Um Programa Cultural Realizado pela Guifu Kenjinkai
Pode ser citada como uma das atividades culturais de destaque realizada pela Guifu Kenjinkai do Brasil, a Exposição de Pinturas. Desde 2006, a exposição é realizada uma vez por ano, com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, no seu espaço de eventos. A Kenjinkai possui longa relação com a arte da pintura. O associado Massumi Tsuchimoto era um dos artistas Nikkei e membro da Comissão de Artes Plásticas da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo. O associado Yasuichi Kojima (diretor vice-presidente e conselheiro por longo tempo) era desde cedo conhecido na área da pintura abstrata. O associado Hikoji Yamada (diretor-presidente a partir de 1990) possuía profundo conhecimento sobre pinturas, começando também a pintar a partir da década de 1990. Em fevereiro de 2003, por iniciativa do diretor-presidente Hikoji Yamada, a Kenjinkai iniciou o curso de pinturas. Era realizado todos os primeiros e terceiros domingos do mês, das 10 às 13, no salão da Kenjinkai, mas foi encerrada em pouco mais de um ano, devido a indisponibilidade do professor.
Kojima e Yamada continuaram expondo seus quadros na exposição de pinturas promovida pela Comissão de Artes Plásticas da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo.
Entrando em 2006, alguns associados da Kenjinkai, com interesse em pinturas, solicitaram a realização de Exposição de Pinturas. A Diretoria deliberou sobre o assunto no dia 14 de julho do mesmo ano, decidindo pela realização da exposição com o objetivo de intercâmbio entre artistas Nikkeis e não Nikkeis, como teste – uma pequena exposição com obras de 15 artistas. O diferencial desta exposição estava na participação de artistas não Nikkei, sendo nomeado “Exposição de Intercâmbio de Amizade Nipo-Brasileiro”. Por ser uma atividade cultural para intercâmbio, descartou-se a possibilidade de venda das obras expostas. Assim, escolhido como local de exposição o espaço de eventos do Consulado Geral do Japão em São Paulo. O assunto foi tratado com o Departamento Cultural do Consulado e o uso do espaço cedido gratuitamente. Além disso, o Cônsul Geral da época Sr. Mario Nishibayashi, apoiou a ideia da Exposição de Pinturas e desde então tem sido realizada todos os anos pela Kenjinkai, com apoio do Consulado.
No dia 19 de setembro desse mesmo ano, foi realizado o evento com Cerimônia de Abertura as 17:30, no espaço de eventos do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Do Consulado estiveram presentes o Cônsul Geral Nishibayashi e a Consulesa do Departamento Cultural Sra. Sachiko Takeda, entre outros. O Cônsul Geral proferiu o discurso de congratulações (o evento foi realizado até o dia 29). Participaram 7 artistas Nikkei e 8 não Nikkei. A exposição foi realizada como teste, mas como teve ótima aceitação, a diretoria decidiu na reunião do dia 22 de outubro pela realização anual. Desde então tem sido realizado no espaço de eventos do Consulado Geral, como uma exposição nipo-brasileira. (* tendo completada sua 20ª edição em 2024).
A 2ª edição da Exposição de Pinturas, em 2007, foi organizada levando em conta o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil (2008). Como seria realizada no ano anterior foi nomeado: “Exposição de Intercâmbio Nipo-brasileira 99 – Pré Centenário da Imigração Japonesa no Brasil”. O período do evento foi de 11 de setembro a 21 de outubro. Por ter obtido bons resultados da edição anterior, na Cerimônia de Abertura contou com a presença de pessoas ligadas ao meio, além do diretor vice-presidente Jorge Yamashita e diretor Tomio Katsuragawa, da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo, entre outros. No discurso proferido pelo Cônsul Geral Nishibayashi, ele ressaltou que “no ano seguinte, seria o ano de comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa ao Brasil, e contava com continuidade desse evento”.
Em 2008, além da 3ª Exposição de Pinturas, realizaria também outros eventos. Era o ano do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e também 70º Aniversário da Fundação da Guifu Kenjinkai do Brasil e 95º Aniversário da Imigração dos Provincianos de Guifu ao Brasil. A Kenjinkai iria realizar festividades de comemoração em março. Um dos programas das festividades seria a “Exposição de Pintura Comemorativa do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil”. Seria realizado na noite anterior eventos antecedendo o festival na cidade de Mogi das Cruzes, no mesmo local da Exposição de Pintura Comemorativa (Mogi Shopping Center). Em consideração à Prefeitura de Mogi das Cruzes, que apoiava as festividades, a Exposição de Pintura foi realizada sendo a Prefeitura a promotora, com apoio da Kenjinkai e Shopping Center (durante o período de 23 de maio a 14 de junho).
Mas como esse era um outro evento, a Exposição de Pinturas não seria considerada a mesma realizada com o apoio do Consulado Geral. A 3ª Exposição de Intercâmbio de Amizade Nipo-Brasileiro de Pinturas promovida pela Kenjinkai com o apoio do Consulado Geral foi realizada no espaço de evento do Consulado Geral durante o período de 22 de setembro a 3 de outubro. A 4ª edição foi realizada de 10 a 21 de setembro de 2009, alterando o nome do evento para “Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro” e com aumento do número de inscritos, no total 21 artistas Nikkei e não Nikkei. Na Cerimônia de Abertura estiveram presentes o cônsul geral Sr. Kazuaki Obe e Cônsul Geral adjunto Sr. Masahiko Kobayashi.
