Boletim Mensal Abril/2023

Participação no 1º Encontro Mundial dos Provincianos de Gifu e Passeio Turístico Pelo Japão (4)

 

01/novembro (terça-feira) – 2º dia de passeio de ônibus

O buffet do café da manhã do hotel Suimeikan era bem variado, e tudo uma delícia. Comemos fartamente já pela manhã. Estava difícil até de me mexer, mas fizemos check out e partimos para Takayama. Infelizmente, chovia em Takayama. Fomos recebidos pelo Sr. Tomokazu Nagata, chefe da Divisão de Estratégia Internacional da prefeitura de Takayama, que nos conduziu no turismo pela cidade.
Descemos do ônibus e partimos a pé para o passeio, visitando o prédio histórico Jinya Takayama. As árvores do jardim interno estavam em plena coloração de outono, arrancando vozes e admiração de todos.
Visitamos o prédio histórico, e Sr. Nagata nos levou para visita a feira matutina.
No caminho ele nos ofereceu mitarashi-dango. Experimentamos, pois seria mais uma referência para o gohei-mochi, que venderemos no Festival do Japão. Provamos também o sushi de hida-gyu.
Sua textura parecia derreter na boca. Seria interessante um dia apresentar o hida-gyu no Brasil.
Compramos conservas no asa-ichi, retornamos ao ônibus, agradecemos ao Sr. Nagata e partimos para Shirakawa-go.
No caminho, fizemos uma parada no restaurante Lucky do Sr. Masahiro Fujii, associado do Furusato Gifu Kenjinkai, para almoço. Provamos o houba-yaki de hida-gyu, um prato muito interessante.
Foi uma excelente escolha ao solicitarmos ao encarregado da Província para programar o almoço no restaurante do Sr. Fujii, tanto pelo sabor como pela localização, com um rio nos fundos margeado de árvores nas cores do outono.
Depois visitamos Shirakawa-go, reconhecida pela UNESCO como. Patrimônio Mundial da Humanidade. Aqui também estava em plena coloração de outono, uma vista encantadora. Passeamos pela aldeia, comprando houba-miso, e visitamos a residência Wada. O Shirakawa-go, orgulho nacional do Japão, era um dos pontos da visita mais esperada pelos integrantes da viagem.
Acredito que todos tenham aproveitado essa paisagem tipicamente japonesa. Passeamos sem pressa pela aldeia e dirigimo-nos para Hirayu Onsen de Okuhida, local do próximo pernoite.

Chovia, e o guia da empresa de turismo sugeriu alteração de rota, mas decidimos arriscar e fomos para o teleférico Shinhotaka. O teleférico conta com 2 trechos, sendo a nº 1 com 573 m de extensão (da estação Shinhotaka Onsen até a estação Nabedaira Kogen, a uma altitude de 188m, trecho completado em 5 minutos) e a nº 2 com 2,598 m de extensão (da estação Shirakabadaira a estação Nishihotakaguchi, altitude de 848 m, trecho completado em 7 minutos). O trecho nº 2 é o primeiro no Japão com gôndolas de 2 andares. Chegando ao ponto final do teleférico, no alto da montanha a paisagem era de neve. Na base era chuva, e no topo caía a primeira neve da estação. Alguns integrantes viam a neve pela primeira vez, e estavam muito satisfeitos.
O guia comentou: – Deu tudo certo, foi muita sorte. – Foi bom termos arriscado.
Apesar da chuva, a paisagem do outono estava linda, a neve no alto da montanha criando um contraste de ar misterioso.

 

