Boletim Mensal Dezembro/2022

Mensagem de Final de Ano

 

Estamos chegando ao final de mais um ano, e graças à ajuda de todos, a Guifu-Kenjin-Kai do Basil pôde realizar várias atividades nesse ano que passou.
Participamos de 2 eventos da GMG, somando o total realizado de 4 edições, e a relação entre as 3 kenjinkais (Gunma, Mie e Guifu) está cada vez mais fortalecida.
No ano que vem planejamos realizar uma festa dançante, além de outros eventos com temas diferentes do habitual.
As reuniões mensais da Diretoria foram realizadas de forma online, possibilitando a participação de associados do interior e até mesmo de outros estados.
Infelizmente, também neste ano a vinda dos alunos do Programa de Expedição Internacional dos Alunos de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu foi suspensa, mas já iniciamos os preparativos para a vinda, no ano que vem.
Participamos do 23º Festival do Japão com muitas preocupações, pois devido à Covid o público estimado, na melhor das hipóteses, seria de 30 mil pessoas. Mas foi um sucesso, com o registro de 182 mil visitantes durante os 3 dias. As kenjinkais tiveram vendas bem acima do previsto, e suas feições eram como a do Deus Ebisu.

A apresentação da dança Gujo foi um sucesso na Festa Junina realizada em conjunto com a Associação Shizuoka do Brasil, e a venda do gohei-mochi melhor do que o esperado.
Já no Festival do Japão, a apresentação da dança Gujo e Dancing Hero contou com a participação do público presente, muito animado. Dançamos também no evento da GMG, e foi um sucesso na primeira apresentação no Toyo Matsuri. Pretendemos continuar fazendo apresentações no ano que vem.

O 1º Gifu Kenjinkai Summit e o 1º Encontro Mundial dos Provincianos de Gifu promovida pela GKI – Gifu Kenjinkai Internacional, da qual sou presidente, foi um grande sucesso, graças ao empenho da comissão organizadora e todos que estiveram envolvidos na realização dos eventos. Apresento aqui meus sinceros agradecimentos.

Participamos com nossa delegação formado por 35 pessoas. Cerca de 600 pessoas lotaram a Salamanca Hall da Província de Gifu. A vice-presidente da GKI e diretora da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil Sra. Mika Ono foi uma excelente apresentadora. Ela, jornalista de profissão, montou o primeiro roteiro do evento, exaltando o sucesso dos provincianos de Gifu pelo mundo, e evocando o amor pela terra natal. Foi um entretenimento maravilhoso, que causou comoção no público presente.
Um evento que respondeu as expectativas do público presente.
Para a GKI, o encontro mundial foi um uma das formas de enaltecermos o amor por Guifu, do mundo para Guifu e de Guifu para o mundo divulgar os encantos da Província, contribuir com o lançamento dos produtos no mercado internacional e proporcionar intercâmbio entre os jovens. É a nossa forma de retribuir à nossa Província.

Realizamos a 18ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas pela primeira vez de forma híbrida, organizado pela comissão de pinturas, com a coordenação do presidente da comissão Sr. Marcos Ryo Hashimoto. A exposição foi um sucesso.
Tivemos 3 inscritos do Japão, totalizando 40 artistas participantes.

O último evento foi a realização conjunta pela primeira vez do Bonenkai e Keirokai, com a participação de quase 60 pessoas.
No dia 30 de novembro a dança Gujo foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial. É uma grande honra e continuaremos divulgando a dança em vários locais.
O próximo ano será um ano de grande marco para a Guifu-Kenjin-Kai do Brasil.
Planejamos realizar em julho a cerimônia comemorativa dos 110 Anos de Imigração dos Provincianos de Gifu ao Brasil e 85 Anos da Fundação da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil.
Na 24ª edição do Festival do Japão a realizar-se nos dias 7, 8 e 9 de julho, teremos a stand da Província de Gifu, em conjunto com a Divisão de Suporte ao Escoamento de Produtos da Província, para a divulgação de produtos da região. A vinda dos alunos da Expedição Internacional dos Alunos de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu está prevista para o período de 22 a 28 de julho. No mês de julho teremos vários eventos, e contamos com a ajuda de todos.
Desejo a todos os senhores(as) associados(as) e familiares um ano novo cheio de saúde e felicidades, mantendo a proteção contra o Coronavirus.
Muito obrigado.

