Boletim Mensal Setembro/2021

Sobre a 17ª EXPOSIÇÃO

 

A 17ª edição da exposição de intercambio nipo-brasileiro de pintura conta com a participação de 37 artistas residentes em território brasileiro e 7 residentes no Japão, totalizando 69 obras expostas em plataforma digital.
Foi novamente a solução mais coerente em decorrência do presente cenário.
Nesta edição homenageamos o ilustre professor Tomoshige Kusuno, imigrante da década de 60, que se tornou um artista de renome mundial.
As reuniões de planejamento do evento tiveram início no mês de abril, com a participação dos professores Masahiko Kato, Elza Oda, Eiji Yajima, e pelo presidente do kenjinkai, senhor Mitsuyoshi Nagaya. As reuniões ocorriam semanalmente até a data da inauguração da exposição.
Todo o procedimento de inscrição ocorreu de forma virtual e presencial.
Contamos mais uma vez com o importante patrocínio da fundação Kunito Miyasaka, e contratamos um designer programador visual para a execução do material gráfico. 2022 será novamente uma fase de transição, a retomada do “antigo normal” não será verdadeiramente uma volta ao anterior, pois certamente haverá de se rever procedimentos e métodos em todo os setores da sociedade, e assim como as duas últimas edições tiveram um caráter de renovação.
A 18ª edição certamente será um novo desafio, retomando o evento de forma presencial, mas não descartando a possibilidade da hibridização do formato.
Agradeço novamente ao Cônsul geral do Japão em São Paulo, senhor Ryosuke Kuwana e a toda equipe do consulado pelo apoio e parceria.
Registro aqui o empenho da secretária senhora Yoshiko na organização das inúmeras demandas neste processo.
Muito obrigado a todos que de alguma maneira participaram e colaboraram para a realização de mais esta edição da exposição de intercâmbio Brasil-Japão.

(Marcos Ryo Hashimoto – Presidente da comissão de exposição)

 

 

Gifu Kenjinkai International constrói pontes entre Gifu e o mundo

 

Prazer em conhecê-los. Eu sou Mitsuyoshi Nagaya, da antiga aldeia de Itadori.Sou Presidente do Gifu Kenjinkai International (GKI), fundado em maio deste ano, e Presidente do Gifu Kenjinkai do Brasil.
Há 38 anos, quando tinha vinte e poucos anos, viajei para São Paulo, Brasil, em uma viagem de negócios de seis meses, e acabei me estabelecendo na cidade de São Paulo. Cheguei só e agora tenho uma família de 10 pessoas, incluindo os meus netos, que me são muito queridos.
Há dez anos atrás, fui convidado para participar nas atividades do Gifu Kenjinkai do Brasil. Naquela ocasião, eu tinha um sonho que queria realizar. Pensava que se os Gifu Kenjinkais de todo o mundo partilhassem e trocassem informações entre si, este fato poderia ser o gatilho para revitalizá-los e para aumentar a consciência internacional da Província de Gifu.
Imediatamente, enviei e-mails para cada Kenjinkai, comunicando a minha ideia. Convidei para realizar “um Encontro Mundial de Gifu Kenjinkais”, mas o Encontro não se concretizou devido à distância geográfica e à dificuldade de meios de comunicação.
Por incrível que pareça, o novo Coronavírus permitiu que este sonho se tornasse, de repente, realidade. A calamidade do Coronavírus permitiu a rápida troca de informações online; e as reuniões online tornaram-se uma atividade cotidiana. Considerando que era oportunidade única para organizar o Gifu Kenjinkai International, em fevereiro deste ano enviei e-mail a todos os Gifu Kenjinkai do mundo.
Recebi respostas favoráveis que não houveram há dez anos; e três meses depois, em 23 de maio, realizamos a nossa reunião inaugural online com a participação de quase 100 membros.
Foi o momento em que o impossível se tornou possível! Considero que o GKI poderá ser uma ponte entre Gifu e o mundo. Apesar de viverem em país estrangeiro, longe do Japão, as pessoas que nasceram na província de Gifu nunca esquecem a sua cidade natal. A nossa missão é ligar essas pessoas de Gifu espalhadas pelo mundo com as pessoas da Província de Gifu.
Desejamos encorajar os jovens de Gifu interessados em países estrangeiros a dar o seu primeiro passo, divulgar para as pessoas de países estrangeiros de que Gifu é uma província atrativa com muitas “coisas boas” e “bons lugares”, e fornecer informações dos países além-mar a pessoas e empresas interessadas em expandir-se para o ultramar.
“Do mundo para Gifu, de Gifu para o mundo!”. O GKI liga o “amor ao Gifu” e divulga as maravilhas da Província de Gifu para as pessoas do mundo!

◆ Breve biografia do Presidente do GKI Mitsuyoshi Nagaya
Nascido em Itadori, cidade de Seki. É ortopedista de judô, quiroprático, fisioterapeuta e presidente do Gifu Kenjinkai do Brasil. 62 anos de idade.
▼Mensagem: Dirijo uma clínica de reabilitação na cidade de São Paulo com a minha esposa japonesa nissei e três filhos (todos médicos). Estou apaixonado pelos meus dois netos. Os meus passatempos são golfe, tênis, pesca, dança de salão e reunião entre amigos. Eu nunca recuso um convite!

(Artigo extraido do Jornal – Gifu Shimbum)

 

 


ACONTECIMENTOS DE AGOSTO DE 2021

  • 06 Enviados boletim de junho/21
  • 10 Instalado câmera de segurança no corredor
  • 12
    • Fechamento ação entre amigos com aquisição de 60 cartelas
    • Recebemos doação de cadeira giratória pela diretora Sonia Sakuma
  • 21 Reunião mensal da diretoria
  • 25 Sergio K. Nagao fez doação do prêmio Ação entre amigos

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE AGOSTO DE 2021

  • Data e hora: 21 de agosto de 2021 (sábado) 15:00
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (Dir. Presidente), Hiromasa Kunii (Dir. Vice-Presidente), Jorge Nagao (Dir. Tesoureiro), Sonia Sakuma (Dir. Secretária), Kioski Kaneko (Cons. Fiscal Efetivo), Mika Ono (Diretora)
    Apresentador: Hiromasa Kunii
  • Pauta do Dia
    1. O diretor-presidente cumprimentou e agradeceu às inúmeras colaborações pela Ação
      entre Amigos, e explicou sobre a realização da “12ª Gifu Kenjinkai Golf Compe” no
      dia 07/09/2021.
      Agradeceu a participação na escolha da logomarca da GKI; explicou sobre as reuniõesr
      regulares e o Congresso Mundial.
      Sobre bolsa Kempi, informou que negociou com a província de Gifu que Eiji Nakata será
      o bolsista do próximo ano. Solicitou a cooperação e a participação no “Sukiyaki Week”
      promovido pelo Kenren.
    2. Apresentado acontecimentos de julho pela diretora Sakuma.
    3. Apresentado movimento contábil de julho pelo diretor Nagao.
    4. Ação entre amigos – informado pelo diretor Nagao.
    5. Cardápio para Festival do Japão: em estudo, a sugestão da diretora regional Lina Shimizu
      para incluir especialidade de Gifu “Hooba Misso”, “Hooba Sushi” no cardápio. Existe
      “hooba” no Brasil, sendo conhecida como “magnólia”. A diretoria vai pesquisar até a
      próxima reunião.
    6. Próxima reunião da diretoria 18 de setembro(sábado) 15h.