02/novembro (quarta-feira) – último dia de passeio de ônibus

Tomamos o café da manhã farto no self-service do hotel e partimos para a cidade de Gujo.
No Kyuu-tyosha em Gujo nos separamos em 2 grupos, um dos grupos para aula experimental da dança Gujo.
Nós da Guifu Kenjinkai do Brasil divulgamos a dança Gujo em São Paulo. Ensaiamos assistindo DVD, e tivermos a oportunidade de ensaiar com a professora do DVD. Foi maravilhoso.
O outro grupo passeou pelas ruas de Hachiman-cho, aproveitando para curtir e acumular lembranças da viagem. Tivemos a participação especial do Sr. Shinichi Ueda (membro do Furusato Gifu Kenjinkai), que foi retratado no entretenimento do Encontro Mundial. Foi uma emoção ensaiar a dança Gujo com seu canto ao vivo.
Sr. Shinichi Ueda administra nos seus nos seus horários disponíveis uma loja de produtos budistas. Visitamos a loja para cumprimentar seus pais.
No horário do almoço fomos recebidos e saudados pelo Sr. Osamu Aoki, prefeito da cidade de Gujo. e fomos todos almoçar kei-chan. Saboreamos devagar o prato, para memorizar bem o sabor, pois seria um dos pratos da Guifu-Kenjinkai para o Festival do Japão. Sr. Ueda nos presenteou com toalhas estampadas do Gujo Odori, recebemos o certificado da aula, nos despedimos e retornamos à cidade de Gifu. O presidente do Washington D.C. Gifu Kenjinkai Sr. Sunny Fujii, a presidente do Canadá Gifu Kenjinkai Sra. Chiyo Dolhan, a vice-presidente da GKI Sra. Mika Ono e funcionários da Divisão Internacional da Província acompanhou o nosso grupo até a estação Nagoya. Fizemos nosso último pernoite em Shinagawa, Tokyo, suamos para conseguir montar nossa bagagem. Cada um aproveitou a última noite para andar pela cidade.
No dia 3 de novembro, partimos em 2 grupos, de ônibus, um para o aeroporto de Haneda e outro para o aeroporto de Narita. Foi uma viagem maravilhosa de mais de 2 semanas pelo Japão, sem nenhum imprevisto como acidentes ou doenças, uma ótima oportunidade para todos conhecerem a província de Gifu.
Nossos sinceros agradecimentos a todos. Muito obrigado!

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

 

Gifu – Gifu Kenjinkai Internacional (13)
Tokyo Gifu Kenjinkai

 

Há 120 anos, em 1902, foi fundada a Gifu Ken Gouyuu-kai, hoje Tokyo Gifu Kenjinkai.
Ainda não havia sido deflagrada a Guerra Russo-Japonesa, e para os provincianos de Gifu, Tokyo era uma metrópole muito distante. Em uma época assim, os provincianos que partiam para Tokyo buscavam apoio nos conterrâneos que já haviam alcançado sucesso ali. Assim formou-se o grupo das pessoas que obtiveram sucesso e dos que buscavam apoio, reunindo-se para ajudar e encorajar um ao outro.
Antes da guerra, havia outro grupo formado pelos empresários de empresas de pequeno e médio porte. Após a guerra os grupos foram oficialmente unidos, e a primeira assembleia realizada na residência do primeiro ministro.
A história da nossa Kenjinkai, fundada por grandes personalidades da nossa terra natal, remonta a mais de 1 século, e o papel da associação passou por grandes mudanças acompanhando as mudanças da sociedade. Nos dias atuais, com a diminuição das ocasiões em que se busca a ajuda dos conterrâneos, o número de adesões não tem aumentado. Mas temos realizado regularmente eventos como palestras e confraternizações para fortalecimento das relações entre os membros, estimular o encontro de diferentes pensamentos, e uma oportunidade valiosa para refletir sobre formas de contribuir com o desenvolvimento de nossa terra natal. Na área metropolitana de Tokyo há várias associações de formandos de mesmas escolas ou pessoas vindas de mesmas regiões, mas de provincianos de Gifu, em Tokyo, a nossa Kenjinkai é a única.
Devido melhoria no sistema de transporte e rede de comunicação, sentimos diminuir a distância entre Gifu e Tokyo. Com a procura em massa das pessoas pela região metropolitana, nota-se o despovoamento e envelhecimento da população do interior, assim como na Província de Gifu. O objetivo da nossa Kenjinkai é fortalecer os laços entre os membros, buscar melhoria na assistência social e contribuir com o desenvolvimento da Província. Entre os membros temos líderes políticos e grandes empresários. Esperamos empenho de cada membro da Kenjinkai em refletir como podemos contribuir com nossa Província.
Como uma das Gifu Kenjinkais do Japão iremos contribuir de forma ativa no 1º Encontro Mundial dos Provincianos de Gifu, que será promovida pela GKI, no próximo outono. Espero que o evento ajude com a revitalização da Província.

