Boletim Mensal Outubro/2019

“15ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas”
Em busca de algo para compartilhar

Realizaremos a 15ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas, em conjunto entre o Consulado Geral do Japão em São Paulo e a Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, no espaço de eventos do Consulado (Av. Paulista, 854, 3º andar).
A abertura será no dia 04 de novembro (segunda), das 17:00 às 19:00. A partir do dia 05 (terça) até o dia 14 (quinta) (exceto sábado e domingo) estará aberto ao público das 10:00 às 17:00 (no dia 14, somente das 10:00 às 12:00), com entrada franca.
Iniciamos a realização desta Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas em 2005, como parte das atividades culturais da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil. Com apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, a partir de 2016 passou a ser realizada oficialmente em conjunto, e alcançamos neste ano a 15ª edição da exposição no espaço de eventos do Consulado.
A relação da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil e a Exposição de Pinturas teve início com o profundo interesse nesta arte por parte do Sr. Massumi Tsuchimoto (ex-diretor vice-presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil e um dos artistas nikkeis, membro da Comissão de Artes Plásticas da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa – Bunkyo) e Sr. Yasuichi Kojima (diretor vice-presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil), e outros. Em meio a este cenário, em fevereiro de 2003, eu (Hikoji Yamada na época diretor-presidente) propus oferecer um curso de pinturas, promovido pela Kenjinkai.
O curso de pinturas era realizado no salão da Kenjinkai (antiga sede) todos os meses, mas foi encerrada pouco depois de 1 ano, devido reduzido número de alunos. Mas eu (Hikoji Yamada) e o Sr. Yasuichi Kojima continuamos participando nas diversas exposições da região, assim como na “Grande Exposição de Arte Bunkyo” promovido pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, obtendo premiações seguidamente.
Em 2004, houve várias sugestões de associados e artistas não-associados da Kenjinkai que praticavam a arte, e pessoas com interesse em pinturas, para a realização de Exposição de Pinturas.
Diante disso, a diretoria da Kenjinkai decidiu prontamente pela realização da Exposição, com um debate mais demorado sobre a escolha do local para o evento. Por fim, o voto da maioria foi em consultar a possibilidade de uso do espaço de eventos do Consulado Geral do Japão em São Paulo. Assim, eu, na época diretor-presidente da entidade, fiz a solicitação ao Cônsul Geral Masuo Nishibayashi, através do Departamento Cultural do Consulado. A realização da exposição foi autorizada, com a cessão gratuita do uso do espaço de eventos.

Foi estabelecida algumas condições, por ser uma atividade com o objetivo de intercâmbio cultural, entre elas:
1. Não adotar o sistema de concurso com as obras inscritas;
2. Não comercializar as obras expostas.

