Boletim Mensal Setembro/2024

Relatório da 43ª Expedição Internacional dos Alunos de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu (1ª parte)

 

 

Na segunda quinzena de julho de 2024, o Gifu kenjinkai do Brasil recepcionou os alunos das escolas agrícolas da Província mãe.
No dia 24 de julho de 2024, quarta-feira, às 09:30, os 10 alunos de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifuken, Hitomi Matsuki, Kounosuke Toyama, Lina Bitou, Nagisa Ookuma, Natsumi Nishio, Ruruka Sano, Satsuki Niwa, Shinji Ono, Tomoyuki Kawamoto e Yuusuke Kobayashi, e 2 professores, Ayumi Mizuno e Shinji Inoura, desembarcaram do avião da United Airlines, voo UA845, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, SP, partindo do Aeroporto Internacional O’Hare, principal aeroporto da cidade de Chicago, estado de Illinois, EUA. A comitiva se acomodou no Hotel Nikkey Palace, na Rua Galvão Bueno, 425, bairro da Liberdade, cidade de São Paulo, SP, conhecido como bairro oriental. Após breve descanso, visitaram o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Pavilhão Japonês e Japan House, respectivamente localizados na Rua São Joaquim, no Parque Ibirapuera e na Avenida Paulista.

 

Na manhã seguinte, dia 25 de julho de 2024, quinta-feira, às 05:30, a comitiva partiu para a cidade de Itapetininga, onde visitaram a Usina Vista Alegre, localizada na Rodovia Aristides da Costa Barros, km 19, Bairro Pinhal, cidade de Itapetininga, Estado de São Paulo. Fundada em 1980 pelo Comendador Manuel Rodrigues Tavares de Almeida, a Usina Vista Alegre é uma referência na produção de açúcar VHP e de etanol, e na cogeração de energia elétrica a partir da biomassa. Uma história de superação e sucesso, impulsionada por inovação e sustentabilidade. O açúcar VHP que significa Very High Polarization é o açúcar bruto, menos úmido e ainda com a camada de mel que cobre o cristal do açúcar, por isso sua cor assemelha-se à do mel. Na visita, a comissão de recepção, liderada por Camila Suellen Leal de Freitas, explicou o processo industrial e as orientações de segurança do trabalho. A comitiva conheceu o processo de descarga de cana de açúcar a partir do caminhão, análise de concentração de sacarose da cana de açúcar no Laboratório de Sacarose, a sala de controle online da Usina, a cogeração de energia, a produção do etanol, a produção do açúcar VHP, subindo e descendo as escadas das instalações da Usina. No final da visita, foi oferecido um delicioso almoço no refeitório.

 

 

Na manhã seguinte, 26 de julho, sexta-feira, a comitiva foi apresentada aos demais colaboradores pelo acompanhamento dos alunos Kazuoki Fukuzawa, Joy Takahashi, Rubens Takeshi Shimizu, Jeferson Reginaldo Magário no Bunkyo de Registro. Neste encontro, a comitiva foi dividida em dois grupos:

1) 4 estudantes e o professor Shinji Inoura visitaram no período de manhã, na cidade de Pariquera Açú/SP, a Fazenda Pinheiros do Laticínios Schneider que é a detentora das seguintes marcas: “Leite Suisse” que representa os produtos oriundos do boi e “Va Bene”, que representa os produtos oriundos do búfalo. Tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo desde a recepção do leite até a produção e armazenamento de vários tipos de queijos, manteiga, leite pasteurizado e doce de leite. Visitaram também a criação de búfalos. Almoçaram na Rede Graal Petropen e continuaram no período da tarde na fazenda do Sr. Eizo Kawagoe, com a produção de mexerica, tangerina e banana, acompanhados por Rubens Takeshi Shimizu, Kazuoki Fukuzawa, Joy Takahashi, Priscilla Schneider Magário e Rafael Ikebe.

 

 

2) 6 estudantes e a professora Ayumi Mizuno visitaram no período da manhã, na cidade de Sete Barras/SP, a Fazenda Santo André, com a fábrica de laticínios de leite de búfala conhecida como “Levitare”, produtos feitos com fermento italiano onde conheceram o laboratório de análise do leite entregue por vários fornecedores, o processo de fermentação do leite de búfala para a fabricação de vários tipos de laticínios (queijo mussarela, burrata, requeijão, etc.), o processo de embalagem e o armazenamento dos produtos fabricados. Almoçaram num restaurante self service e, em seguida passaram em frente a Associação Desportiva Cultural Nipo Brasileira de Sete Barras, conhecido como Bunkyo de Sete Barras, em cuja fachada há um torii embutido na parede com desenhos do Monte Fuji e de uma imensa plantação de chá. Este Bunkyo fez parte da programação do Centenário da Colonização Japonesa de Registro, Iguape e Sete Barras, ciceroneada por Toraju Endo. No período da tarde visitaram a UNESP, unidade Campus de Registro, onde viram a plantação de banana e café, os experimentos com a criação de peixes, processo de secagem do café e viveiro de plantas nativas da região. Em seguida, fizeram city tour em alguns pontos turísticos pela cidade de Registro, conhecendo o Mercado Municipal, Vista ao Conjunto Arquitetônico KKKK (Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha), cujo objetivo da companhia ultra marítima era apoiar os imigrantes japoneses e centralizar as operações comerciais, industriais e burocráticas da empresa, mirante do Rio Ribeira de Iguape (uma bela vista do rio Ribeira, referência histórica do Município e Vale do Ribeira), acompanhados por Lina Harumi Shimizu, Jô Rangel, Mariéli Quirino Magario, Jeferson Reginaldo Magario e Jorge Noboru Nagao.

