Boletim Mensal Novembro/2022

Participação no 1º Encontro Mundial dos Provincianos de Gifu e Passeio Turístico Pelo Japão (1)

 

No dia 29 e 30 de outubro, foi realizado na Salamanca Hall e Fureai Kaikan da Província de Gifu, o 1º Encontro Mundial dos Provincianos de Gifu, promovido pela GKI – Gifu Kenjinkai Internacional. (No dia 28 de outubro, foi realizada o 1º Gifu Kenjinkai Summit, com a participação dos representantes de 19 Gifu Kenjinkai participantes da GKI26).
A delegação da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil com 33 integrantes, juntamente com a futura presidente da Gifu Kenjikai da Argentina, Sra Mariko Tsuji e esposo, e 2 guias partiram no dia 17 de outubro do Brasil, chegando ao Japão no dia 19, realizando um tour pelo Japão durante os 16 dias da estadia para retorno no dia 03 de novembro.

【Visita aos órgãos governamentais do Japão como vice-presidente da Kenren】
Cheguei ao Japão no dia 14 de outubro, acompanhado de minha esposa, e junto com o Sr. Toshio Ichikawa, presidente da Kenren – Federação das Associações das Províncias do Japão no Brasil, realizamos visita aos órgãos governamentais do Japão.
Realizamos visita à Universidade de Tsukuba, MOFA – Ministério das Relações Exteriores, MOE – Ministério do Meio Ambiente, JNTO – Japan National Tourism Organization, JICA, Liga Parlamentar Brasil-Japão, entre outros, e solicitamos ajuda para a realização do Festival do Japão do ano que vem.
O tema do Festival do Japão será “Mottainai!”, alinhado ao lema SDGS – Sustainable Development Goals das Nações Unias. Por ser um assunto bastante disseminado no Japão, solicitamos ajuda para divulgação do mesmo no Brasil. Foram muito receptivos e esperamos a participação de muitos com assuntos focados neste tema.

【Chegada da delegação para participação no 1º Encontro Mundial dos Provincianos de Gifu】

19/outubro (4ª feira)
Chegada da Delegação. Reunido com grupo de outro vôo, totalizando 35 pessoas. Após passar pela imigração e alfândega, partimos no ônibus fretado, visitando o bairro Ueno de Tokyo, bairro comercial Ame-Yoko, bairro Okachimachi, e parada para almoço. Seguimos para Guinza, com compras na loja UNIQLO, e depois ao hotel. Após deixar a bagagem e fazer um breve descanso, seguimos para a recepção de boas-vindas oferecida pela agência de turismo, em um izakaya. O discurso do presidente foi seguido pela apresentação pessoal dos presentes. Todos saborearam a deliciosa comida japonesa e o sakê, relaxando e aliviando o cansaço da viagem.

20/outubro (5ª feira)
Segundo dia de turismo por Tokyo. Após café da manhã, seguimos em ônibus de turismo para Tsukiji. Cada um aproveitou o passeio com compras e saboreando sushi, tamagoyaki, ostras cruas, etc. Passamos pelo teatro Kabuki-za, tiramos fotos e seguimos para o Palácio Imperial. Estava um belo dia, ensolarado, como se comemorando a vinda da nossa delegação. Todos ficaram também muito felizes com a apresentação e explicações detalhadas da guia japonesa, que morou no Rio de Janeiro quando era estudante, devido trabalho de seu pai.


[Foto] Em frente ao Palácio Imperial.

Encontrei aqui, por coincidência, um colega (senpai) do ensino médio. Me senti emocionado. Seguimos em direção à Asakusa, e fomos ao restaurante de comida ocidental com vista panorâmica, no prédio da Asahi Beer, conhecido pela escultura dourada. O ambiente requintado e bela vista deixou a todos encantado. Após o almoço, visitamos a Templo Asakusa, que fica bem em frente. Tiramos fotos no Kaminarimon, fizemos muitas compras nas lojinhas do local, passeamos pela área do templo e subimos no Tokyo Skytree, último ponto turístico do dia, com 634 metros de altura (decorei enquanto passava por Musashi). A vista noturna era muito bonita. Retornamos ao hotel em Shinjuku, cada um saiu para jantar e assim encerramos o dia.

