Boletim Mensal Janeiro/2019

Felicitações de Ano Novo

Feliz Ano Novo.
A todos os associados, os nossos sinceros agradecimentos pelo apoio e colaboração no ano que passou.
Também neste ano prometo me empenhar com as atividades da entidade.
Este é o ano do javali no calendário chinês. É o meu ano no horóscopo chinês, e seguirei com muita energia para conquistar os objetivos, e gostaria de contar com o apoio todos.
No plano de atividades da Kenjinkai para este ano temos a participação com stand no Festival do Japão organizado pela Kenren, mudança da sede da Kenjinkai, Bolsa Kenpi, 15ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas, viagem de confraternização entre os associados, suporte à 41º Expedição Internacional dos Alunos de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu, suporte ao evento em comemoração dos 50 anos do Tratado de Cidades Co-Irmãs entre Seki e Mogi das Cruzes (indefinido), entre outros, e já estamos prosseguindo com os preparativos.
Para a participação no Festival do Japão que será realizado nos dias 5, 6 e 7 de julho, um desejo da Kenjinkai há tempos, a Diretoria definiu pela venda de comida típica regional, e estamos procedendo a escolha dos pratos e pesquisa de preço dos ingredientes e utensílios.
Senhores associados, para termos sucesso nesse grande evento precisaremos de muita ajuda. Essa será uma oportunidade para divulgar e valorizar a Guifu-Kenjin-Kai do Brasil. Não somente para divulgar amplamente a Província de Gifu no Brasil, mas também uma ótima chance para recrutarmos novos associados e jovens associados que irão dirigir a Kenjinkai no futuro. Esperamos também um intercâmbio maior com a província, através da participação no Festival do Japão. Por favor, faça um ajuste na sua agenda e venha participar conosco.
A importância da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil está em ser a intermediadora do intercâmbio entre a Província e o Brasil. Desejamos passar essa importante função para nossos filhos e netos, e contamos com a colaboração ativa de todos na Kenjinkai, para ajudar a preparar os nossos sucessores.
Toda a Diretoria estará unida na administração também neste ano, e solicitamos o valioso apoio dos senhores associados.
Finalizando, gostaria e desejar muita saúde a todos.

Artigo original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – Diretor Presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil

 

 

O Sistema Imperial Japonês

O imperador atual deixará o posto no dia 30 de abril, e o príncipe Naruhito tomará posse no dia 1º de maio. O período Heisei se encerra, iniciando-se um novo período. Explicar aos brasileiros sobre o sistema imperial japonês é complicado, mas o artigo publicado pelo meu conhecido Sr. Masago poderá ser de utilidade a todos.

 

 

Uma Torcida Leal
Mutsumi Masago – Representante da Associação de Intercâmbio entre Wakayama e Países da América Central e Sul

Um universitário mexicano (nikkei de 4ª geração) e um estudante brasileiro de ensino médio (nikkei de 3ª geração) vieram ao Japão pelo programa de convite a descendentes de imigrantes de países da América Central e Sul, promovido pela Associação de Intercâmbio Internacional de Wakayama, com estadia de 3 semanas. Eu e minha esposa recebemos ambos em nossa residência por 4 dias (3 pernoites).
Após o jantar do segundo dia, o jovem brasileiro comentou: “Um colega meu do colégio disse-me que o Japão possui um imperador, então não é um país de regime democrático”, então contradisse que “Não, o Japão é um país totalmente democrático”, mas estou certo? Os representantes políticos são escolhidos pelo Imperador? – Era um assunto complexo e achei que deveria lhe transmitir corretamente o sistema japonês, então lhe expliquei com um dicionário de português nas mãos.
“Para começar, o Imperador é o pilar espiritual do povo japonês há 2 mil anos, desde o início deste sistema de governo. O atual é o 125º Imperador do Japão. Diferente dos reinados ocidentais ou chinesa cujo monarca era substituído ou extinguido após guerras ou mudanças políticas, no Japão o Imperador tem sido todos mesma linhagem. É o reinado mais longo na história do mundo inteiro” E prossegui: “Sobre o questionamento se o país representado pelo Imperador ter um governo democrático, sim, o Japão é um dos países mais democráticos do mundo, a liberdade e direitos do povo estão amplamente amparados por leis”. “O importante é frisar que, mesmo tendo o Imperador como soberano, ele não possui autoridade para se envolver em assuntos políticos. A decisão está nas mãos do povo, o povo elege os políticos”. “Os políticos eleitos administram o País. Apesar de soberano, o Imperador não se envolve em assuntos políticos. Dessa forma, mesmo com o sistema imperial e democrático juntos, não há contradições”. “Concluindo, assim como no Reino Unido e Holanda, o Japão é um país amplamente democrático com um sistema imperial tradicional, e um Imperador reverenciado pelo povo”. O jovem vindo de tão longe estava sorrindo, satisfeito com a explicação.
Eu também estava feliz. Um jovem nikkei de 3ª geração havia se empenhado para defender o Japão, país de seus antepassados, quando seu colega levantou questionamentos sobre a democracia no Japão.
Mesmo num país como o Brasil, com relações estreitas com nosso país, há poucas pessoas com conhecimento correto sobre o Japão. Por isso mesmo, transmitir informações é o primeiro passo para a compreensão mútua. Esse jovem nikkei de 3ª geração, que teve a experiência de viver o cotidiano do Japão, mesmo por um curto período, será um leal divulgador do nosso País.

