Boletim Mensal Maio/2023

NÃO QUERO ENVELHECER, CARA

 

Neste mundo, existem sistemas e sistemas que cuidam dos idosos de várias maneiras, e nós, idosos, somos verdadeiramente gratos. Neste “paraíso dos velhos”, é popular por assim dizer algo chamado “Senryu de Prata” (verbetes com temas com o cotidiano dos idosos). Não importa qual leia, é apenas uma obra cheia de piadas e de um riso inteligente e com classe. Aqui, vou pegar alguns senryu, olhando para alguns deles enquanto evoco um “sentimento de autodestruição”. (infelizmente, os autores de todas as obras-primas são desconhecidos).

(ALGO) QUE NOS ESCAPA
“Oi, Sr. Hibino”. Quando me virei, havia um rosto indescritivelmente nostálgico.
“Bem, já faz um tempo. Como você está?”
“Como vai você, está ganhando dinheiro?”
“Atualmente, não é nada de especial.”
E assim por diante, enquanto nos cumprimentávamos de uma forma desconexa, minha mente se enchia de uma impaciencia indescritível enquanto meus pensamentos iam e vinham. Por alguma razão, seu nome está na minha garganta, mas não consigo ir adiante.O que é isso, a outra pessoa disse claramente meu nome. Não importa o quanto sejamos amigos, é totalmente indelicado. Nós separamos naquele dia, cheio de sentimentos de desculpas ao longo da conversa. Ultimamente, tenho me esquecido muito o nome das pessoas.
*Faz um tempo, sem mencionar o nome, até breve
*Olá, sem lembrar, adeus

KENJINKAI
Hoje na associação, temos torneio anual de yakisoba. É um grande encontro de idosos neste dia. Outro evento é o de fazer moti uma vez por ano, onde os jovens dão o seu melhor, mas o “concurso de yakisoba” não exige força, por isso são apenas os idosos. Enquanto tomam umas bebidas, florescem em conversa fiada.
*Voluntariado, tanto fazer, como ser voluntario idoso

DEFICIENCIA AUDITIVA
Não sou muito bom em mesas redondas com grandes grupos de pessoas. Deixando de lado o momento em que cada um apresenta sua opinião, na hora de bate-papo, como sempre, fico completamente desamparado. Não é raro que não consigo ouvir quem disse o que, e é uma luta muito chata, combinar com o ambiente e rir juntos.
*Inaudível, emitindo falso riso, imitando o vizinho

TROCA DE OPINIÕES
Especialmente nesta recessão, não se pode evitar que o mundo esteja um pouco de mau humor. Um jovem casal Nikkei com dois filhos pequenos, administrava uma quitanda (mercearia) do outro lado da rua, fecharam a loja e foram trabalhar no Japão. Eu disse a minha esposa, “Tens sorte de ter sido a minha mulher”. Aí ela respondeu “De que estás falando? Eu vim ter contigo”.
*Eu é que vim, você veio, e se passaram 50 anos
*Mulher insatisfeita, marido paciente há 50 anos

MANUTENÇÃO DE SAÚDE
Diz-se que dormir cedo e acordar cedo é o primeiro passo para manter uma boa saúde, mas, no meu caso, meu tempo de sono diminuiu à medida que envelheci. Não preciso mais do despertador.
*Acordo e aguardo o despertador tocar

EXAME DE SAÚDE
Depois de muito tempo (à medida que envelhece, será “sempre de em muito tempo”) fiz um check-up de saúde. O resultado, como esperado, é perda de visão e de audição, aumento da próstata, todas estas são doenças geriátricas. Procurar aconselhamento médico especializado. A doença, é uma condição médica que irá piorar sem melhorar no futuro.
*Tornar-se velho, os custos com bebidas, mudam de álcool para remédio
*O que devo fazer, parando de beber e fumar nesta idade?
*Pior que cigarros, as queixas da minha esposa
*Antes era no bar, agora no hospital

PEGANDO A CANETA
Apesar da falta de talento literário, pego na caneta sem qualquer pretensão. À medida que envelheço, escrever fica mais difícil. Pensando bem, quando era jovem, eu escrevia sem problemas, chego a esta conclusão verificando as anotações de viagens de negócios, relatórios mensais de vendas etc. No entanto, hoje em dia quando começo a escrever, o que estou a escrever e o que estou a pensar estão sempre indo e vindo e, além disso, esqueço os caracteres do kanji. Enquanto procuro kanji no dicionário, esqueço-me da frase que eu estava pensando em escrever. Demoro um pouco para me lembrar disso. Quanto tempo levo para terminar de escrever uma linha? Este é um sinal perfeito de envelhecimento.
*Esquece letras, enquanto pensa, esquece frases.
* Aprende um, esquece três, de meia-idade a velhice