21/outubro (6ª feira)
Após o café da manhã, fomos de ônibus para passeio de um dia ao Templo Toshoguu em Nikko, a uma distância de quase 3 horas. Cercado de montanhas com o início da coloração de outono, está o templo Toshogu, dedicado ao Tokugawa Ieyasu, ornado de belos entalhes e esculturas.
Ficamos todos maravilhados com as famosas esculturas “Mizaru-Kikazaru-Iwazaru” e “Nemurineko”. Belos e detalhados entalhes cobriam todo o templo. Um local que mereceu muitos registros fotográficos.
Subimos a longa escadaria e visitamos a tumba. Foi cansativo. E, para saciar a fome, saboreamos os pratos com Yuba, famosa comita típica de Nikko. Em seguida, visitamos Iroha-zaka, lago Chuzenji e a cachoeira Kegon. Ficamos encantados com a beleza das folhas nas cores do outono e a grandeza da cachoeira. Retornamos a Tokyo no mesmo dia.

22/outubro (sábado)
Após café da manhã no hotel, dirigimo-nos de ônibus fretado até a 5ª estação do Monte Fuji, a uma distância de cerca de 2 horas e meia.
A altura do Monte Fuji é de 3.776 metros. A 5ª estação da trilha Yoshida fica a cerca de 2.304 metros. Com aproximadamente 1.400 metros de altura em relação à base do Monte, há uma diferença de cerca de 8.4ºC. O vento forte e o frio não animavam a passar muito tempo ali. O Monte Fuji é melhor mesmo visto de longe. Seguimos a Hakone, almoçamos no Hakone Plaza, e compramos souvenirs. Dali seguimos para Owakudani, onde provamos o famoso ovo preto. Após check-in no hotel em frente à estação Mishima, nos divertimos no izakaya.

 

23/outubro (domingo)
Pela manhã, relaxamos no rotenburo (banheira) no andar superior do hotel recém construído. Dava vista para o Monte Fuji, ali imponente. Passamos momentos de pura felicidade, agraciado com um tempo bom, bela vista do Monte Fuji e o rotenburo. Depois de algum tempo, formou-se uma nuvem cobrindo o cume como chapéu! Todos ficaram muito contentes pois era sinal de boa sorte.
Após o almoço, partimos da estação Mishima a Kyoto, de trem bala.
Embarcamos no ônibus fretado e dirigimo-nos a Nara, onde visitamos os Templos Todaiji e Horyuji, sentindo um pouco da História do Japão.
A paisagem tão japonesa causou grande emoção a todos.
Deixamos o templo para trás, ainda sentindo a emoção. Partimos para Osaka, e após check-in no hotel, partimos para compras, sem parar para descansar.
São todos muito animados! (continua …)

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

Gifu – Gifu Kenjinkai Internacional (13)

França Gifu Kenjinkai

Sinceramente, estava muito preocupado. Em abril de 2021 havíamos realizado a primeira reunião da França Gifu Kenjinkai. A maioria se encontrava pela primeira vez, e ainda por cima, online. Será que a conversa seria animada?
Na verdade, essa reunião estava prevista para acontecer a 1 ano atrás. Juntamos algumas pessoas interessadas no assunto e iniciamos a divulgação, e em apenas 1 mês já tínhamos reunido 30 pessoas. “Há tempos venho pensando que seria bom ter uma Gifu Kenjinkai” foi um dos comentários felizes que ouvimos. Faltando apenas 1 semana após os preparativos, o governo francês divulgou uma rigorosa medida de contenção da Covid. A partir do dia seguinte estava proibido sair das residências. Cafés e restaurantes também ficaram fechados. E Infelizmente a reunião da fundação da Gifu Kenjinkai teve de ser adiada.O tempo passava, os encontros com grande número de pessoas continuavam inviável, e tivemos de realizar de forma online. Os participantes eram de perfis variados, de pessoas em longa e curta estadia no País, francês com experiência como bolsista em Gifu, etc. Inicialmente, brindamos a fundação com um vinho. Após a apresentação pessoal de cada participante, a conversa seguiu muito animada entre assuntos como turismo em Gifu do ponto de vista francês, variações da dança Gujo, restaurante de tsukemen em Ogaki.
A preocupação inicial foi totalmente em vão. Foi emocionante saber que podemos nos comunicar tão bem somente tendo as mesmas raízes em Gifu.
A iniciativa proporcionou novos encontros entre pessoas com raízes em Gifu, e descobrimos desafios de Gifu na França. Em Paris há hamburgeres preparados com hida-gyu, e já vi obras da xilogravura de Hida. Há também restaurante com seleção de sakês de kakamigahara.
Me surpreendi quando na final do concurso de sommeliers um deles sugeriu o sakê de Ibi.
A maioria dos membros reside nas proximidades de Paris. Porém, a França não se destaca somente por Paris, capital das Flores, mas também pelas regiões do interior com ricas culturas tradicionais.
Na primeira reunião da Kenjinkai, por ser online, tivemos a participação de Alsácia, da região norte. A Alsácia mantém relações com a província de Gifu, e a cidade de Colmar e a comuna de Riquewihr mantém relações com a cidade de Takayama e vila Shirakawa, respectivamente. A Alsácia possui uma história complexa por fazer fronteira com Alemanha e Suíça, e sua cultura, influenciada pelos dois Países. É famoso também pelo vinho branco e cerveja. Se tiver uma oportunidade conheçam essa região.
Em setembro, realizamos a primeira reunião presencial, em um bistrô de Paris. Sabe-se que cerca de 30 mil japoneses moram na França, então o número de pessoas com raízes em Gifu deve ser bem maior. Aumentaremos nossas atividades conforme for melhorando a situação da Covid, e com a colaboração de todos teremos uma Associação duradoura e feliz.

