Boletim Mensal Dezembro/2019

Recordando o ano de 2019 !
(Primeiro ano da era Reiwa)

Vamos recordar os acontecimentos deste ano de 2019 que está chegando ao fim.
Neste segundo ano de meu mandato como diretor-presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, senti-me adaptar melhor à função, e participei de diversas atividades da Kenjinkai. O principal acontecimento foi a participação no Festival do Japão, algo que vinha sendo almejado há tempos.
Após tomar posse como diretor-presidente, e reconhecendo que para dinamizar a Kenjinkai seria imprescindível a participação no Festival do Japão, providenciamos nossa reativação de cadastro junto à Kenren. Na Kenren fomos recebidos de braços abertos pelo presidente Yamada, vice-presidente Kawaai e presidentes das kenjinkais, e graças à ajuda de todos obtemos sucesso na participação do Festival do Japão.
Durante os 3 dias do festival, tivemos a ajuda de mais de 60 voluntários. Merece registro o fato de que 80% eram associados e seus familiares, concretizando nosso objetivo maior da participação no festival.
Foi nossa primeira participação, com tempo ruim e menos visitantes em relação à edição anterior, mas obtivemos um resultado maior do que o esperado, graças à colaboração de todos os associados.
No Festival do Japão promovemos a província de Gifu apresentando pratos regionais, através de recursos audiovisuais e exposição de produtos regionais importados para essa ocasião. Paralelamente, participamos de diversos eventos para divulgar a cultura tradicional da Província, apresentando o Gujo Odori (dança Gujo), vestindo os yukatas doados pela população de Gujo e getas e obis cedidos pelo governo da Província.
Além do Festival do Japão, participamos pela primeira vez neste ano do seminário para divulgação da Província de Gifu, no Japan House. Nossos membros jovens coordenaram o projeto e fizeram a apresentação no salão lotado, diante do público com cerca de 150 pessoas.
Na ocasião da apresentação das províncias de Hiroshima e Nagasaki no seminário da Japan House, o diretor-presidente Kawazoe da Nagasaki Kenjinkai do Brasil nos cedeu gentilmente um espaço para apresentação do Gujo Odori na Avenida Paulista (avenida liberada para pedestres aos domingos). Participamos também do 1º Festival do Imigrante de Santos, junto com a Associação Nagasaki Kenjinkai do Brasil. Apresentamos também a dança no Gueinosai do Bloco Kyushu.
No mês de novembro tivemos a oportunidade de apresentar o Gujo Odori na 1ª edição do Haru no Yatai Matsuri, promovida pelas associações de províncias de Gifu, Aichi, Fukui, Mie, Gunma e Nara. Toda a organização deste evento foi realizada em conjunto entre as kenjinkais. Podemos considerar também um grande avanço neste ano, o início de nossa participação no movimento das kenjinkais do Brasil de realizar as atividades não de forma isolada, mas ampliando, cooperando e fortalecendo os laços com as demais.
No final de julho recebemos a 41ª Expedição Internacional dos Alunos de Escolas Agrícolas de Ensino Médio, liderada pela primeira vez por uma mulher. No programa de estágio foi incluído novidades como intercâmbio com estudantes do curso da área agrícola da USP, excursão agrícola com os associados da Kenjinkai, o que foi muito bem recebido pelos integrantes.