VIDA APÓS A MORTE
Aqueles que partiram para o outro mundo só podem voltar uma vez por ano durante o Obon. Nunca ouvi falar de alguém que voltou à vida presente.
*O outro mundo, deve ser um lugar muito bom
*Eu quero fazer, uma viagem de um dia para o céu
*Lustrando meus óculos de leitura, certifico o obituário

COMO UM APÊNDICE
*Os velhos, não sabem da idade avançada
*É aquilo, aquilo o pronome que aumenta ano a ano
*Pessoas que ficam velhas e gordinhas, pessoas que ficam afiadas
*Não sou um herói, mas gosto da sensualidade
*A longevidade é aborrecida, quando não se é o mais velho
*A narrativa apaixonada do avô, faz o neto bocejar
*Pai gritando, para secretária eletrônica falar devagar
*Medidor de tensão arterial, medir até ficar satisfeito
*Oitenta anos, contando a idade de um filho morto

NO FINAL
Considerando o pano de fundo da popularidade deste senryu de prata (poema mais curta) e o estado de espírito dos autores do senryu, podemos notar que o “ridículo” e “autotortura” são visíveis, e o público em geral que o lê é do mesmo pensamento. Afirmações de alto nível como “Respeitar o bem estar dos idosos” são apenas isso, uma afirmação! O verdadeiro pensamento não seria “Todos os velhos do mundo, ponham-se a andar deste mundo para o outro”.
O que? Esta é outra ideia autodestrutiva?
Não, eu não quero envelhecer, cara!

(Texto original em japonês Kenichi Hibino ex-diretor da Guifu Kenjinkai do Brasil)

 

Orgulho de se formar na Nagara High School!

Meu nome é Mitsuyoshi Nagaya, aluno da 29ª turma da Escola Secundária de Nagara. nascido em 1959, tenho 63 anos, portanto me formei há exatos 45 anos. Depois disso, por influência de meu irmão mais velho, entrei em uma escola de judoterapeuta e obtive qualificação.
Ingressei em uma clínica afiliada a uma escola vocacional de quiropraxia e a uma clínica afiliada em Toquio. E por meio dessa conexão fui designado para estabelecer uma clínica de quiropraxia em São Paulo, Brasil.
Acabei me casando com uma nipo-brasileira (2ª geração), abri meu próprio negócio e moro no Brasil há 40 anos, administrando uma clínica de reabilitação com meus 3 filhos (ambos médicos).
Quando vou para o exterior, as pessoas daquele país sempre me fazem muitas perguntas sobre o Japão. Cada vez, eu tinha dolorosa percepção de que não sabia nada sobre o Japão, onde morei por mais de 20 anos, foi o mesmo com a minha cidade natal Guifu. É por isso que, junto com a saudade de casa, me interessei pelo Japão e Guifu e comecei a fazer muitas pesquisas por conta própria. E percebi, “Que país, que cidade natal maravilhoso em que eu vivia!”
Com os sentimentos e a razão de que se estou aqui hoje é por causa da minha cidade natal, onde nasci, cresci e fui criado, queria retribuir, então ajudei no Guifu Kenjinkai há 12 anos. No entanto, desde o início notei a diminuição nos números de associados a cada ano, e um desafio comum para os kenjinkai que é a falta de membros jovens. Fiz proposta de que, a partir de agora, as associações deveriam trabalhar juntos e se revitalizar, mas início prematuro? Não houve ninguém que concordasse comigo e o tempo passou. Curiosamente na pandemia do coronavírus, onde o online se tornou rotina diária, senti que agora seria a chance de agir e em fevereiro de 2021 tomei uma atitude e em apenas 3 meses estabelecemos “Gifu Kenjinkai Internacional – GKI” com 26 membros de Guifu Kenjinkai de mundo todo.
Em 1 ano e 5 meses após a criação da GKI, realizamos a 1ª Convenção Mundial de Guifu Kenjin, e a 1ª Cúpula Mundial de Guifu Kenjinkai em outubro de 2022, um desejo acalentado há 10 anos. Foi um grande evento com 600 participantes. Na cerimônia, a prefeitura e o GKI assinaram um memorando de entendimentos sobre a expansão dos produtos de Guifu no exterior.
Declaramos que usaremos nossa rede para promover “as coisas boas” de Guifu para o mundo inteiro. E no ano passado, todos os alunos do 3ºano da Nagara High School, participaram de uma palestra online, com os membros da GKI como palestrantes, esperamos ter proporcionado uma oportunidade para os jovens voltarem os olhos para o mundo, mesmo que seja um pouco. Também através do GKI, gostaria de ajudar a conectar Guifu e o mundo.
A raiz desses sentimentos, talvez seja o espírito de fronteira aprendido na Nagara High School. Pessoalmente, tive muitos arrependimentos no ensino médio, essa experiencia deve ter sido um fertilizante na minha vida, e acho que teve algo a ver com o fato de eu ter me tornado um terapeuta de judô após ser reprovado no vestibular.
No entanto, tive a ideia de que algo não havia sido feito o suficiente, e aos 53 anos matriculei me em um curso de fisioterapeuta em uma universidade noturna.
Tive muita dificuldade para equilibrar com o trabalho e a barreira do idioma, mas fui um dos 4 de 45 colegas de classe a se formar diretamente na universidade em quatro anos, aos 57 anos de idade. Tive uma sensação de dever cumprido. A partir dessa experiência, acredito que se você não desistir e trabalhar duro, seus sonhos se tornarão realidade. Por favor não tenha medo de falhar e dê o 1º passo! Os resultados sempre virão.
Acredite que não importa se algo der errado, você sempre poderá recomeçar! O inverno transformará em primavera! Que essas palavras sejam uma mensagem,
Por fim, de longe no Brasil, desejo à Nagara High School e a Associação de ex-alunos prosperidade contínua boa saúde e felicidade a todos vocês.