Yasunori Yoshimura – Presidente do Tokyo Gifu Kenjinkai, natural da cidade de Gifu, professor honorário do Keio Gijuku Daigaku (Universidade Keio), vice reitor da Universidade Médica de Fukushima e Ex-Assessor do Secretariado do Gabinete
Mensagem: Unindo o Amor Por Gifu! Será o tema principal do Encontro Mundial dos Provincianos de Gifu previsto para o próximo outono. Fui contagiado pela paixão por Gifu, do presidente Mitsuyoshi Nagaya do Brasil Gifu Kenjinkai, idealizador deste evento. Nós, da Tokyo Gifu Kenjinkai, torcemos e contribuiremos pelo sucesso do evento.

(Jornal de Gifu – maio de 2022).

 

 


ACONTECIMENTOS DE MARÇO DE 2023

  • Dia 2: Instalação de persiana na janela do escritório;
  • Dia 6:
    • Definido a empresa de ônibus AS Service, para prestar serviços ao período da estada dos estuantes de agricultura;
    • Realizado contato com USP Piracicaba para tratar da visita dos alunos das escolas agrícolas. Ainda não é possível reservar a agenda do professor;
  • Dia 7: Recebido confirmação do valor do subsídio da Província;
  • Dia 15: CEASA aprovou a visita do dia 24 de julho. Solicitou envio antecipado dos dados do carro e lista de visitantes;
  • Dia 16: Usina Vista Alegre aprovou a programação de visita no dia 26 e julho;
  • Dia 22: Entregue ao presidente Nagaya ienes para compra dos produtos típicos da Província para a cerimônia comemorativa e material da AGO;
  • Dia 24: Despedida da srta Alissa Hibino, bolsista Kempi 2023;
  • Dia 27: Reunião Ordinária da Diretoria.

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE MARÇO DE 2023

  • Data e hora: 27 de março de 2023 (seg), às 19:00
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Jorge Noboru Nagao (dir. tesoureiro), Sonia Sakuma (dir. secretária), Iraci Hirano (diretora), Henrique Kodama (diretor) e Cecilia Hashizume (cons. fiscal suplente)
    1. Cumprimento diretor-presidente;
      • Informou sobre despedida da bolsista Kenpi 2023 Sra. Alisa Hibino e agradeceu pela participação no 4º Simpósio realizado pela Kenren e Consulado Geral do Japão;
      • Informou alteração de cargos na prefeitura da Província de Gifu. Foram transferidos o chefe da Divisão Internacional Sr. Ejiri e coordenador Sra Sobajima. No lugar do Sr. Ejiri assumiu o Sr. Hiroki Sakai. Foram transferidos também os Srs. Kuwabara e Aoki da Divisão de Apoio à Distribuição dos Produtos da província;
      • Sra. Sueli do Gunma Kenjinkai visitou o local de realização do Undokai que será promovido pela GMG, em 28 de maio, e conversou com o responsável. Será possível emprestar os materiais para as provas do undokai;
      • Foi definido colocação de 7 pontos de gás e 4 de luz, no layout do stand FJ24 de gastronomia da Guifu-Kenjinkai;
      • Solicitou participação dos diretores na viagem dos estudantes, no dia 23 de julho;
    2. Apresentação dos acontecimentos do mês de fevereiro pela dir. secretária Sakuma;
    3. Apresentação do movimento contábil do mês de fevereiro pelo dir. tesoureiro Nagao;
    4. A dir. secretária Sakuma relatou sobre a participação no 4º Simpósio;
      • Informou que durante a reunião foi apresentada uma sugestão em manter um registro do evento e receitas dos pratos oferecidos da área de gastronomia do Festival do Japão;
    5. Sobre a cerimônia comemorativa, a cons. fiscal suplente Hashizume expôs os cuidados a serem tomados no caixa;
      • Apresentado sugestões da diretora Hirano e diretor Kodama. Ex: Por PIX é complicado a confirmação logo após o pagamento, portanto não será adotado;
      • Solicitado aos diretores para providenciar trocados, pois a venda será em dinheiro;
        O diretor Nagao solicitou cálculo do custo dos produtos para venda, a fim de definir os preços;
    6. Próxima reunião da Diretoria será realizada no dia 24 de abril, às 19:00.