Participação no Tetsuya Odori de Gujo em agosto de 2024
Retornei ao Japão em agosto e participei do Tetsuya Odori da dança Gujo (realizado de 13 a 16 de agosto). Fui ao encontro do Sr. Shinniti Ueda, que conheci no encontro da GKI, residente em Gujo Hachiman. Sr. Ueda administra uma loja de butsudan (altar budista), fazendo também restaurações. Ele é um dos que cantam durante a realização do Gujo Odori.
Visitei a loja e conheci seus pais. Como ainda havia tempo até o Tetsuya Odori, ele me acompanhou num passeio pela cidade, visitando a orla do rio Yoshida, joka-machi e Castle Gujo Hachiman, locais de muita história e beleza.
Há 50 anos não participava do Tetsuya Odori, mas além da saudade, tinha uma grande missão a cumprir – participar do concurso e obter o certificado.
Na Guifu Kenjinkai do Brasil nos reunimos duas vezes ao mês, no sábado, às 13:30, para o ensaio da dança Gujo. Incentivado pela torcida desses membros, participei a partir das 20:00, com o concurso previsto às 22:00. A música do dia foi o Neko no Ko.
Dançar por 2 horas seguidas até o concurso foi cansativo, mas estava confiante. No entanto, mais de 60 mil pessoas estavam dançando, com somente 20 e poucos juízes avaliando. Havia pouca chance de ser notado e avaliado, então dancei com empolgação. Fui notado e o juiz disse para melhorar o movimento das mãos para ganhar o certificado. Por pouco não consegui, mas fiquei satisfeito por ter sido notado em meio a tantos participantes.
Prometi a mim mesmo que tentarei novamente na próxima oportunidade.
(Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu Kenjinkai do Brasil)
1ª Edição do Furusato Ii-Mono Ten e o encontro com um jovem
Mais de 130 pessoas, das quais 109 do Japão, vieram ao Brasil para participar do evento Furusato Ii-mono Ten, realizado junto ao Festival do Japão. Logo teremos o relatório geral concluído, mas podemos adiantar foi um grande sucesso, com muitos negócios concretizados.
O sucesso obtido foi graças aos jovens voluntários intérpretes da Kenjinkai, que interessados na língua japonesa se empenharam para aprender e reuniram-se no evento para dar a sua contribuição.
Sra. Lina da Kenren coordenou o trabalho dos intérpretes junto com a presidente do Shizuoka Kenjinkai, Sra. Helena Kawasaki. Sra. Helena, mesmo com a saúde debilitada, se empenhou na coordenação dos intérpretes, e não houve nenhuma reclamação dos 50 stands das empresas participantes vindas do Japão, em relação ao trabalho dos intérpretes. Reitero aqui nossos profundos agradecimentos à Sra. Helena.
Foram realizadas várias reuniões online com orientações e momentos para sanar as dúvidas, além de treinamento dado pelo Sr. Vinicius Akiyama sobre boas maneira e costumes no atendimento aos participantes.
Durante essas reuniões, chamou a minha atenção o jovem Wendell Tikara Sato (19 anos de idade, residente em Maringá e frequentando o 2º ano da faculdade de medicina), com japonês fluente, educado e participando ativamente nas reuniões. Soube que seu pai e irmãos são médicos, todos com japonês fluente. Tanto que seu irmão já foi campeão de concurso em japonês. O jovem Tikara queria ajudar no stand da província de Fukuoka, mas como não estavam nesta edição, pedimos ajuda no stand da Guifu-Kenjin-Kai.
Ele e a diretora Lina Shimizu cuidaram do stand da Guifu-Kenjin-Kai no Ii-Mono Ten, ajudando quando possível também no stand do Festival do Japão.
É um jovem muito sociável, prestativo e maduro para os seus 19 anos de idade.
