguinte foi ao prefeito de 38 anos de idade Masanao Shibahashi, da cidade de Gifu. Normalmente, nós visitas aguardamos o governador ou o prefeito na sala de visitas, mas o prefeito Shibahashi já esperava-me, mostrando sua simplicidade e dinamismo jovem. Até mesmo a conversação era dinâmica, passando uma ótima impressão. Ele confirmou presença na cerimônia comemorativa e estou ansioso em reencontra-lo em São Paulo.
Após o fim de semana, restava somente 2 dias de estadia, e na segunda-feira visitei a cidade de Nakatsugawa, a uma distância de mais de 2 horas de carro. O prefeito Setsuji Aoyama, da cidade de Nakatsugawa, participará em outubro deste ano da cerimônia comemorativa pelo intercâmbio com a cidade co-irmã Registro, uma relação que continua muito ativa. Nós da Kenjinkai pretendemos continuar apoiando essa relação, e providenciaremos ônibus, para todos prestigiarmos o evento.
Visitamos também o presidente Norio Nakashima, da Construtora Nakashima, na vila Kashimo em Nakatsugawa. O presidente Nakashima, uma pessoa apaixonado pelo Brasil, continua trabalhando ativamente. Apesar de estar muito ocupado, ele me acompanhou apresentando-me a vários grupos empresariais de destaque. No meio da noite anterior, acordei por causa do fuso horário, e como não conseguia dormir, li o livro “100 Anos de História”, contando as passagens em que aparecia o nome do presidente Nakashima, e contei 13 vezes. É sem dúvida uma pessoa com profundo relacionamento com o Brasil e um grande benfeitor.
O reencontro com o presidente Norio Nakajima (à esquerda), da Construtora Nakajima, sob cerejeira em plena florada.
Na ocasião encontrei o Sr Fukada, que comercializa produtos japoneses no Japan House, e que coincidentemente estava na Construtora Nakashima negociando a compra de produtos.
No último dia, visitei na cidade de Toba a presidente Sra. Lumi Aoyama e presidente honorário Sr. Kaoru Aoyama, da General Incorporated Foundation Internacional Club.
Seguido a ajuda de 5 anos atrás e 2 anos atrás, novamente seremos beneficiados com uma grande contribuição, ao que somos realmente gratos. Irão promover também a participação na cerimônia comemorativa, da cantora Vanesa Oshiro, filiada ao Clube, nissei argentina e vencedora do concurso nodojiman internacional da NHK. Foi solicitada também à Kenjinkai a indicação de mãos de obra, proporcionando-nos um novo tipo de atividade. Nossos sinceros agradecimentos.
A partir da esquerda, Sr. Kaoru Aoyama, diretor-presidente Nagaya, Sra. Lumi Aoyama e diretor Sr. Hideyo Aoyama.
Para última visita dessa viagem, fui à cidade de Ogaki, reunindo-me com o representante Masahito Takagi do clube de futebol Seinou City, para tratar do intercâmbio de futebol juvenil. Nós nos comprometemos a tornar realidade esse programa, que sem dúvida será a atividade que futuramente servirá de ligação entre os dois países.
Assim consluí minha visita à nossa Província natal, e acredito que obtive um grande resultado. Tudo graças ao inestimável apoio do Sr. Ejiri da Divisão de Intercâmbio Internacional da Província e demais pessoas envolvidas com nossa entidade. Aproveito para registrar aqui meus sinceros agradecimentos.
Nós, da Diretoria da Kenjinkai estaremos unidos para concretizar vários projetos, e gostaríamos de contar com a compreensão e apoio de todos. E assim encerro meu relatório sobre a visita oficial à Província.