No início do ano, os associados Erina Megumi Fukamizu e André Ikedo participaram do Programa de Convite a Jovens Líderes da América do Sul – Gifu, visitando a Província de Gifu, conhecendo as próprias raízes e os encantos da Província.
Em outubro os associados participaram da Cerimônia e Jantar de Celebração da Entronização do Imperador do Japão. O início da era Reiwa foi celebrada no evento organizado pelas 5 principais entidades nikkeis, com a participação de 800 pessoas.
Em novembro realizamos em conjunto com o Consulado Geral do Japão em São Paulo a 15ª edição da Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro de Pinturas, um marco neste ano memorável do início da era Reiwa. A cada ano temos recebido crescente número de visitantes, recebendo destaque como atividade cultural da Kenjinkai.
Realizamos além destas atividades a Assembleia Geral Ordinária, a reunião ordinária mensal da Diretoria, edição de Boletim Mensal, excursão a Cunha, 2 edições anuais de campeonato de golfe, encontro com voluntários da JICA naturais da província de Gifu, participação nas reuniões da Kenren, participações nas cerimônias comemorativas das kenjinkais, etc.
A nossa Kenjinkai não dispõe de salão (Kaikan), mas graças ao movimento de cooperação entre as kenjinkais tivemos a cessão de uso do Kaikan da Associação Cultural e Recreativa Akita Kenjin do Brasil, e realizamos o Bonenkai de uma forma nova neste ano.
Assim, estamos chegando ao fim deste primeiro ano da era Reiwa, na certeza de que foi um ano muito significativo, pois conseguimos dinamizar as atividades da Kenjinkai com a participação dos associados jovens no Festival do Japão, maior intercâmbio com as kenjinkais após reativação de cadastro na Kenren, promoção de novos eventos em cooperação com outras kenjinkais, o que nos ajuda a projetar o futuro da nossa entidade.
Aproveitamos a oportunidade para apresentar os sinceros agradecimentos para o consultor Yamada que por muitos anos tem coordenado nossa Exposição de Pinturas, ao diretor Hashizume que com a sua família tem contribuído para divulgação da dança Gujo, ao diretor Nagao que acompanhou durante 1 semana os estagiários da Expedição Internacional dos Alunos de Escolas Agrícolas, à Sra. Iracema Nagaya que tem contribuído por muitos anos com a Kenjinkai e realizou uma grande doação para participação no Festival do Japão, à Sra. Sonia Sakuma que tem contribuído imensamente com as atividades da Kenjinkai, Sra. Lina Shimizu que providenciou toda a programação do estágio agrícola em Registro dos integrantes da Expedição Internacional dos Alunos de Escolas Agrícolas (e que foi um sucesso), ao Sr. Osamu Matsuo da Fundação Kunito Miyasaka pela contribuição com nossas atividades, e ao nosso conterrâneo e presidente da Yamato Comercial Ltda Sr. Kazuhiro Takagi também a nova secretária da kenjinkai.
Finalizando, em nome da Diretoria gostaria de agradecer a todos os membros que estão encerrando o mandato, pela cooperação durante esses 2 anos.
Desejamos aos senhores e a toda a família muita saúde no novo ano que se aproxima.
No próximo ano fiscal teremos a eleição para escolha dos novos membros da Diretoria, mas esperamos contar com o contínuo apoio de todos. Muito obrigado!