Ficou hospedado em minha casa, com poucas horas de descanso durante os 3 dias, mas concluiu com muita disposição e alegria. Estava muito emocionado pois pôde trocar cartões de visita com mais de 200 pessoas, entre representantes vindos do Japão, participantes e visitantes do Festival do Japão.
No stand da Guifu-Kenjin-Kai no Festival do Japão aprendeu com facilidade o preparo do takoyaki. Ele foi de grande ajuda em todos os setores.
Após 1 semana dele retornar a Maringá, realizamos confraternização pós Festival do Japão. Ele, seus pais e irmãos vieram de Maringá, de carro, para participar. O jovem Sato transmitiu aos seus pais a emoção de ter participado do Festival do Japão, e eles, por sua vez, vieram à confraternização para transmitir-nos a alegria de seu filho pela nova experiência. Ficamos muito emocionados com a presença surpresa da família.
(Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu Kenjinkai do Brasil)
ACONTECIMENTOS DE JULHO DE 2024
- Dia 4:
- Efetuado deposito para reserva no Coco Bambu para encontro dos provincianos no dia 11.
- Enviado aos artistas por e-mail e whats app convite para inscrição da 20ª Exposição de Amizade Nipo-brasileira.
- Dia 10: recebido e assinado o contrato de apoio para 20ª Exposição de Amizade Nipo-brasileira da Fundação Kunito Miyasaka.
- Dias 12 a 14: Participação no Festival do Japão com a ajuda de aprox. 50 voluntários.
- Dia 22: Reunião mensal da diretoria.
- Dia 24: vinda da Expedição dos estudantes de agricultura de Gifu com permanência de 6 dias no Brasil, com visitas a museus, Usina de Álcool em Itapetininga, visita a Fazenda do Sr. Ooi para conhecer o sistema de irrigação com pivô central, home stay na casa de alguns produtores agrícolas em Registro, etc.
- Dia 28: Expedição dos Estudantes e associados foram a Santos para viagem de 1 dia.
RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE JULHO DE 2024
- Data e hora: 22 de julho de 2024 (seg), às 19:30
- Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Jorge Noboru Nagao (dir. vice-presidente), Sonia Sakuma (diretora-secretária), Lina Shimizu (diretora regional), Iraci Hirano (diretora), Cecilia Hashizume (conselheira fiscal suplente), Lilian Kodama (conselheira fiscal) e Eliza Yumi Kuwahara (conselheira fiscal).
-
Cumprimentos do diretor-presidente:
-
Agradeceu a todos pela ajuda no stand da Kenjinkai no Festival do Japão;
-
As vendas foram boas, como na edição anterior;
-
Apesar de ser a primeira edição, o Furusato Ii-Mono Ten foi um grande sucesso. Cerca de 130 participantes vieram do Japão, e ficaram admirados com a escala do Festival do Japão, mudando até mesmo suas percepções em relação do Brasil. Estavam muito interessado em entrar no mercado brasileiro, e satisfeito por conseguir várias negociações;
-
Realizado com sucesso o Encontro dos Provincianos de Gifu da América do Sul, com a participação do secretário-geral Sr. Takayuki Nagaya da Argentina Gifu Kenjinkai e família e representantes da Província;
-
Repassado os preparativos para a recepção dos alunos de escolas agrícolas;
-
Apresentado a programação da excursão de 1 dia com os alunos de escolas agrícolas;
-
Chegaram no dia 13 de agosto, os policiais da província de Gifu para o estágio de língua portuguesa. Ficarão em home stay em São Paulo;
-
-
Apresentação dos acontecimentos do mês de junho pela diretora Sakuma;
-
Apresentação do movimento contábil do mês de junho pelo diretor tesoureiro Nagao;
-
O diretor vice-presidente Nagao relatou sobre a questão do escritório da Kenjinkai;
-
O diretor vice-presidente Nagao relatou sobre a questão do registro de documento no cartório;
-
Apresentado relatório sobre participação no Festival do Japão.
-