(continua)

(Texto: Jorge Noboru Nagao – Diretor vice-presidente da Guifu Kenjinkai do Brasil)

 

 

Alunos de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu

 

A Guifu-Kenjin-Kai do Brasil recebeu durante o período de 24 a 29 de julho de 2024, a 43ª Expedição Internacional dos Alunos de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu (líder Ayumi Mizuno, vice-líder Inoura e 10 alunos).
Esse programa está sendo realizado há 46 anos, com primeira edição em 1978, ficando suspensa somente nos anos da Covid. O objetivo principal é criar futuros gestores da indústria agrícola da Província de Gifu com uma visão global. No início era realizado estágio de 1 mês no Brasil, e posteriormente foi fundada a Associação Brasileira das Escolas Agrícola de Ensino Médio da Província de Gifu, tornando-se hoje uma grande associação.
Foram incluídos depois, estágios nos Estados Unidos e Holanda, e na edição atual, a estadia no Brasil está sendo de 6 dias.
Em Registro, cidade co-irmã de Nakatsugawa, os alunos fizeram home stay nas fazendas da região, conhecendo os cultivos de banana, chá, búfalo. Nas fazendas de criação de pirarucu, maior peixe de água doce do mundo, tiveram a oportunidade única de tocar e degustar o sashimi de pirarucu, assim como frito.
Durante a estadia, proporcionamos aos alunos uma programação bastante variada, como visitas à refinaria de álcool, fazenda com grande sistema de irrigação, CEASA, escritório da JICA São Paulo, etc.
No dia 28 de julho, realizamos uma excursão de 1 dia com os membros da Kenjinkai, para Santos.
Santos foi o local em que desembarcaram os primeiros 781 imigrantes japoneses, em 1908.
Realizamos visita ao monumento aos Imigrantes Japoneses, e tiramos fotos em frente à grande escultura da famosa artista Tomie Ohtake. Em seguida, apreciamos a bela paisagem da baía de Santos, no passeio de barco que durou cerca de 1 hora.
No porto de Santos, todos pudemos vivenciar a grande potência agrícola que é o Brasil, observando de perto os grandes navios tanque e cargueiros, bem como o impressionante local de carregamento de sucos de laranja, soja e demais grãos.
Após o passeio de barco, almoçamos no restaurante nikkei Estrela de Ouro, onde todos se deliciaram com os pratos ali servidos.
Após o almoço visitamos o Aquário, museu do Pelé, Museu do Café, andamos no bondinho de Santos que passa pelos bairros. Foi um passeio de confraternização muito agradável aos integrantes da expedição e associados da Kenjinkai.
Retornamos a São Paulo onde fomos a um restaurante chinês para o jantar de despedida.
Nossos associados estão sempre ansiosos pela vinda dos jovens alunos da Província, e acreditamos que oportunidades de interações como esta servem para aprofundar ainda mais os laços entre a Kenjinkai e nossa Província. No ano que vem iremos comemorar os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação firmado entre o Brasil e o Japão. Como o país mais distante, mas ao mesmo bem próximo, desejamos que o intercâmbio se torne cada vez mais ativo, e nos comprometemos a continuar apoiando este Programa. Aos membros da expedição nossos sinceros agradecimentos e um bom descanso.
Contamos com o empenho de todos para que se tornem o elo de ligação entre o Japão e o Brasil.

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – Diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 


ACONTECIMENTOS DE AGOSTO DE 2024

  • Dia 01: Pagas as despesas do Festival do Japão como conta de energia, gás e exautores ao Kenren.
  • Dia 09: Presidente Nagaya em viagem ao Japão.
  • Dia 13: Diretor Nagao foi recepcionar os policiais de Gifu que farão estágio de 6 meses em São Paulo.
  • Dia 23: Cartório avisou que o registro da Ata da Assembleia está aprovado.
  • Dia 26: Enviado ao banco e para Fundação Kunito Miyasaka a Ata da Assembleia registrada.

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE AGOSTO DE 2024

  • Data e hora: 19 de agosto de 2024 (seg), às 19:00
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Jorge Noboru Nagao (dir. vice-presidente), Iraci Hirano (diretora), Sonia Sakuma (diretora secretaria), Lina Shimizu (diretora regional)
    1. Cumprimento do diretor presidente
      • O treinamento no Brasil dos estudantes do ensino médio de agricultura da província de Gifu terminou com sucesso e expressou a gratidão aos membros da Kenjinkai por sua cooperação.
    2. Apresentação dos acontecimentos do mês julho pela diretora Sakuma.
    3. Apresentação da contabilidade do mês de julho pelo diretor Nagao.
    4. Selecionada, definida e divulgada bolsista Kenpi 2025(houve 2 candidatos).
    5. Referente ao registro de documento no cartório, vice-presidente Nagao e diretor Marcos Ono conversará diretamente.
    6. Outros