A 5ª edição foi realizada de 10 a 17 de setembro de 2010. Na programação impressa constou pela primeira vez, o número da edição. Mas em português, constou erroneamente como “6ª Exposição de Intercambio Nipo-Brasileiro”. Nas edições posteriores até a 9ª edição de 2013 (o correto seria 8ª edição), o número continuou constando com divergência.O nome foi alterado em 2011 para “Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro de Pinturas”. Em 2013, ano do marco histórico dos 100 Anos de Imigração dos Provincianos de Gifu Kenjinkai do Brasil e 75 anos da Fundação Guifu Kenjinkai do Brasil, o número de participantes foi a maior de todas, somando 23 artistas.
Das Kenjinkai no Brasil, nenhuma outra realizou exposição de pinturas, sendo uma atividade da qual a Guifu Kenjinkai do Brasil pode se orgulhar. Mas como não era muito bem planejada, a partir da 4ª Edição (realizada em 2009) já havia sido apontada que estava se tornando repetitivo.
(Trecho extraído da revista comemorativa dos 100 anos)
20ª Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro
A cerimônia de abertura da 20ª Exposição de Pintura do Intercâmbio Nipo-Brasileiro foi realizada a partir no dia 4 de novembro (2ª feira) a partir de 16h, com a presença do Sr. Robert Nishio, Presidente da Fundação Kunito Miyasaka, Vice-Presidente do Bunkyo, e dos artistas e seus convidados. Foi um grande evento com um grande número de participantes.
O 20º aniversário da exposição foi marcado por 46 expositores com 59 obras, o maior número de todos os tempos, e 4 obras de 2 artistas da província de Gifu com a participação online.
Esta edição da exposição de pintura será híbrida, de exposições física e online. Graças aos esforços e de trabalho e dedicação de Sr. Marcos Hashimoto, presidente do comitê da exposição de pintura, Srs Eiji Yajima, Masahiko Kato e Silvio de Melo, e da Yoshiko Sassaki, secretária da Guifu Kenjinkai do Brasil. Além disso, convidamos o ex-presidente do Gifu Kenjinkai, Sr. Hikoji Yamada, e o ex-vice-presidente Sr. Kojima Kojima como um dos pioneiros da exposição e homenageamos Sra Elza Oda como artista convidada desta exposição comemorativa.
Na cerimônia de abertura, o ex-presidente Yamada nos deu uma palestra muito interessante, apresentando a razão e a história por trás da fundação da exposição de arte.
O evento foi conduzido pelo excelente mestre de cerimônias, Sr. Nagao, vice-presidente da associação, e o discurso espirituoso da Sra. Elza Oda foi muito interessante e simpático para todos os participantes.
A exposição presencial no Bunkyo encerrou no dia 14 de novembro, mas a exposição virtual pode ser acessada pelo endereço abaixo:
https://gifukenjinkai.org.br/20expo
As obras são todas maravilhosas. Esperamos sua vista.
ACONTECIMENTOS DE SETEMBRO DE 2024
- Dia 01: Participantes da Viagem em novembro a Ilha Grande – total de 38 pessoas
- Dia 18: Aluguel do Salão paga ao Bunkyo para realização da 20ª Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro 2024
- Dia 21:
- Enviados o Boletim Informativo de Setembro informando o Evento Bonenkai e Keirokai no Mie Kenjinkai
- Reunião Mensal da diretoria
- Dia 31: Pago a gráfica catálogo da 20ª. Exposição de Intercâmbio Nipo-Brasileiro 2024
RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE SETEMBRO DE 2024
- Data e hora: 23 de outubro de 2024 (seg), às 20:00
- Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir.presidente), George Noboru Nagao (dir.vice-presidente), Sonia Sakuma (dir.secretaria), Marcos Ono (cons.fiscal), Mitsuo Ono (cons.fiscal), Lillian Kodama (cons.fiscal), Iraci Hirano (diretora).
- Cumprimentos do Diretor Presidente
- Serão incentivados aos associados a interagir pessoalmente com os estagiários de idiomas da Polícia da Província de Gifu, Sra. Ogawa e Sr. Imai
- Explicações do andamento da 20ª Exposição de Pintura da Amizade Japão-Brasil. Em andamento a confecção de brindes comemorativos (caneta esferográfica) ,e catálogos ,etc
- Solicitamos a cooperação aos diretores nos preparativos no dia 04 de novembro a partir das 7h no Bunkyo.
- Viagem da Kenjinkai para Ilha Grande nos dias 14 a 17 de novembro. Tanto o ônibus quanto o alojamento já estão lotados.
- Os brindes para diversão dos participantes da viagem serão providenciados com os artigos da kenjinkai.
- Seleção da pessoa para secretaria do Kenjinkai.
- Solicitado cooperação e apoio para o Bonenkai e Keirokai do dia 30 de novembro.
- No dia 26 de novembro, o Diretor Henrique Kodama e Alissa Hibino da Kenjinkai irão participar do 5º Simpósio patrocinado pela Kenren.
- Apresentação dos acontecimentos do mês de outubro pela diretora Sakuma.
- Apresentação da contabilidade do mês de outubro pelo diretor Nagao.
- Cumprimentos do Diretor Presidente