Boletim Mensal Junho/2024

Bolsista Fernanda Imai Yamakawa
Relatório de atividades maio/2024

1.Relativo à chegada ao Japão
A viagem para o Japão foi longa, mas confortável. Prontamente ao chegar no país, um cartão de residência foi emitido na seção de emigração do Aeroporto de Haneda. Este cartão, que serve de identificação para estrangeiros que residem no Japão, ainda estava incompleto. Assim, após a chegada à respectiva província, é necessário comparecer ao Gifu City Hall para preencher informações de endereço e contato, bem como submeter detalhes da chegada à província e à universidade aos seus respectivos órgãos. Com o auxílio da bolsista de 2023, Alissa Hibino, estes foram realizados.
Aspectos burocráticos foram discutidos durante a orientação para novos bolsistas na prefeitura da província, aonde fui também devidamente instruída quanto a diversos tópicos de minha vivência no Japão.

 

2. Quanto à Universidade e início dos trabalhos científicos
Após a apresentação aos demais alunos do laboratório do Prof. Dr. Masafumi Shimizu, treinamento foi iniciado quanto ao modus operanti e procedimentos de segurança dentro do laboratório. Já no início do mês de abril, os diversos projetos de pesquisa em progresso no laboratório foram apresentados e discutidos. Após um período experimental, a inclusão no projeto de pesquisa de screening de agentes de biocontrole para Ralstonia solanacearum, agente etiológico da Murcha Bacteriana do Tomateiro, foi definida. Atividades foram iniciadas em maio com o uso de bioensaios em tomateiro para avaliar e comparar a eficiência de potenciais agentes de biocontrole, tomando como base pesquisas realizadas anteriormente pelo grupo de pesquisa do Prof. Shimizu.

 

Cheguei no meio da primavera, e assim, pude acompanhar a mudança repentina trazida pelo final do inverno. O clima estava ameno, mas aos poucos foi esquentando. Talvez por causa disto, o florescimento das cerejeiras esteve atrasado, e pude vê-las pela primeira vez.

 

Na mesma semana em que as flores de cerejeira se abriram, o Prof. Shimizu nos levou para o Parque de Yoro para apreciar a sua beleza.

3. Quanto à vida diária e passeios.
Os cenários do Japão são completamente diferentes daqueles do Brasil. Tanto em relação à disposição das estruturas (prédios, lojas, ruas), quanto como à sua limpeza e conservação. A universidade é rodeada de pequenas plantações dos residentes, criando um ambiente agradável de se habitar. O transporte público dentro da cidade e para fora é rápido, efetivo e nada caro; para localidades mais próximas, ainda, é extremamente prático apenas andar de bicicleta.
Em relação à alimentação, é igualmente divertido cozinhar com a abundância de ingredientes e temperos locais, ou visitar diversos restaurantes ou cafés pela cidade.
Quanto a passeios, tive a oportunidade de visitar outras localidades em algumas ocasiões. Ao Norte da província visitei a vila de Tanekura, em Miwagawacho:

  

Trabalho voluntário em um campo de myoga em Tanekura. Os trabalhos serão realizados durante o período de um ano, então poderemos acompanhar o passar das estações!

   

Apesar da maioria de meus passeios terem sido fora da cidade de Gifu, dentro da própria cidade existem muitas coisas para conhecer e para fazer!
Por conta de pouco tempo ter se passado desde minha chegada, ainda não realizei muitos passeios. Porém, espero pode visitar outros lugares, e aprender mais sobre a história e cultura deste país. Mesmo sem ter tido muitas experiencias até agora, tenho muita esperança de que será um ótimo ano!

(Texto: Fernanda Imai Yamakawa – bolsista 2024)

 

 

Participação no 1º encontro dos Kenjinkais

 

Muitas vezes as atividades do Kenjinkai concorrem com outras obrigações, estudo, trabalho e lazer do dia a dia e não conseguimos dedicar um tempo de qualidade para discutir e planejar o futuro destas associações. Frente a isso, participar do 1º encontro organizado pelo Kenren foi excelente, pois não somente permitiu dedicar um tempo de qualidade ao planejamento, como também pude interagir e conhecer outros Kenjinkais, seus membros e discutir ideias para o futuro. Também foi uma experiência positiva para perceber que os desafios que encontramos no Gifu Kenjinkai é o mesmo de outros Kenjinkais e podemos unir esforços para superá-los.
Acredito que seria interessante ter mais atividades deste tipo e, na minha opinião, a união e colaboração serão pontos importante para o desenvolvimento e continuidade dos Kenjinkais.