Gen Kunieda, secretário da França Gifu Kenjinkai. 44 anos de idade.
Nasceu na cidade de Ikeda, distrito de Ibi. Passou a infância em Hida Furukawa. Em 2001 empregou-se no Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca, cuidando da política interna. Estudou na França, trabalhou no governo da Província de Kumamoto, e desde 2019 reside em Paris como representante da OECD do Ministério das Relações Exteriores.
Mensagem: Em 2024, daqui a 2 anos, teremos as Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris. Os preparativos já foram iniciados. Gostaríamos muito de assistir um provinciano de Gifu se destacando nos jogos, aqui nessa cidade.
Contato: gifu.paris@gmail.com

(artigo extraído do Jornal Gifu Shimbun)

 


ACONTECIMENTOS DE OUTUBRO DE 2022

  • Dia 02 Comunicado a todos os artistas inscritos que foram aprovados para participar da exposição
  • Dia 04 Enviado ao Ricardo Miyajima, a lista de todos inscritos com nome da obra, dimensão e currículo para diagramação do catálogo
  • Dia 06 Solicitado ao jornal Brasil Nippou a presença de um jornalista no dia da inauguração da 18ª Exposição Nipo-Brasileiro de Intercâmbio
  • Dia 12 Viagem ao Japão do Presidente Nagaya para participar do 1º Congresso Mundial de Gifu
  • Dia 17 Partida da delegação Gifukenjinkai para o Japão, permanecerão até o dia 03 de novembro
  • Dia 18 Enviado por e-mail e por correio boletim informativo de outubro
  • Dia 21 Reunião da diretoria
  • Dia 28 Fundação Kunito Miyasaka depositou na conta, o apoio a 18ª Exposição

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE OUTUBRO DE 2022

  • Data e hora: 21 de outubro de 2022 (sexta feira), a partir de 19h
  • Presentes: Jorge Noboru Nagao (Dir. Tesoureiro e Presidente em Exercício), Hiromasa Kunii (Vice-Presidente); Lina Shimizu (Diretora Regional), Henrique Kodama (Diretor), Marcos Ono (Diretor), Iraci Hirano (Diretora).
  • Pauta do Dia
    1. Cumprimento e palavras do Vice-Presidente Hiromasa Kunii;
      Agradeceu a participação dos presentes na Reunião da Diretoria;
    2. Apresentação dos acontecimentos do mês de setembro, pela Diretora Regional Lina Shimizu;
    3. Apresentação do movimento contábil do mês de setembro, pelo Diretor Tesoureiro Nagao;
    4. Apresentação do Relatório sobre 18ª Exposição de Pintura, pela Diretora Iraci Emi Hirano;
      Solicitou a colaboração de voluntários para preparação, acompanhamento e desmontagem da Exposição de Pintura;
    5. Apresentação da situação do 4GMG, pelo Diretor Nagao e outros Diretores
    6. Apresentação da situação do GKI, pelo Diretor Nagao e outros Diretores;
      O Presidente Nagaya já viajou para o Japão para preparar o GKI;
      Outros Diretores e seus familiares viajarão posteriormente;
    7. Outros assuntos:
      O Diretor Tesoureiro solicitou a doação de celular de segunda mão, sem uso, porque o WhatsApp do celular do Kenjinkai deixou de funcionar;
      O Diretor Marcos Ono representará o Gifu Kenjinkai na comemoração de 90º Aniversário de Fundação e Homenagem aos 110 Anos da Imigração dos Provincianos de Fukuoka ken.