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

 

15ª Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro de Pinturas

Realizamos a 15ª Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro de Pinturas no 3º andar do Consulado Geral do Japão em São Paulo, durante o período de 4 a 11 de novembro do primeiro ano da era Reiwa.
Na cerimônia de abertura do dia 4 estavam presentes cerca de 100 artistas e familiares, pessoas envolvidas com esta exposição e apoiadores. Durante a exposição tivemos cerca de 400 visitantes. Essa exposição é realizada em conjunto entre o Consulado Geral do Japão em São Paulo e a Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, com patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka e Yamato Comercial Ltda.

A cada edição, tem crescido o número de participantes e obras, assim como o número de visitantes, ganhando destaque no meio, em São Paulo, devido a obras apresentadas.
Tem aumentado a participação dos artistas não nikkeis, proporcionando maior intercâmbio entre os artistas nikkeis e brasileiros através da pintura, como se simbolizasse a relação de amizade entre o Japão e o Brasil, e também com isso reconfirmamos nossa contribuição ao progresso cultural.
Na cerimônia de abertura da exposição, usou da palavra o cônsul Geral Yasushi Noguchi do Consulado Geral do Japão em São Paulo, seguido pelo diretor-presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil Mitsuyoshi Nagaya, que apresentou os agradecimentos ao Consulado Geral, ao consultor Hikoji Yamada da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, à Fundação Kunito Miyasaka, ao Yamato Comercial Ltda e à agência de turismo Univer pelo apoio e colaboração durante longos anos.
Apresentamos os artistas participantes desta edição: Aiaco Gokita, Clara Yumi Suzuki, Dircéa Mountfort, Eiji Yajima, Elza Oda, Gladys Maldaun, Hikoji Yamada, Inez Shibata, Isabel Cardoso, Ivone Teixeira, Jorge Eiti Okazaki, Josefa Sarah, Katsunori Nishio, Kyoko Fukagawa, M. Clarice Sarraf, Marco São Pedro, Masahiko Kato, Matilde Ezawa, Mitiko Aragaki, Paulete Gerecht, Riyosuke Komatsu, Sakuko Miyashita, Suely Sallim, Sumiko Arimori, Tomas Yoshio Makiyama, Toshiko Hayashi e Yumiko Kikuchi.
11 artistas receberam certificado do Consulado Geral: Dircéa Mountfort, Eiji Yajima, Elza Oda, Hikoji Yamada, Ivone Teixeira, Josefa Sarah, Inez Shibata, Katsunori Nishio (in memoriam), Masahiko Kato, Matilde Ezawa e Mitiko Aragaki.
Prosseguindo, a Sra. Elza Oda proferiu as palavras de agradecimento representando os artistas, e em seguida foi realizado corte de fita pelo cônsul geral Noguchi, diretor-presidente Nagaya e consultor Yamada.
O coquetel comemorativo foi realizado em um clima descontraído, com os participantes animados pelo reencontro. Tiravam-se fotos diante das obras e havia troca de cartões de visita aprofundando as amizades.
O cônsul geral Noguchi foi muito atencioso, conversando e tirando fotos com os artistas e demais presentes.
Finalizando, gostaria de agradecer a todos os associados e envolvidos com este evento que nos ajudaram no planejamento, comunicação, gerenciamento, transporte e instalação dos quadros, confecção de painéis, preparo do salão, contabilidade, recepção, etc.
Espero que os associados da Guifu-Kenjin-Kai compreendam a importância desta Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro de Pinturas, para que seja realizada ainda por muitos anos.

(Texto original em japonês – Jorge Noboru Nagao – diretor da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

 