(Texto: Henrique Shinki Kodama diretor da Guifu kenjinkai do Brasil)

 

 


ACONTECIMENTOS DE MAIO DE 2024

  • Dia 06: Efetuado fechamento do câmbio, remessa do subsidio de 2023 (enviado pelo governo de Gifu).
  • Dia 10: Enviado ao governo de Gifu solicitação de subsidio ano 2024.
  • Dia 13: Recebido do cartório comunicado sobre a rejeição do registro da Ata de Assembleia
  • Dia 17: Reunião da comissão organizadora da exposição de pintura.
  • Dia 17: Diretor Sr. Nagao reuniu com a advogada de um dos proprietários do edifício
  • Dia 21: Reunião mensal da diretoria. A secretária sra. Sasaki comunicou a decisão de deixar de prestar serviços a kenjinkai. Agosto será último mês.
  • Dia 26: Undokai GMG

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE MAIO DE 2024

  • Data e hora: 21 de maio de 2024 (ter), às 19:30
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Jorge Nagao (dir. vice-presidente), Sonia Sakuma (dir.secretaria ), Henrique Kodama (diretor), Marcos Ono (diretor), Mitsuo Ono (cons. Fiscal), Alissa Hibino (nova cons. Fiscal), Kenzo Sumikawa.
    1. Cumprimentos do diretor presidente
      • Diretora Sakuma participou da reunião enquanto se encontrava no hospital após a cirurgia, estamos sensibilizados com o sentido da responsabilidade e desejamos sua rápida recuperação;
      • A reunião ficou animada com a participação dos jovens Alissa e Kenzo;
      • Ajuste dos preços do takoyaki para os dias 1 e 2 de junho;
      • Pedido de colaboração para o Undokai no dia 26;
      • Pedido de ajuda para o preparo do takoyaki na casa do presidente no dia 30;
      • Houve relatório explicativo sobre o preparo para 25º Festival do Japão nos dias 12 a 14 de julho, pela Sra Beth (esposa do presidente);
      • Relatório explicativo sobre a “1ª Expo Japan Furusato Ii mono tem” que será realizado ao mesmo tempo no recinto do Festival do Japão.
        • Contamos com 3 participantes do Japão. Os participantes incluem a Divisão de Apoio à Distribuição de Produtos da Província de Gifu, o produtor de saquê Chikono-iwa da cidade de Toki e do saquê Miwa na cidade de Ogaki.
        • Contamos também com a participação de 5 colegas do Gifu Kenjinkai/ Argentina, realizaremos a Festa de boas-vindas na noite do dia 11. (Alteração do 1º encontro dos provincianos Sul-Americano do Gifu);
      • Em 13 de agosto 2 oficiais da polícia de Gifu virão ao Brasil para o Programa de Treinamento de Idiomas, passarão 6 meses para o treinamento, e a Kenjinkai confirmou sua máxima cooperação;
      • Comunicado que a 20ª Exposição de amizade Nipo-brasileira será realizado mais uma vez no salão do Consulado Geral do Japão;
      • Do dia 24 a 29 de julho receberemos a visita da 43ª Expedição dos Estudantes de Ensino médio de Agricultura;
    2. Apresentação dos acontecimentos do mês de abril pela diretora Sakuma;
    3. Apresentação do movimento contábil do mês de abril pelo diretor Nagao;
    4. Diretor Nagao relatou sobre a reforma do prédio onde está localizado o escritório;
    5. Relatório sobre o registro da Ata de Assembleia no cartório;
    6. Troca animada de opiniões sobre o estado ideal do escritório da kenjinkai;
    7. Pedido de cooperação ativa nas atividades da kenjinkai.