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

 

Participação no 1º Encontro Mundial dos Provincianos de Gifu e Passeio Turístico Pelo Japão (2)

 

24/outubro (2ª feira)

Estava ensolarado nesse dia do nosso passeio por Osaka. Visitamos primeiro o Castelo de Osaka. De visual imponente, nos surpreendeu o tamanho da área onde ficava o Castelo.
Seguimos para visita a Kuromon Ichiba. A rua era tomada de lojas, muito animada, impossível não parar para ver as lojas com produtos de origem marinha e alimentos exóticos.Comprei uma roupa para meu neto, e coincidentemente o proprietário era natural de Guifu. Tivemos uma conversa animada.
Fomos ao Dotonbori, por onde andamos e almoçamos. Todos os restaurantes que serviam o famoso takoyaki estavam lotados. Desistimos e aguardamos 30 minutos na fila para comer okonomiyaki. Estava delicioso!
Após passeio por Dotonbori, fomos ao aquário Kaiyukan. Relembramos da infância vendo os diversos peixes, tubarão-baleia e raias nadando no gigantesco aquário. Retornamos ao hotel e reunimos os interessados para saborear kanda-gyu. Doeu no bolso, mas valeu a experiência.

25/outubro (3ª feira)
De manhã cedo partimos no ônibus fretado para Kobe. A primeira visita foi a uma fábrica de sakê. Observamos a produção nos moldes antigos, e aproveitamos a tão esperada degustação. Um sakê pela manhã é bom, de vez em quando.
No Porto de Kobe visitamos o ponto de partida dos que imigraram.
Havia um participante da delegação que partira dali, quando criança, para o Brasil. Hoje, modernizado, disse que não havia nenhum traço daquela época, mas parecia emocionado.

Após visita ao museu marítimo, partimos de Shin Kobe para Hiroshima. Visitamos a Heiwa Kinen Koen (Parque Memorial da Paz). A pé, visitamos o Genbaku Dome (Memorial da Paz) e o Museu Memorial da Paz. Os itens expostos mostravam a destruição causada pela bomba atômica, e nos fez desejar que todas as pessoas do mundo viessem a Hiroshima, para tomar conhecimento das 140 mil vidas devastadas em fração de segundos, do sofrimento causado aos sobreviventes que morreram por causa das sequelas. Há sobreviventes que ainda hoje sofrem, mostrando que na realidade a guerra não chegou ao fim.
Não podemos esquecer que há atualmente líderes de nações apoiando o uso da bomba atômica. 【Descanse em paz. Não cometeremos o mesmo erro】. Devemos divulgar ao mundo esta frase escrita no memorial em homenagem às vítimas.
Dentre os participantes, um amigo não Nikkei pegou na minha mão e se desculpou “Sinto muito. Como apoiadores do lado vencedor, na escola foi ensinado que a bomba atômica serviu para dar fim à guerra de forma rápida, e evitar maiores vítimas. Mas vejo hoje que é uma grande mentira. É a desculpa de uma grande nação egoísta por ter tomado tantas vidas inocentes”.Desejo que muitos estrangeiros possam ir a Hiroshima, para ver a realidade com os próprios olhos.Todos entraram no ônibus com uma feição pensativa.
À noite, novamente animados, fomos às compras e para restaurante de okonomiyaki à moda de Hiroshima.