Artigo original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor-presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil
ACONTECIMENTOS DE MARÇO DE 2018
- Dia 2: Realizada a 1ª Reunião Extraordinária da Diretoria;
- Dia 4: O diretor presidente Nagaya e administrador Sakano visitaram a Festa da Uva da Colônia Pinhal, comunicando também a posse como novo diretor presidente;
- Dia 6: Foi enviado a pedido do Sr. Uno da Div. de Estratégia de Promoção Internacional da Província de Gifu, os dados atualizados da diretoria e atividades da Guifu-Kenjin-kai do Brasil, para atualização do HP;
- Dia 7: O diretor presidente Nagaya visitou para comunicar a posse, no período da manhã, os dois jornais em língua japonesa e o Sr.Osamu Matsuo da Fundação Kunito Miyasaka. No período da tarde, visitou o cônsul geral Yasushi Noguchi e a vice cônsul Kyoko Hirano do Departamento Cultural, do Consulado Geral do Japão. O consultor Hikoji Yamada acompanhou-o, formalizando o pedido de apoio para a Exposição de Pinturas;
- Dia 8: A esposa do associado Mitsuo Endo (natural da cidade de Gujo) comunicou seu falecimento ocorrido em maio de 2017;
- Dia 13: Enviado via correio o Boletim Mensal nº 318 de fevereiro, em japonês e português;
- Dia 16: Recebido 80 exemplares do relatório da 39ª Expedição de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu, enviado por via marítima;
- Dia 17: Realizado churrasco de confraternização pela posse do novo diretor presidente Nagaya, na residência do diretor vice-presidente Hiromasa Kunii, visando fortalecimento de laços entre a diretoria e associados;
- Dia 18: O diretor presidente Nagaya e administrador Sakano visitaram a Sra. Eliza Shimizu em Registro. Foi realizado reunião com o Sr. Kunihiko Takahashi, presidente da Associação das Cidades Co-Irmãs da cidade de Nakatsugawa e Registro. No período da tarde, reuniram-se com o presidente Sr. Tadayoshi Hanada do Instituto Cultural Nipo Brasileiro de Campinas e também com o diretor encarregado do Setor Internacional do [Programa de Intercâmbio Entre Cidades Co-Irmãs] da cidade de Campinas e Gifu (Boletim nº 319/março);
- Dia 21:
- O presidente da Comissão de Exposição de Pinturas Hikoji Yamada e funcionário Kageyama realizaram visita à vice-cônsul Kyoko Hirano do Departamento Cultural do Consulado Geral, para tratar sobre a época da realização da Exposição de Pinturas deste ano;
- Realizada a reunião ordinária da Diretoria;
- Dia 26: Dado entrada da ata da Assembleia Ordinaria no 3º Cartório, e previsto retirada em torno do dia 10 de abril;
- Dia 27: O banco Santander confirmou recebimento do subsídio referente ao exercício de 2017, enviado pela Província de Gifu;
- Dia 29: Realizado com o Banco Santander o fechamento de câmbio do subsídio. No período da tarde já havia sido creditado na conta da Kenjinkai.
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DA DIRETORIA DE MARÇO/2018
- Data e hora: 2 de março de 2018 (sáb), às 17:00
- Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (diretor presidente), Hiromasa Kunii (diretor vice-presidente), Ken’ichi Hibino (diretor tesoureiro), Kioski Kaneko (diretor secretário), Jiro Hashizume (diretor), Wataru Hibino (diretor), Mika Ono (diretora), Ricardo Ryohei Watanabe (diretor), Masanobu Sakano (administrador) e Mutsuo Kageyama (secretaria)
- Assuntos:
- O diretor-presidente Mitsuyoshi Nagaya apresentou seus objetivos para a nova fase, nessa primeira reunião da nova diretoria. No dia anterior (01/março), o presidente Nagaya havia participado pela primeira vez na reunião da Kenren, e distribui a cópia do material aos presentes:
- Participação no Festival do Japão, promovido pela Kenren
- 1. No ano que vem planejamos fazer parte do Festival do Japão, e com o apoio e colaboração do Sr. Kazuhiro Takagi, obteremos o know-how, participando com uma barraca;
- 2. Os colaboradores para trabalhar no evento não serão somente de associados, mas solicitaremos ajuda também a amigos e pessoas com relações com a Kenjinkai;
- 3. Segundo outras províncias que já participaram do evento, o resultado obtido foi positivo, não havendo prejuízos;
- 4. Quanto aos produtos para venda, será avaliado ainda se será de produtos típicos de Gifu ou outro produto que tenha uma previsão de venda melhor.
