Boletim Mensal Setembro/2020

Fundação Japão – Pesquisa Global da Consciência de Jovens Nikkeis – Resumo 2020

Senhores e senhoras! Como estão?

A pandemia do Corona vírus registrou mais de 4milhões de infectados e de 124mil mortos, números inacreditáveis! Temos a sensação de que passamos pelo pico em setembro, mas não devemos nos descuidar!

Nesta semana, foi publicado o relatório “Pesquisa Global de Conscietização de Jovens Nikkeis” pela Fundação Japão (Presidente Yōhei Sasakawa).

Neste ano, esta pesquisa foi realizada em 12 cidades espalhadas por 11 países, pela Fundação Japão e o Museu Nacional Nipo-Americano dos EUA (Japanese American National Museum), para identificar a situação real do enfraquecimento da consciência como nikkeis devido ao nascimento de novas gerações e ao processo de integração com a sociedade local. E para obter uma resposta referente à questão de como o Japão deverá se relacionar com os chamados nikkeis no futuro.

Os jovens nikkeis entre 18 e 35 são os focos principais desta pesquisa.
Nesta pesquisa, define-se“ nikkeijins” como “os japoneses natos, seus filhos, netos e bisnetos, os quais transferiram a sua base do Japão para outro país do exterior, com o objetivo de manter residência permanente no exterior. Não se questionam a sua nacionalidade nem a miscigenação”.

A imigração para países do exterior, que se iniciou em 1868 (ano 1 da Era Meiji) como imigração de grupos de pessoas para a ilha Havaí, se expandiu para os Estados Unidos da América e a América do Sul, e atualmente constitui uma sociedade de 3,8milhões de pessoas. (há 1,9milhões a 2milhões de imigrantes no Brasil, 1,3milhões de imigrantes nos EUA, 120mil imigrantes no Canadá, 100mil imigrantes no Peru, 250mil nikkeis no Japão).

A pesquisa apresentou os seguintes resultados:

  1. Os jovens nikkeis tem consolidada a identidade nikkei e possuem uma forte consciência como nikkeijins (micro).
  2. Os jovens nikkeis procuram uma interação com os nikkeis de outros países (mezo, macro).
  3. Os jovens nikkeis possuem uma forte ligação com o Japão (macro).
    Na pesquisa do item 1., ficou claro que 74% dos jovens possuem forte consciência e identidade como nikkeis.

Os fatores principais que formam a identidades de nikkeis são:
1-Os valores do Japão
2-O fator cultural.

Podemos citar entre os valores que o jovem nikkei considera importantes:
1-perseverar/persistir /fazer o melhor (gambaru), 2-respeito/reverência (sonkei), 3-agradecimento/gratidão (kansha), 4-desperdício/mais do que merece/sacrilégio (mottainai). Em especial, entre os jovens a palavra mottainai é citada mais que os mais idosos, e presumimos que estejam influenciados pelos problemas ambientais. Ainda, há evidências de que estes valores foram ensinados pelos pais e avós, principalmente pelas avós. (Solicitamos que as avós continuem com a educação dos netos!).

Ainda, (os jovens nikkeis) se orgulham de possuir os valores japoneses, e houve muitas respostas de que que desejam ensiná-los para as próximas gerações.

Ainda, independentemente da idade, esclareceu-se que gambaru é o valor mais importante.

Apesar de não podermos generalizar, em relação ao fator cultural, podemos citar a pesquisa sobre a frequência do contato na vida diária com a cultura japonesa, por exemplo a proficiência em idioma japonês, cultura alimentar (culinária japonesa), comemoração・eventos tradicionais・eventos; e também percebemos que

  • há forte correlação entre o idioma e a cultura;
  • se consegue comunicar em japonês, há tendência de apreciar culinária japonesa em casa;
  • se tiver consciência dos valores japoneses, há tendência extremamente forte em participar de eventos culturais, etc.

Com referência à fluência do idioma japonês dos nikkeis, a oportunidade de falar o idioma japonês na vida diária é inferior a uma vez por mês para menos da metade, 23% não tem oportunidade de falar o idioma japonês, 21% tem oportunidade de falar ou não uma vez por mês. Apesar disso, vem aumentando a motivação de aprendizado do idioma japonês entre os jovens nikkeis.

A cultura japonesa permeia a vida diária na alimentação. Os nikkeis comem semanalmente uma a duas vezes a culinária japonesa, e a maioria respondeu que comem a culinária japonesa uma vez por semana em casa, e de duas a três vezes por mês fora de casa.

Em relação a eventos tradicionais, festividades e eventos, podemos considerar a importância da família na cultura japonesa, por exemplo a comemoração do Ano Novo (Oshōgatsu) é o evento mais importante, seguida por Festividade dos Mortos (Obon), e inter-relacionamento com os familiares.

Conhecem a cultura popular, citando anime (21%), mangá (14%) e karaokê (13%).

