Boletim Mensal Novembro/2024

Um Programa Cultural Realizado pela Guifu Kenjinkai

 

Pode ser citada como uma das atividades culturais de destaque realizada pela Guifu Kenjinkai do Brasil, a Exposição de Pinturas. Desde 2006, a exposição é realizada uma vez por ano, com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, no seu espaço de eventos. A Kenjinkai possui longa relação com a arte da pintura. O associado Massumi Tsuchimoto era um dos artistas Nikkei e membro da Comissão de Artes Plásticas da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo. O associado Yasuichi Kojima (diretor vice-presidente e conselheiro por longo tempo) era desde cedo conhecido na área da pintura abstrata. O associado Hikoji Yamada (diretor-presidente a partir de 1990) possuía profundo conhecimento sobre pinturas, começando também a pintar a partir da década de 1990. Em fevereiro de 2003, por iniciativa do diretor-presidente Hikoji Yamada, a Kenjinkai iniciou o curso de pinturas. Era realizado todos os primeiros e terceiros domingos do mês, das 10 às 13, no salão da Kenjinkai, mas foi encerrada em pouco mais de um ano, devido a indisponibilidade do professor.

 

Kojima e Yamada continuaram expondo seus quadros na exposição de pinturas promovida pela Comissão de Artes Plásticas da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo.
Entrando em 2006, alguns associados da Kenjinkai, com interesse em pinturas, solicitaram a realização de Exposição de Pinturas. A Diretoria deliberou sobre o assunto no dia 14 de julho do mesmo ano, decidindo pela realização da exposição com o objetivo de intercâmbio entre artistas Nikkeis e não Nikkeis, como teste – uma pequena exposição com obras de 15 artistas. O diferencial desta exposição estava na participação de artistas não Nikkei, sendo nomeado “Exposição de Intercâmbio de Amizade Nipo-Brasileiro”. Por ser uma atividade cultural para intercâmbio, descartou-se a possibilidade de venda das obras expostas. Assim, escolhido como local de exposição o espaço de eventos do Consulado Geral do Japão em São Paulo. O assunto foi tratado com o Departamento Cultural do Consulado e o uso do espaço cedido gratuitamente. Além disso, o Cônsul Geral da época Sr. Mario Nishibayashi, apoiou a ideia da Exposição de Pinturas e desde então tem sido realizada todos os anos pela Kenjinkai, com apoio do Consulado.
No dia 19 de setembro desse mesmo ano, foi realizado o evento com Cerimônia de Abertura as 17:30, no espaço de eventos do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Do Consulado estiveram presentes o Cônsul Geral Nishibayashi e a Consulesa do Departamento Cultural Sra. Sachiko Takeda, entre outros. O Cônsul Geral proferiu o discurso de congratulações (o evento foi realizado até o dia 29). Participaram 7 artistas Nikkei e 8 não Nikkei. A exposição foi realizada como teste, mas como teve ótima aceitação, a diretoria decidiu na reunião do dia 22 de outubro pela realização anual. Desde então tem sido realizado no espaço de eventos do Consulado Geral, como uma exposição nipo-brasileira. (* tendo completada sua 20ª edição em 2024).
A 2ª edição da Exposição de Pinturas, em 2007, foi organizada levando em conta o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil (2008). Como seria realizada no ano anterior foi nomeado: “Exposição de Intercâmbio Nipo-brasileira 99 – Pré Centenário da Imigração Japonesa no Brasil”. O período do evento foi de 11 de setembro a 21 de outubro. Por ter obtido bons resultados da edição anterior, na Cerimônia de Abertura contou com a presença de pessoas ligadas ao meio, além do diretor vice-presidente Jorge Yamashita e diretor Tomio Katsuragawa, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo, entre outros. No discurso proferido pelo Cônsul Geral Nishibayashi, ele ressaltou que “no ano seguinte, seria o ano de comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil, e contava com continuidade desse evento”.
Em 2008, além da 3ª Exposição de Pinturas, realizaria também outros eventos. Era o ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e também 70º Aniversário da Fundação da Guifu Kenjinkai do Brasil e 95º Aniversário da Imigração dos Provincianos de Guifu ao Brasil. A Kenjinkai iria realizar festividades de comemoração em março. Um dos programas das festividades seria a “Exposição de Pintura Comemorativa do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil”. Seria realizado na noite anterior eventos antecedendo o festival na cidade de Mogi das Cruzes, no mesmo local da Exposição de Pintura Comemorativa (Mogi Shopping Center). Em consideração à Prefeitura de Mogi das Cruzes, que apoiava as festividades, a Exposição de Pintura foi realizada sendo a Prefeitura a promotora, com apoio da Kenjinkai e Shopping Center (durante o período de 23 de maio a 14 de junho).
Mas como esse era um outro evento, a Exposição de Pinturas não seria considerada a mesma realizada com o apoio do Consulado Geral. A 3ª Exposição de Intercâmbio de Amizade Nipo-Brasileiro de Pinturas promovida pela Kenjinkai com o apoio do Consulado Geral foi realizada no espaço de evento do Consulado Geral durante o período de 22 de setembro a 3 de outubro. A 4ª edição foi realizada de 10 a 21 de setembro de 2009, alterando o nome do evento para “Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro” e com aumento do número de inscritos, no total 21 artistas Nikkei e não Nikkei. Na Cerimônia de Abertura estiveram presentes o cônsul geral Sr. Kazuaki Obe e Cônsul Geral adjunto Sr. Masahiko Kobayashi.
A 5ª edição foi realizada de 10 a 17 de setembro de 2010. Na programação impressa constou pela primeira vez, o número da edição. Mas em português, constou erroneamente como “6ª Exposição de Intercambio Nipo-Brasileiro”. Nas edições posteriores até a 9ª edição de 2013 (o correto seria 8ª edição), o número continuou constando com divergência.O nome foi alterado em 2011 para “Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro de Pinturas”. Em 2013, ano do marco histórico dos 100 Anos de Imigração dos Provincianos de Gifu Kenjinkai do Brasil e 75 anos da Fundação Guifu Kenjinkai do Brasil, o número de participantes foi a maior de todas, somando 23 artistas.
Das Kenjinkai no Brasil, nenhuma outra realizou exposição de pinturas, sendo uma atividade da qual a Guifu Kenjinkai do Brasil pode se orgulhar. Mas como não era muito bem planejada, a partir da 4ª Edição (realizada em 2009) já havia sido apontada que estava se tornando repetitivo.