- Sobre a nova sede da Kenjinkai, solicitou união dos diretores para adquirir um novo local por recurso próprio, mesmo pequeno e afastado da região da Liberdade.
- A cerimônia comemorativa do dia 29 de julho (domingo) não deve ser somente um evento, mas sim uma chance para promover o intercâmbio, e solicitamos o envolvimento ativo de todos.
- A Diretoria da Guifu-Kenjin-Kai decidiu pela indicação do consultor Hikoji Yamada à condecoração [Comenda Kasato Maru].
- Abertura das inscrições para participação da maratona de Ibigawa.
- Formada a Comissão de Realização da Cerimônia Comemorativa do dia 29 de julho, com os seguintes membros/setores encarregados: Mitsuyoshi Nagaya (presidente), Kenichi Hibino e Wataru Hibino (financeiro/veículo recepção), Jiro Hashizume (recepção), Hiromasa Kunii (salão), Ricardo Ryohei Watanabe (palco), Kioski Kaneko (relações públicas) e Masanobu Sakano (assuntos gerais).
- O objetivo da visita do diretor presidente Mitsuyoshi Nagaya ao Japão será para comunicar sua posse como novo diretor presidente e distribuição dos convites para a cerimônia comemorativa, devendo realizar visitas ao governo da província, comitê de educação, prefeituras, vilas e entidades civis.
RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE MARÇO/2018
- Data e hora: 21 de março de 2018 (sáb), às 17:00
- Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente),Ken’ichi Hibino (dir. tesoureiro), Kioski Kaneko (dir. secretário), Jiro Hashizume (diretor), Wataru Hibino (diretor), Mika Ono (diretora), Ricardo Ryohei Watanabe (diretor), Masanobu Sakano (administrador) e Mutsuo Kageyama (secretaria)
- Assuntos:
- O diretor-secretário Kaneko apresentou o relatório de atividades de fevereiro, que foi aprovado;
- O diretor-tesoureiro Hibino apresentou o relatório contábil de fevereiro, que foi aprovado;
- Apresentado pela Comissão de Preparativos o andamento dos preparativos para a realização em conjunto da cerimônia comemorativa. Os membros da comissão discutiram os detalhes das tarefas, orçamento, recrutamento de colaboradores. O responsável de cada setor informou que o preparativo estava em andamento conforme planejado, mas o presidente da comissão Nagaya solicitou para dar andamento com um trabalho em conjunto entre os envolvidos;
- Foi deliberado sobre a alteração do Estatuto Social, mas não se chegou a um consenso, e o assunto continuará sendo estudado;
- Sobre a mudança na condição de contratação do funcionário da secretaria, o assunto será abordado novamente após a realização da cerimônia comemorativa;
- A Diretoria da Guifu-Kenjin-Kai decidiu pela indicação do Sr. Hikoji Yamada, que contribuiu durante muitos anos como diretor presidente, à condecoração [Comenda Kasato Maru], mas foi recusado pelo Sr. Hikoji Yamada.
- Está confirmado participação na Maratona de Ibigawa da Província de Gifu. Foi aprovado a reserva de 20 vagas para participantes do Brasil, e será iniciado as inscrições;
- O diretor presidente Nagaya relatou sobre a visita às cidades de Registro e Campinas, a fim de reatar as relações com as cidades. Comunicou que pretende se empenhar para manter o intercâmbio com essas cidades como parte da dinamização da kenjinkai.
- A próxima reunião da Diretoria será realizada no dia 19 de abril (quinta) às 17:00.