Realizado o 1º Haru no Yatai Matsuri

No dia 10 de novembro (dom), às 11:00, realizamos a 1ª edição do Haru no Yatai Matsuri, promovida pelas associações de províncias de Gifu, Aichi, Fukui, Mie, Gunma e Nara. A ideia de realizar este evento surgiu no encontro dos novos diretores-presidentes (Gifu, Saitama, Fukui, Miyagi e Gunma), quando se discutia sobre “como dinamizar a Kenjinkais”, promovendo maior participação de associados jovens em um evento que incluísse alimentos, além do Festival do Japão.
O amplo salão (kaikan) da Associação Miyagi Kenjinkai do Brasil foi sugerido como local do evento, mas como o fogão não poderia ser usado e não havia espaço na agenda da Kenjinkai, a sua participação foi suspensa. A Associação Cultural e Assistencial dos Provincianos de Saitama no Brasil também desistiu da participação por não dispor de pessoas para ajudar no evento. Assim, seria realizado pelas associações das províncias de Gifu, Fukui e Gunma, convidando outras kenjinkais, e iniciamos a procura por um local.
Realizar um evento totalmente novo seria algo muito complexo, então consultamos a Associação Aichi do Brasil, pois já possuíam a experiência com yatai matsuri. Segundo a associação, costumavam realizar duas edições por ano, mas como neste ano havia sido somente uma, o presidente Sawada propôs participar do evento.
Prosseguimos convidando demais kenjinkais, e a Associação Cultural e Recreativa Nara Kenjinkai do Brasil foi apresentado ao grupo pela Associação Aichi do Brasil, e a Guifu-Kenjin-Kai convidou o presidente Shimokawa da Associação Cultural e Assistencial Mie Kenjin do Brasil, confirmando o total de 6 kenjinkais para promover o evento.
Formada a comissão de preparativos, reunimo-nos durante a semana, à noite, no Aichi Kenjinkai. Os pratos escolhidos foram: Gifu – takoyaki e espetinho de carne – as mesmas oferecidas do Festival do Japão; Aichi – miso katsu sand (sanduíche de carne à milanesa com tempero de misô), miso katsu don (com arroz) e sorvete; Mie – shiitake gohan (arroz com cogumelo), itigo daifuku e amendoim doce; Fukui – etizen soba, udon e shoux cream; Gunma – tempura de camarão e karintou manju; Nara – oshiruko. O combinado especial com 1 item de cada kenjinkai foi vendido antecipadamente pelo valor de R$27,00.
Como atração, a Gifu-Kenjin-Kai apresentou o Gujo Odori, um dos três maiores bon odoris do Japão. Nosso intuito com a apresentação dessa dança é de transmitir no Brasil uma das três maiores manifestações culturais tradicional do Japão. Foram apresentados também nihon buyo (dança japonesa), wadaiko, show musical, demonstração de kendō (arte marcial de combate com espadas), atrações da cultura japonesa que proporcionou muita animação ao evento. Realizamos também bingo, com prêmios adquiridos com a contribuição de R$100,00 cada Kenjinkai. Consideramos este a taxa para participação no evento.
Apesar do tempo ruim com ocasional chuva fraca, tivemos um bom número de visitantes, vendendo a quantidade planejada de takoyaki (2.000 unidades) e 75% do espetinho (110 unidades).

Os associados jovens providenciaram a instalação das barracas no dia anterior e toda a limpeza após o evento. A ajuda de todos foi essencial. Achamos que eventos como esse são uma boa oportunidade para participação dos associados jovens, então continuaremos planejando mais eventos assim, dinamizando as atividades da Kenjinkai.
Realizar esse evento em conjunto com outras kenjikais foi uma experiência maravilhosa, e que mostra a possibilidade de ampliação das nossas atividades. Muito obrigado!

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

 

CONFRATERNIZAÇÃO DE FINAL DE ANO / BONENKAI

No dia 30 de novembro, às 17:00, faltando 1 mês para terminar esse ano memorável do início da era Reiwa, realizamos o Bonenkai no salão da Associação Cultural e Recreativa Akita Kenjin do Brasil, convidando todas as pessoas que nos apoiaram neste ano, reunindo um total de cerca de 100 pesssoas.
Ficamos muito gratos com a honrosa presença do convidado especial Sr. Yasushi Noguchi, cônsul geral do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Contamos também com a presença do presidente da Kenren Sr. Yamada, presidente do Akita Kenjinkai Sr. Kawaai, presidente do Nagasaki Kenjinkai Sr. Kawazoe, presidente do Fukui Kenjinkai Sr. Yamashita, associados da Kenjinkai e familiares, membros do Gujo Odori, e colaboradores do Festival do Japão. Passamos momentos agradáveis com música, dança, jogos, bingo, etc. O cônsul Geral Sr. Noguchi atendeu ao pedido de todos e cantou também, trazendo muita animação à festa.
Apresentamos nossos sinceros agradecimentos pela ajuda de todos neste ano, e esperamos contar com a colaboração também no ano que vem. Um Feliz Ano Novo!