26/outubro (4ª feira)

Mais um dia de sol na nossa visita a Miyajima. A paisagem da ilha com o torii, vista do ferry era maravilhosa. A ilha tinha traços de um buda deitado de lado.
Descemos do ferry, atravessamos um trecho ladeado por lojas e visitamos o Santuário Itsukushima. O grande Torii sobre as águas do mar era de uma beleza majestosa, e ficamos a contemplar por um tempo. Saboreamos no almoço ostras, prato famoso de Hiroshima, e comprei o também famoso na região momiji manju e shakushi.Visitamos os pontos turísticos de Miyajima, retornamos de ferry e o grupo partiu de trem bala para Kyoto.
Eu fui de Hiroshima para Gifu, sozinho, para preparativos do Encontro Mundial dos Provincianos de Gifu e Gifu Kenjinkai Summit, e os demais para turismo em Kyoto. (continua…)

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 


ACONTECIMENTOS DE NOVEMBRO DE 2022

  • Dia 04 Preparativos do Salão de Eventos do Consulado Geral do Japão para a 18ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas;
  • Dia 07 Recepção das obras dos artistas participantes e distribuição dos panfletos, durante o período da manhã. Realizado às 15:30 a cerimônia de abertura com o discurso do presidente da Guifu Kenjinkai e Cônsul Geral, corte inaugural de fita e entrega de diploma de agradecimento aos membros da comissão organizadora;
  • Dia 08 Reunião do condomínio do prédio do escritório da Kenjinkai.
  • Dia 18 Encerramento da Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas. Entregue diploma de participação aos artistas;
  • Dia 19 Reunião Ordinária da Diretoria;
  • Dia 27 3ª edição do GMG (Gifu, Mie, Gunma). Dessa vez com consumo local e para viagem. Com atrações como bingo, bazar e apresentação artística.

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE NOVEMBRO DE 2022

  • Data e hora: 19 de novembro de 2022 (sáb), às 17:00.
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Hiromasa Kunii (dir. vice-presidente), Jorge Noboru Nagao (dir. tesoureiro), Iraci Emi Hirano (diretora), Henrique Kodama (diretor), Marcos Ono (diretor), Mitsuo Ono (conselheiro fiscal), Lina Harumi Shimizu (diretora regional) e Mika Ono (diretora).
  • Pauta do Dia
    1. Cumprimento e palavras do diretor vice-presidente:
      • Relatou sobre a realização da 18ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas e agradeceu a todos os envolvidos. Foram 37 artistas participantes do Brasil e 3 da Província de Gifu. Foi a primeira edição realizada de forma híbrida. O total de visitantes foi de 144 pessoas;
      • Relatou sobre o 1º Gifu Kenjinkai Summit e 1º Encontro Mundial dos Provincianos de Gifu. Foi formado delegação com 33 pessoas do Brasil e 2 da Argentina. Todos aproveitaram o outono japonês e se emocionaram com a cerimônia;
      • O próximo ano será um ano de grande marco com a realização de cerimônia comemorativa em julho. Na 24ª edição do Festival do Japão teremos a stand para divulgação dos produtos da Província;
      • Previsto também a vinda dos alunos da Expedição Internacional dos Alunos de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu.
      • Os eventos concentrarão no mês de julho. Será formado uma comissão para cada assunto;
    2. Apresentação dos acontecimentos do mês de outubro, pela dir. regional Lina Harumi Shimizu;
    3. Apresentação do movimento contábil do mês de outubro, pelo dir. tesoureiro Jorge Noboru Nagao;
    4. Realização conjunta do Bonenkai e Keirokai no dia 03 de dezembro, a partir das 19:00, no 2º andar do Mie Kaikan. Com entrega de presente para participantes com mais de 75 anos de idade. Solicitado a todos para contribuir levando um prato de comida;
    5. Montagem de comissão para os eventos de julho do ano que vem – Comissão de Gastronomia para o Festival do Japão, Comissão da Cerimônia Comemorativa, definição de responsável pela stand de produtos da Província, responsável pela Dança Gujo, responsável pelo atendimento ao Sr.Ryusei Shikano, e comissão para atendimento aos Alunos da Escola Agrícola.
    6. Serão realizadas 2 reuniões mensais.