Elevando os Valores da Relação Nipo-Brasileira com a Exposição de Pinturas da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil
Este ano, novamente conseguimos realizar com grande sucesso a 14ª edição da Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas, graças à inestimável contribuição do Consulado Geral do Japão em São Paulo, a participação de inúmeros artistas nikkeis e não-nikkeis, o apoio da Fundação Kunito Miyasaka e de várias outras empresas. Registramos aqui os nossos sinceros agradecimentos.
Essa exposição foi iniciada pelos imigrantes pós-guerra com interesse na arte da pintura, tendo como conceito “Não se influenciar pelas tendências da época, respeitar a individualidade e buscar novos valores na relação entre o Japão e o Brasil”.
Os 10 membros fundadores desta exposição foram: Sr. Iwao Nakajima, Sr. Yoshiyuki Miura, Sra. Sakuko Miyashita, Sr. Katsunori Nishio, Sr. Yasuichi Kojima, Sr. Mitsuo Nakano, Sra. Fukuko Morita, Sr. Mikio Yoshimoto, Sr. Koji Nakano e Sr. Hikoji Yamada.
A Guifu-Kenjin-Kai do Brasil realizou até os dias de hoje diversos programas culturais visando o intercâmbio entre Japão e o Brasil.
Entre os acontecimentos em destaque estão o Programa de Expedição Internacional dos Alunos de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu (realizada a 40ª edição em 2018); Festival de Fogos de Artifício em São Paulo (realizado por duas vezes); Apresentação de concerto musical no Teatro Municipal de São Paulo promovido pela cidade de Campinas e província de Gifu; e em 1997, a cidade de Gifu presenteou a MASP – Museu de Arte de São Paulo, com uma obra (um vaso feito com a técnica “sansai choka”) do ceramista Takuo Kato, que possuía do título de Tesouro Nacional Humano, entregue através do Consulado Geral do Japão em São Paulo ao então curador-chefe Julio Neves. Foram inúmeras as atividades culturais e de intercâmbio realizados até hoje.
Nos anos de 2003 a 2004, a Guifu-Kenjin-Kai do Brasil realizou curso de pinturas como parte das atividades culturais da Kenjinkai. Posteriormente, o então diretor presidente Hikoji Yamada propôs à Diretoria a realização de exposição de pinturas, atendendo ao pedido dos associados que tinham interesse na arte. A Diretoria sugeriu então, em 2005, realizar no espaço de eventos do Consulado Geral do Japão em São Paulo, e encaminhou ao Consulado a solicitação de apoio. O pedido foi atendido prontamente pelo Cônsul Geral Masuo Nishibayashi. Com a ajuda do Departamento de Culturas, foi realizada a primeira Exposição de Pinturas de São Paulo dos Imigrantes Pós-Guerra, com 10 expositores. Essa exposição em pequena escala foi o ponto de partida para a realização da Exposição de Pinturas no espaço de eventos do Consulado, promovida pela Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, com o apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo.
A partir da 12ª edição, a Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas passou a ser realizada em conjunto entre a Kenjinkai e o Consulado Geral do Japão em São Paulo.
Atualmente, mantemos o mesmo regulamento que permite a participação dos interessados, independente de nacionalidade, idioma, etnia ou idade, somente com a contribuição de uma taxa. Continuamos com o objetivo principal de promover o intercâmbio de amizade entre os dois países através da arte.
A exposição foi nomeada a partir da 2ª edição como “Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro de Pinturas”, e a partir da 3ª edição como “Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas”.
Reiteramos nossos agradecimentos ao atual Cônsul Geral Yasushi Noguchi e todos os seus antecessores.
No ano de 2019, esta exposição irá alcançar o marco da 15ª edição. Temos recebido apontamentos de que a Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas vem se tornado um pouco repetitivo nos últimos anos, e um estudo sobre a alteração dos requisitos para atrair os participantes poderá ser necessário.