(Trecho extraído da revista comemorativa dos 100 anos)

 

 

20ª Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro

 

A cerimônia de abertura da 20ª Exposição de Pintura do Intercâmbio Nipo-Brasileiro foi realizada a partir no dia 4 de novembro (2ª feira) a partir de 16h, com a presença do Sr. Robert Nishio, Presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Vice-Presidente do Bunkyo, e dos artistas e seus convidados. Foi um grande evento com um grande número de participantes.
O 20º aniversário da exposição foi marcado por 46 expositores com 59 obras, o maior número de todos os tempos, e 4 obras de 2 artistas da província de Gifu com a participação online.
Esta edição da exposição de pintura será híbrida, de exposições física e online. Graças aos esforços e de trabalho e dedicação de Sr. Marcos Hashimoto, presidente do comitê da exposição de pintura, Srs Eiji Yajima, Masahiko Kato e Silvio de Melo, e da Yoshiko Sassaki, secretária da Guifu Kenjinkai do Brasil. Além disso, convidamos o ex-presidente do Gifu Kenjinkai, Sr. Hikoji Yamada, e o ex-vice-presidente Sr. Kojima Kojima como um dos pioneiros da exposição e homenageamos Sra Elza Oda como artista convidada desta exposição comemorativa.
Na cerimônia de abertura, o ex-presidente Yamada nos deu uma palestra muito interessante, apresentando a razão e a história por trás da fundação da exposição de arte.
O evento foi conduzido pelo excelente mestre de cerimônias, Sr. Nagao, vice-presidente da associação, e o discurso espirituoso da Sra. Elza Oda foi muito interessante e simpático para todos os participantes.

A exposição presencial no Bunkyo encerrou no dia 14 de novembro, mas a exposição virtual pode ser acessada pelo endereço abaixo:

https://gifukenjinkai.org.br/20expo

As obras são todas maravilhosas. Esperamos sua vista.

 


ACONTECIMENTOS DE SETEMBRO DE 2024

  • Dia 01: Participantes da Viagem em novembro a Ilha Grande – total de 38 pessoas
  • Dia 18: Aluguel do Salão paga ao Bunkyo para realização da 20ª Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro 2024
  • Dia 21:
    • Enviados o Boletim Informativo de Setembro informando o Evento Bonenkai e Keirokai no Mie Kenjinkai
    • Reunião Mensal da diretoria
  • Dia 31: Pago a gráfica catálogo da 20ª. Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro 2024

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE SETEMBRO DE 2024

  • Data e hora: 23 de outubro de 2024 (seg), às 20:00
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir.presidente), George Noboru Nagao (dir.vice-presidente), Sonia Sakuma (dir.secretaria), Marcos Ono (cons.fiscal), Mitsuo Ono (cons.fiscal), Lillian Kodama (cons.fiscal), Iraci Hirano (diretora).
    1. Cumprimentos do Diretor Presidente
      • Serão incentivados aos associados a interagir pessoalmente com os estagiários de idiomas da Polícia da Província de Gifu, Sra. Ogawa e Sr. Imai
      • Explicações do andamento da 20ª Exposição de Pintura da Amizade Japão-Brasil. Em andamento a confecção de brindes comemorativos (caneta esferográfica) ,e catálogos ,etc
      • Solicitamos a cooperação aos diretores nos preparativos no dia 04 de novembro a partir das 7h no Bunkyo.
      • Viagem da Kenjinkai para Ilha Grande nos dias 14 a 17 de novembro. Tanto o ônibus quanto o alojamento já estão lotados.
      • Os brindes para diversão dos participantes da viagem serão providenciados com os artigos da kenjinkai.
      • Seleção da pessoa para secretaria do Kenjinkai.
      • Solicitado cooperação e apoio para o Bonenkai e Keirokai do dia 30 de novembro.
      • No dia 26 de novembro, o Diretor Henrique Kodama e Alissa Hibino da Kenjinkai irão participar do 5º Simpósio patrocinado pela Kenren.
    2. Apresentação dos acontecimentos do mês de outubro pela diretora Sakuma.
    3. Apresentação da contabilidade do mês de outubro pelo diretor Nagao.