Relatório da 43ª Expedição Internacional dos Alunos de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu (2ª parte)
No final do dia, os 2 grupos se reuniram no Bunkyo de Registro para seguir com o home stay. A cada dois alunos em uma residência e os anfitriões foram: Kunihiko Takahashi com Hitomi Matsuki e Nagisa Ookuma, Eizo Kawagoe com Yuusuke Kobayashi e Tomoyuki Kawamoto, Mariéli e Jefferson Magário com Lina Bitou e Satsuki Niwa, Andréa Magário com Kounosuke Toyama e Shinji Ono, Jô Rangel com Natsumi Nishio e Ruruka Sano. Os professores Ayumi Mizuno e Shinji Inoura, Jorge Noboru Nagao e o motorista de micro-ônibus pousaram no Lito Palace Hotel.
Na manhã de 27 de julho, sábado, a comitiva se encontrou no Bunkyo de Registro para continuar a visitação e conhecer a Fazenda Amaya Chás, na parte da Fábrica, na casa antiga tombada pelo IPHAN, construída com as antigas técnicas japonesas de carpintaria. Almoçaram na Altaneira Churrascaria no sistema self service e, em seguida, partiram para bairro Santa Rita, cidade de Miracatu/SP, para conhecer a criação de pirarucu, realizada pelo Sr. Ryunosuke Ejiri.
O Sr. Ejiri ficou contente com a visita dos alunos e explicou sobre a criação do pirarucu. Os seus alevinos são adquiridos na região Amazônica e transportados para as estufas de engorda de pirarucu. Os peixes são transferidos de tanques de engorda, conforme o seu tamanho. Após atingirem o tamanho adequado, o pirarucu fica alguns dias em jejum, é abatido, limpo e entregue aos melhores restaurantes de São Paulo, SP. O Sr. Ejiri ciceroneou pelo seu sítio e alimentou os pirarucus dos tanques de engorda. Os alunos tiveram a oportunidade de tocar no pirarucu que estava em um pequeno tanque. O Sr. Ejiri ofereceu saboroso sashimi de pirarucu e explanou sobre a sua vida e seus pensamentos.
No dia seguinte, 28 de julho, domingo, a comitiva partiu para um citytour pela cidade de Santos, litoral do Estado de São Paulo, cidade onde os imigrantes japoneses desembarcaram pela primeira vez no Brasil, em 18 de junho de 1908, quando o navio Kasato Maru aportou no porto de Santos, trazendo 781 japoneses para trabalhar nas fazendas de café do interior do Estado de São Paulo. Visitaram o Monumento ao Imigrante Japonês (Estátua de casal com filhos) erguido em homenagem aos 100 anos da imigração japonesa, na praia José Menino, o aquário de Santos (onde haviam peixes da região amazônica e do oceano Atlântico), fizeram passeio de escuna pela baía de Santos, almoçaram no Club Estrela de Ouro, visitaram o Mercado de Peixe, o Museu do Pelé (maior jogador de footbal do mundo), Museu do Café (onde havia sala de leilão de café, utensílios da fazenda de café, cafeteria) e tiveram a oportunidade de andar de bonde.
A comitiva retornou à cidade de São Paulo e jantaram no Restaurante chinês Si Fu.
Na manhã do dia 29 de julho, segunda feira, os alunos visitaram a CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), a maior central de abastecimento de frutas,
legumes, verduras, flores, pescados e diversos (alho, batata, cebola, coco seco e ovos) da América do Sul. Visitaram a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA Japan International Cooperation Agency) e o jornal Brasil Nippo. Após o almoço, dirigiram para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, rumo à Holanda, Europa.
Neste período curto de estadia no Brasil, os estudantes tiveram uma experiência proveitosa de conhecer o Brasil, a sua geografia, a extensão territorial e a diversidade de clima, povo e cultura. O Gifukenjinkai do Brasil deseja poder recepcionar novos estudantes da Província mãe.
(Texto: Jorge Noboru Nagao – Diretor vice-presidente da Guifu Kenjinkai do Brasil)
Gifu ebooks
“Gifu ebooks” é um portal onde você pode ler informações sobre a província de Gifu em e-books. As informações do governo local estão disponíveis “a qualquer hora”, “qualquer pessoa” e “em qualquer lugar”.
A província de Gifu, um lugar associado a Akechi Mitsuhide, é um local de filmagem do drama Taiga e cenário de “Kirin ga Kuru”.
Gifu Ebooks permite que você visualize gratuitamente revistas de relações públicas, turismo, eventos e informações sobre prevenção de desastres na província de Gifu.
https://search.app/PaDHvLFzFL6Gi9Cu7
ACONTECIMENTOS DE SETEMBRO DE 2024
- Dia 13: prorrogado inscrição para exposição até 29/09.
- Dia 14: jantar de boas-vindas aos policiais de Gifu.
- Dia 17: reunião da diretoria
- Dia 19: comunicado aos concorrentes a Bolsa/kenpi o resultado da seleção da diretoria
- Dia 23: recebemos doação de teclado e mouse do Marcelo Yoshimura
- Dia 30: encerrada a inscrição para exposição com 46 inscritos 44 do Brasil e 2 do Japão.
RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE SETEMBRO DE 2024
- Data e hora: 17 de setembro de 2024 (ter), às 19:30
- Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Sonia Sakuma (diretora secretaria), Mitsuo Ono (cons. Fiscal), Eliza Yumi Kuwabara (cons. Fiscal)
- Cumprimento do diretor presidente
- Almoço com a bolsista Kempi/2024 Fernanda Imai, e fiquei aliviada ao vê-la trabalhando duro. Fiquei surpreso com o quanto melhorou em japonês em tão pouco tempo. Relatou estar satisfeito com a vida universitária.
- Relatório sobre a reunião com o presidente e secretário-geral da Associação Japão-Brasil na província de Gifu.
- Relatório sobre reunião com o prefeito de Minokamo, Hiroto Fujii. Recebi assistência do Sr. Osato.
- Reunião com membros da GKI.
- Reunião com Yasushi Noguchi, Diretor Geral para a América Central e do Sul do Ministério das Relações Exteriores, Visita a JICA, Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas, Visita à Associação Nacional de Governadores, visita a Gifukenjinkai de Tokyo.
- Apresentação dos acontecimentos do mês de agosto.
- Apresentação da contabilidade do mês de agosto.
- Definida a candidata do Gifu Kenjinkai do Brasil para a bolsa kempi 2025.
- Apresentação do plano de ação para o final do ano.
- Discutido sobre o escritório da kenjinkai.
- Cumprimento do diretor presidente