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

 

Acontecimentos de NOVEMBRO de 2019

  • Dia 4:
    • Realização da 15ª Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro de Pinturas no espaço de eventos do Consulado Geral do Japão em São Paulo, prosseguindo até o dia 14;
  • Dia 6:
    • Confirmado pelo governo da Província envio do subsídio para divulgação da Província no Festival do Japão;
    • Consultado o Banco Santander sobre o depósito enviado pela Província. Foi informado necessidade de atualização de cadastro;
  • Dia 8:
    • Encaminhado ao Bando Santander os documentos para atualização de cadastro;
  • Dia 9:
    • Preparativos para o Haru no Yatai Matsuri;
  • Dia 10:
    • Realizado o Haru no Yatai Matsuri no salão do Aichi Kenjinkai (a Kenjinkai participou com item no prato de combinado, além do takoyaki e espetinho de carne);
  • Dia 13:
    • O diretor-presidente Nagaya participou do coquetel comemorativo do anúncio da realização do Festival do Japão 2020;
  • Dia 17:
    • O diretor-presidente Nagaya participou da cerimônia comemorativa dos 60 anos de fundação da Associação Cultural e Recreativa Nagano Kenjin do Brasil (Nagano Kenjinkai);
  • Dia 21:
    • Confirmado pelo governo da Província aprovação do candidato a bolsa Kenpi 2020 Sr Angelo Nakada, no curso de engenharia da Universidade Gifu;
    • Realizado fechamento contábil da participação no Haru no Yatai Matsuri;
    • Realizado manutenção na impressora (troca de fusor) da secretaria;
  • Dia 22:
    • Confirmado pelo Banco Santander liberação do valor enviado pelo governo da Província referente subsídio pela divulgação da Província no Festival do Japão;
  • Dia 23:
    • Realizada a Reunião Ordinária da Diretoria;
  • Dia 27:
    • Confirmado crédito na conta do valor enviado pela Província referente subsídio pela divulgação da Província no Festival do Japão;
  • Dia 30:
    • Realizado Bonenkai da Guifu-Kenjin-Kai no salão do Akita Kenjinkai.

 

 

Resumo da Ata da Reunião Ordinária da Diretoria de NOVEMBRO/2019

  • Data e hora: 23 de novembro de 2019 (sábado), às 15:00.
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Hisomasa Kunii (dir. vice-presidente), Kioski Kaneko (dir. secretário), Ken’ichi Hibino (dir. tesoureiro), Wataru Hibino (diretor), Noboru Nagao (diretor), Satoru Asano (conselheiro fiscal), Iraci Hirano (conselheira fiscal suplente), Sonia Sakuma (associada), Elizabete Nagaya (associada) e Mayumi Kunii (associada) (total 11 pessoas).
  • Assuntos:
    1. Cumprimento e palavras do diretor-presidente Nagaya:
      – Comunicou a participação dele e esposa, diretor Nagao e esposa, associado Tanabe e esposa na Cerimônia e Jantar de Celebração da Entronização do Imperador do Japão;
      – A excursão a Cunha contou com a participação de 41 pessoas, e todos ficaram muito satisfeitos com a receptividade e a deliciosa comida do Hotel Uemura;
      – A Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro de Pinturas alcançou o marco memorável da 15ª edição, recebendo Diploma de Agradecimento do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Foi alcançado também o registro de 400 visitantes, o melhor resultado alcançado até hoje;
      – No Haru no Yatai Matsuri, realizado em conjunto entre 6 kenjinkais, foi alcançado o resultado de mais de 600 visitantes. A stand da Guifu-Kenjin-Kai vendeu takoyaki e espetinho de carne, que foi um sucesso.
    2. Apresentação dos acontecimentos do mês de outubro (alguns já citados pelo diretor-presidente);
    3. Apresentação do movimento contábil do mês de outubro pelo diretor Hibino;
    4. Sobre o Undokai do ano que vem – Solicitado participação de 10 kenjinkais do Bloco Chubu. No dia 3 de dezembro será realizada primeira reunião no Fukui Kenjinkai. Buscaremos maior interação com outras kenjinkais, em especial entre os departamentos de jovens;
    5. O diretor-presidente Nagaya solicitou continuidade/candidatura aos membros para fazer parte da diretoria do novo mandato do próximo ano fiscal.
    6. A secretaria da Kenjinkai fechará durante o período de 23 de dezembro a 5 de janeiro.
    7. Reunião ordinária da Diretoria de dezembro: 21 de dezembro (sáb), às 15:00.