(Mitsuyoshi Nagaya Extraido da revista alunos da Nagara High School 29 turma-maio/23)

 

 


ACONTECIMENTOS DE ABRIL DE 2023

  • Dia 01 Sra Rose N. Suzuki retirou a seladora.
  • Dia 11 Consulado Geral do Japão informou que neste ano de 2023 o salão de eventos não
    será disponibilizado, pois o consulado inteiro entrará em reforma, sem data definida.
  • Dia 12 Recebi carta de desligamento da diretoria do Sr. Kioski Kaneko
  • Dia 18 Reunião da comissão dos organizadores da 19ª Exposição de Pintura.
  • Dia 24 Reunião mensal da diretoria

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE ABRIL DE 2023

  • Data e hora: 24 de abril de 2023 (2ª feira) às 19h
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Jorge Noboru Nagao (dir. tesoureiro), Sonia Sakuma (dir. secretaria), Marcos Ono (diretor), Henrique Kodama(diretor), Lina Shimizu (dir. regional), Mitsuo Ono (Cons. Fiscal)
    1. Cumprimentos e agradecimentos do dir. presidente aos participantes
      • Informou que a Cerimônia contara com a presença do vice governador Takanori Kawai
      • Com a mudança de pessoal na prefeitura, Sr. Yazaki (veio para a Cerimônia há 5 anos), assumiu o comando da divisão de apoio à distribuição de produtos da prefeitura
      • O Sr Kousaku Ando foi nomeado responsável para o projeto do envio de estudantes agrícolas do ensino médio da prefeitura
    2. Apresentação dos acontecimentos do mês de abril, foi informado que o sistema de recebimento da expedição dos estudantes de agricultura está pronto
    3. Apresentação do movimento contábil, e confirmado o recebimento da subvenção do governo
    4. Sobre Undokai da GMG, graças ao empenho do casal Ariga Marcelo e Sueli os preparativos estão em andamento, diretor Nagao gravou no pen drive as canções do Undokai, e incentivar a participação dos ex-bolsistas.
    5. Gujo Odori – esforços para definir datas de treino e comunicação liderado pelo diretor Marcos Ono
    6. Definição para a cerimonia
      • Sra Elizabeth Nagaya, decoração da cerimônia, aquisição do material
      • Fest. Do Japão estabelecido o valor: Takoyaki R$30,00, Gohei mochi R$ 12,00, Keichan R$ 25,00
      • meta para venda: Takoyaki 4.000unid., Gohei mochi 800unid., Keichan 500unid.
      • Apresentação do esboço do programa cerimonial
      • Confecção do catálogo – Sonia e Marcos
      • Promover doações para cerimoniais.