Aproximadamente 90% dos jovens nikkeis tem interesse em interagir internacionalmente. Responderam que há pontos que facilitam a compreensão por serem “nikkeijins” e desejam se conectar via SNS (Social Networking Service).

No Brasil, mais da metade das pessoas interagem com a sociedade nikkei local, mas identificamos que há diferença regional.
No Brasil, 70% das pessoas sentem inquietação em relação ao futuro da sociedade nikkei.

No Brasil, quase a metade das pessoas sentem uma forte ligação com o Japão; somando com as pessoas que sentem alguma ligação, essa percentagem atinge aproximadamente 70%.

Aproximadamente 70% das pessoas sentem orgulho com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio. Ainda, 70% das pessoas possuem a consciência de ligação com o país mãe Japão, e a pesquisa salientou a imagem de nikkeis que possuem identidade transnacional em relação ao país mãe Japão.

As futuras iniciativas da Fundação Japão serão os reforços da relação com o Japão e da ligação lateral.

No final, resumindo, a Fundação Japão citou que continuará o esforço para interligar o Japão e os povos que lhe possuem sentimento de afinidade.
Esta pesquisa será um maravilho material de consulta que decidirá o próximo direcionamento dos kenjinkais e da sociedade nikkei.
Desejamos que os senhores também o tenham como copropriedade.

Obrigado a todos.

(Presidente Mitsuyoshi Nagaya)

 

Descendente da Província de Gifu e a minha vida com os 3 anos de experiência como Coordenadora de Relações Internacionais do Centro Internacional de Gifu da Província de Gifu (parte 2/2)

Em 2003, fiquei responsável pelas traduções e pelo apoio aos preparativos das viagens das Delegação do Exmo. Governador da Província de Gifu e as Delegações dos representantes das Cidades-irmãs “Gifu e Campinas”, “Nakatsugawa e Registro”, “Seki e Mogi das Cruzes”, “Gero e Salesópolis” e de imprensa, estiveram presentes na “Comemoração do Aniversário de 90 Anos da Imigração do Gifu Kenjin” e “Comemoração dos 65 Anos de Fundação do Gifu Kenjin-kai do Brasil” em São Paulo.

Em 2004, fiz apresentação sobre o Brasil para a “Expedição Internacional dos Alunos de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu” que vieram ao Brasil.Trabalhei como tradutora e intérprete dos brasileiros que participaram da “Expedição Internacional de Jovens da Província de Gifu” no Japão.

Em 2000, a minha irmã, Eliza Yumi Shimizu Kuwabara foi escolhida a participar desta “Expedição Internacional de Jovens da Província de Gifu” no Japão e eu fiquei super feliz em ser escolhida no ano de 2002. Na viagem de intercâmbio conheci o tradutor e intérprete, Coordenador de Relações Internacionais Max Jun Shimabukuro, ele me avisou que a vaga dele estaria à disposição no ano seguinte, sugerindo-me a prestar o concurso para concorrer a vaga.

O Jet Programme pertence ao CLAIR (Council of Local Authorities for International Relations) as provas são realizadas em todos os Consulados do Japão no Brasil e na Embaixada do Japão no Brasil ao mesmo tempo. Haviam 5 vagas naquele ano que seriam enviadas para cada província. Prestei pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo, e para minha surpresa, fui destinada para a Província de Gifu em 2003.

Os 3 anos que morei no Japão passaram muito rápido. Conheci muitos japoneses e estrangeiros, e eu me lembro que a despedida foi um dos momentos mais difíceis.

Em 2008, e em 2018, aconteceram grandes eventos como a “Comemoração dos 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil”, “Comemoração do Aniversário de 105 Anos da Imigração do Gifu Kenjin”, “Comemoração dos 80 Anos de Fundação do Gifu Kenjin-kai do Brasil” e “Comemoração dos 105 Anos da Imigração Japonesa em Registro”. Em 29 de julho, vieram para o Brasil, uma comitiva de 30 pessoas, relacionadas a Cidades-Irmãs, começando pelo Vice Governador de Gifu, Prefeito de Gifu, Prefeito de Gero, Vice-prefeito de Minokamo, entre outros. De 18 a 20 de outubro vieram uma Comitiva de 19 pessoas da Cidade de Nakatsugawa para participar das festividades. Eu como descendente de Gifu e ex-Coordenadora de Relações Internacionais de Gifu participei de vários eventos acima.

De julho de 2015 a março de 2019 fui nomeada como Presidente da Associação de Ex-Participantes do Jet Programme do Brasil e acabei me aprofundando na experiência como Coordenadora de Relações Internacionais. Assim, aconteceu a segunda experiência inesquecível. Em 07 de novembro de 2016 realizou a “Comemoração e Recepção aos 30 Anos do JET Programme” com cerca de 800 convidados do mundo inteiro e eu também fui a Tokyo. No mesmo momento que estava acontecendo a cerimônia, os 17 presidentes de cada país foram direcionados para uma sala específica, com forte esquema de segurança, para ter um encontro com o então, a sua Majestade, o Príncipe Naruhito do Japão e a Princesa Masako, com o direito a conversa de 30 segundos.