Artigo original em japonês – Wataru Hibino – Diretor da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil

 

 

7º Campeonato de Golfe de Taça Guifu-Kenjin-Kai do Brasil

No dia 27 de janeiro (dom) passado, realizamos o 7º Campeonato de Golfe de Taça Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, no PL Golf Clube, em Arujá – SP.
Estava um calor escaldante de mais de 40ºC, mas todos conseguiram terminar a partida.
Desta vez, a filha da diretora Mika Kibe da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, Srta. Emi, também participou da competição, abaixando a idade média dos participantes, e alegrando a partida com sua energia jovem.
Ultimamente os dias eram de calor intenso com chuvas fortes no período da tarde, mas felizmente o tempo ficou bom durante o dia inteiro.

Ninguém alcançou o under, e o campeão do torneio foi o Sr. Akihiro Shibagaki com net 73. O vice-campeão foi o Sr. Ario, não houve ganhador do prêmio near pin nos 2 out shorts, e nos 2 in shorts o Sr. Nemoto foi o vencedor em ambos.
Um dos participantes, o Sr. Tanabe, é presidente da NGK do Brasil, e Mogi das Cruzes onde está instalada a empresa é cidade co-irmã da cidade de Seki, e como este ano é comemorado 50 anos do Tratado de Cidades Co-Irmãs, está prevista a visita do prefeito de Mogi das Cruzes e comitiva à cidade de Seki.
Para a Kenjinkai, intermediadora desse acordo de cidades co-irmãs, é uma grande alegria a relação continuar durante esses 50 anos.
Após o campeonato, dirigimo-nos para um restaurante japonês de São Paulo, e realizamos a premiação e confraternização. Saboreamos a deliciosa comida e ajudado pelo efeito da bebida, o jantar seguiu cada vez mais animado, indo até tarde da noite, enquanto conversávamos sobre a nossa terra natal Gifu.
Aproveito para reiterar aqui o pedido de participação e colaboração na Assembleia Geral Ordinária e festa de confraternização de início de ano (Shinnenkai) do dia 24 de fevereiro, assim como no stand do Festival do Japão, a realizar-se nos dias 5, 6 e 7 de julho, e também meus agradecimentos por esse dia muito significativo.
O 8º Campeonato de Golfe de Taça Guifu-Kenjin-Kai do Brasil está previsto para o dia 15 de setembro (dom), com início ao meio-dia. Contamos com a participação de todos!

Artigo original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – Diretor Presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil

 

 

Acontecimentos de DEZEMBRO de 2018

  • Dia 4:
    • O presidente Mitsuyoshi Nagaya, o presidente da Comissão de Exposição de Pinturas Hikoji Yamada e o administrador Sakano realizaram visita ao Sr. Matsuo, da Fundação Kunito Miyasaka, para relatar sobre a 14ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas e apresentar os cumprimentos de final de ano;
    • Realizado visita ao Sr. Fukazawa – editor-chefe do Nikkey Shimbun, e Sr. Matsumoto do São Paulo Shimbun, para cumprimentos de final de ano;
  • Dia 18:
    • O presidente Mitsuyoshi Nagaya reuniu na Kenjinkai a Sra. Erina Megumi Nagaya e Sr. André Eiji Ikedo, selecionados para o Programa de Convite a Jovens Líderes. Com base na programação da estadia no Japão, realizou orientação juntamente com o administrador Sakano;
  • Dia 19:
    • Realizada a reunião ordinária da Diretoria;
  • Dia 26:
    • Encerrada as atividades da secretaria nesta data.

 

 

Resumo da Ata da Reunião Ordinária da Diretoria de DEZEMBRO/2018

  • Data e hora: 21 de dezembro de 2018 (qua), às 17:00.
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Hiromasa Kunii (dir. vice-presidente), Ken’ichi Hibino (dir. tesoureiro), Kioski Kaneko (dir. secretário), Jiro Hashizume (diretor), Wataru Hibino (diretor), Mika Ono (diretora) e Masanobu Sakano (administrador).
  •  Assuntos:
    1. O diretor-secretário Kaneko apresentou o relatório de atividades de novembro, que foi aprovado;
    2. O diretor-tesoureiro Hibino apresentou o relatório contábil de novembro, que foi aprovado;
    3. Sobre o stand no Festival do Japão 2019:
      • No Bonenkai da Kenjinkai foram preparados alguns pratos, e estamos estudando adaptações e melhorias em algumas delas, conforme sugestões recebidas;
      • Na próxima reunião da Diretoria será selecionado os ingredientes dos pratos escolhidos, forma de preparo e padrão e definir como proceder com os preparativos. O assunto será estudado continuadamente;
      • O recrutamento de voluntários para a dança Gujo será feita através do boletim mensal e Home Page da Kenjinkai;
    4. Sobre o serviço administrativo da Secretaria:
      • Analisamos formas de simplificar o serviço administrativo, assim como as que necessitam ser realizadas continuamente, mas não chegamos a uma conclusão. Por enquanto, em relação às tarefas simples teremos a ajuda dos membros da Diretoria;
    5. A programação do Sr. Andre Ikedo e Sra. Erina Megumi Nagaya, selecionados para participar do Programa de Convite a Jovens Líderes, foi definida e apresentada para a Diretoria, obtendo aprovação.
    6. Próxima reunião ordinária da Diretoria: 16 de janeiro de 2019 (qua), às 17:00.