Para adequar às várias circunstâncias complexas da atualidade, é necessário que a administração seja flexível, e sinto que precisamos nos dedicar cada vez mais para a realização das próximas edições. Portanto, gostaria de deliberar sempre com todos os envolvidos, promover mudanças quando necessário, para que mais pessoas que apreciam a pintura venha ao Espaço de Eventos do Consulado Geral do Japão em São Paulo, e se sintam satisfeitos com a visita. Nós da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil esperamos de todos os envolvidos, cooperação e constante empenho para o sucesso da Exposição.
Artigo original em japonês – Hikoji Yamada – Presidente da Comissão de Exposição de Pinturas
Acontecimentos de SETEMBRO de 2018
- Dia 5:
- Realizada a Reunião Extraordinária da Diretoria, sendo deliberado sobre a participação no Festival do Japão de julho de 2019, e decidido pela montagem do projeto.
- Havendo necessidade de analisar detalhadamente as contas da Kenjinkai, ficou definido que na semana seguinte reunir-se-iam o dir. tesoureiro Ken’ichi Hibino, o diretor Jiro Hashizume e o diretor Wataru Hibino;
- Dia 10: Compareceram o dir. tesoureiro Hibino, o diretor Jiro Hashizume e o diretor Wataru Hibino para analisar as contas, conforme havia sido definido na semana passada;
- Dia 14: Solicitado à gráfica impressão do catálogo da 14ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas;
- Dia 18: Recebido da gráfica os catálogos da 14ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas;
- Dia 21:
- Recebido convite enviado pelo presidente Sr. Kunihiko Takahashi, para a comemoração do 38º Aniversário do Tratado de Cidades Co-Irmãs entre Registro e Nakatsugawa, a realizar-se no dia 20 de outubro (sábado);
- Recebido comunicado da encarregada Sra. Kazuko Yano da cidade de Yamagata, província de Gifu, sobre o envio de produtos para a Kenjinkai, cortesia do prefeito Sr. Hiromasa Hayashi;
- Dia 28:
- Realizada a Reunião Ordinária da Diretoria;
- A Diretoria está estudando sobre a mudança para uma nova sede, e nesse dia o dir. tesoureiro Ken’ichi Hibino, diretor Jiro Hashizume e administrador Masanobu Sakano visitaram 2 imóveis no bairro da saúde, que havia sido pesquisado pelo diretor Wataru Hibino.
Resumo da Ata da Reunião Ordinária da Diretoria de SETEMBRO/2018
- Data e hora: 28 de setembro de 2018 (qua), às 17:00.
- Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Hiromasa Kunii (dir. vice-presidente), Ken’ichi Hibino (dir. tesoureiro), Kioski Kaneko (dir. secretário), Jiro Hashizume (diretor), Wataru Hibino (diretor), Mika Ono (diretora) e Masanobu Sakano (administrador).
- Assuntos:
- O diretor-secretário Kaneko apresentou o relatório de atividades de agosto, que foi aprovado;
- O diretor-tesoureiro Hibino apresentou o relatório contábil de agosto, que foi aprovado;
- Relatório do diretor presidente Mitsuyoshi Nagaya sobre a visita ao Japão:
- Cumpriu a agenda de visitas de agradecimento pelo apoio recebido na cerimônia de comemoração da Kenjinkai, realizada no mês de julho;
- Na visita ao governo da província, solicitou ajuda, apresentando o projeto de participação no Festival do Japão, a realizar-se no mês de julho do ano que vem, contendo o plano de exposição de comidas típicas, orçamento com o material e instalações;
- Participação no Festival do Japão 2019:
- Deliberado sobre os detalhes para participação, baseado no material entregue à província. Será realizado periodicamente reuniões para tratar do recrutamento de voluntários, aquisição de materiais, roteiro de preparativos, etc.;
- 14ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas:
- Comunicado que os preparativos estão seguindo conforme planejado, para a abertura do dia 5 de novembro.
- Próxima reunião ordinária da Diretoria: 17 de outubro de 2018 (sex), às 17:00.