Com as pernas tremendo e a cabeça bastante desnorteada com a situação, não sabia o que falar, mas fiquei aliviada quando o Príncipe, com o seu sorriso gentil me falou que esteve por 2 vezes no Brasil e assim a conversa fluiu naturalmente. Com a Princesa Masako foi a mesma, com um rosto carinhoso falou que a colônia japonesa no Brasil é muito esforçada.

Vivenciei muitos acontecimentos na minha vida como Coordenadora de Relações Internacionais da Província de Gifu, mas, nascida e morando aqui no Brasil acho que nasci, com a missão de mostrar, com muito orgulho, a Província de Gifu. O que os provincianos de Gifu acham sobre isto? Por este motivo, na minha opinião a grande oportunidade para isto é o “Festival do Japão” que é realizado todos os anos. Gostaría de contar com a colaboração de todos Gambarimashou !!!

(Texto:Lina Harumi Shimizu-diretora regional Gifu Kenjinkai do Brasil)
10ª COMPETIÇÃO DE GOLFE DA GUIFU KENJINKAI

 

No último dia 07 de setembro foi realizada 10ª competição de golfe da Guifu Kenjinkai no Clube PL.

Com a pandemia do COVID-19 não poderíamos realizar a competição oficial, sendo realizada como sendo jogo normal, e contando como sendo a 10ªCompetição. Teve apenas 4 participantes no evento.

Praticamos um jogo tranquilo e calmo sob o céu ensolarado de clima outonal. A diretora Mika Ono com Play out de 43 pontos, foi a vencedora do jogo com muita folga.

Sobre a redução no número de competidores a cada jogo, para aumentar o número de participantes estamos pensando em aceitar jogadores não somente de Guifu-ken, mas também as pessoas que tenham algum vínculo com a Guifu-ken.

Contamos com a colaboração de todos.

( Texto: Mitsuyoshi Nagaya – diretor-presidente )

 


ACONTECIMENTOS DE AGOSTO DE 2020

  • 03
    • Reunião virtual Kenren Daihyousha Kaigui
  • 10
    • Retiramos contrato de Doação para 16ªExposição Virtual de Intercambio nipo-brasileiro da Fundação Kunito Miyasaka
  • 11
    • Extendida convite especial pela comissão Organizadora da Exposição ao artista Sr Yutaka Toyota, participação aceita.
  • 15
    • Reunião mensal da diretoria virtual
  • 17
    • Encerrada a inscrição para Exposição de Pintura com 40 artistas inscritos, dentre os 40 inscritos 2 artistas são do Japão
  • 20
    • Expedida por e-mail e por correio Boletim mensal de julho.
  • 26
    • Reunião da comissão organizadora de pintura para seleção dos inscritos, confirmada participação de todos inscritos.
  • 28
    • Reunião virtual Kenren Daihyousha Kaigui

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE AGOSTO DE 2020

  • Data e hora: 15 de agosto de 2020 (sábado) 15h ~ 17h
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (diretor Presidente), Hiromasa Kunii (diretor Vice-Presidente), Jorge Nagao (diretor Tesoureiro), Sônia Sakuma (diretora. Secretária), Mika Ono Kibe (diretora), Iracy Emi Hirano (diretora), Kioski Kaneko (diretor conselho), Kenzo Nakata (diretor), Cecilia Hashizume (diretora conselho), Mitsuo Ono (diretor conselho), Lina Shimizu (diretora regional)
  • Assuntos:
    1. Iniciou com pedido de desculpas pelo presidente Nagaya, devido a problemas para entrar na reunião virtual. Hoje é a data comemorativa pelo fim da II Guerra Mundial, que causou a perda de mais de 3,1milhões de vidas preciosas, chamamento pelas tragédias que uma guerra pode provocar.
    2. Apresentação dos acontecimentos de julho pela diretora secretária Sônia Sakuma, que relatou também o aumento de reuniões virtuais devido pandemia da COVID-19.
    3. Apresentação da movimentação contábil de julho pelo diretor tesoureiro Jorge Nagao. Confirmando a entrada de taxa de inscrição da 16ªExposição de Pintura.
    4. Delivery/Take out – Previsto para realizar no dia 18 de outubro (domingo), local Mie Kenjinkai Kaikan, com a venda de Takoyaki e Yakisoba junto com a colaboração de Gunma Kenjinkai (estudando a venda de Gohei Mochi). Foi discutida sobre o tempero do Yakisoba. Discutida também como será a forma de organização com a Gunma Kenjinkai
    5. Encerrada o período de inscrição para participar da 16ª Exposição de Pintura com 40 artistas inscritos, dos 40 inscritos pela primeira vez teve inscrição de 2 artistas do Japão.
    6. Próx. reunião (virtual) da diretoria dia 19/09/2020 (sábado) 15h~17h