A 1ª edição, de pequeno porte, foi intitulada de “Exposição de Pinturas dos Imigrantes Pós-Guerra” e realizada com o intuito principal de intercâmbio entre os primeiros imigrantes pós-guerra. O número de participantes nikkeis e brasileiros também foram aumentando a cada edição.
Em 2006, o título foi alterado para “Exposição de Intercâmbio de Amizade Nipo-Brasileiro”, e o Cônsul Geral do Japão da época Sr. Masuo Nishibayashi enviou uma mensagem que dizia: “Atividades de conteúdo artístico promovem a compreensão mútua entre pessoas de diferentes culturas, e através desta Exposição de Pinturas, desejamos o reconhecimento às atividades dos artistas nikkeis, e acreditamos também que será importante para aprofundar a relação de amizade entre o Japão e o Brasil através do intercâmbio de arte, no ano próximo ao centenário da imigração japonesa ao Brasil”.
Aproveitando a repercussão positiva, os artistas em atividade no meio nipo-brasileiro se reuniram para analisar como expandir a Exposição de Pinturas, e chegaram ao consenso de que deveria ampliar ainda mais os níveis de intercâmbio, alterando também o título para “Exposição de Intercâmbio de Amizade Nipo-Brasileiro de Pinturas” – título usado até os dias de hoje. Esse fato representou o profundo discernimento dos artistas nipo-brasileiros. (Nota: é raro a proibição de venda das obras em uma exposição)
Em 2008, ano de comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, a Guifu-Kenjin-Kai do Brasil promoveu, como parte da comemoração do Tratado de Cidades Co-Irmãs entre a cidade de Mogi das Cruzes – SP e cidade de Seki – província de Gifu, a primeira edição da Exposição de Intercâmbio de Amizade Nipo-Brasileiro de Pinturas em uma cidade da região, o que chamou muita atenção.
Desde então, o número de participantes varia a cada edição, mas esta atividade cultural vem sendo realizada pela Guifu-Kenjin-Kai do Brasil em conjunto com o Consulado Geral do Japão em São Paulo, todos os anos, nos meses próximo ao final do ano. Com o apoio de 5 Cônsules Gerais Sr. Masuo Nishibayashi, Sr. Kazuaki Obu, Sr. Noriteru Fukushima, Sr. Takahiro Nakamae e Sr. Yasushi Noguchi, estamos neste mês de novembro realizando a 15ª edição da Exposição de Pinturas.
Os artistas participantes reconhecem e sentem a importância do intercâmbio e contribuem com o seu melhor. E a ajuda de todos os que os apoiam é imprescindível para esse evento ser concretizado. Acreditamos que esta atividade cultural, realizada em conjunto com o Consulado Geral do Japão em São Paulo, seja para os artistas participantes uma grande honra, pois terá sua obra exposta na Exposição de Pinturas nas dependências do Consulado Geral, co-promotora do evento.
Eu, Hikoji Yamada, ao participar desta atividade conjunta, no espaço de eventos do Consulado Geral do Japão em São Paulo, costumo lembrar da passagem do livro [Mitsuya Seizaemon Zanjitsu roku], de autoria de Shuhei Fujiwara, que dizia “hi nokorite kureru ni mada tooshi”, interpretado como “não significa que se deve contar os dias restantes”. O escritor Yoshio Marumoto, que interpreta a obra Zanjitsu-roku, cita que “Seizaemon é como uma pedra dura, como pessoa, e em sua lenta transformação e crescimento está o encanto.
Em 2015 tomei a decisão de deixar o cargo de diretor-presidente da Kenjinkai, cargo na qual estive por 26 anos, e passei a empenhar somente com a Exposição de Intercâmbio de Amizade Nipo-Brasileiro de Pinturas. E estou satisfeito com o que realizei.
Na história, Seizaemon é tomado por um sentimento de serenidade e satisfação quando deixa as atividades para levar uma vida calma, o que eu não sinto, e continuo refletindo como retribuir, mesmo que seja pouco, a todos os que me apoiaram.
Alcançamos a 15ª edição dessa exposição, realizada em conjunto entre o Consulado Geral do Japão em São Paulo e a Guifu-Kenjin-Kai do Brasil. E tivemos grande ajuda de todos os envolvidos. Gostaria de reiterar os meus agradecimentos a todos os Cônsules Gerais anteriores do Consulado Geral do Japão em São Paulo, ao atual Cônsul Geral Yasushi Noguchi pela grande compreensão, à todos do Departamento Cultural, à Fundação Kunito Miyasaka e demais envolvidos com esta atividade, pelo apoio financeiro e incentivo para a realização da Exposição de Intercâmbio de Amizade Nipo-Brasileiro de Pinturas. Muito obrigado. Aguardamos a visita de todos na Exposição.

(Texto original em japonês – Hikoji Yamada – consultor da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

Campeonato de Golfe de Taça Guifu-Kenjin-Kai do Brasil

No dia 15 de setembro (domingo), a partir das 12:00, realizamos o 8º Campeonato de Golfe de Taça Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, no PL Golf Clube.
Desta vez tivemos a participação também do presidente da Toyota Tsusho Sr. Imai (natural da cidade de Kakamigahara). Completamos o jogo de 18 buracos, num torneio muito animado.
O vencedor foi o Sr. Ario (natural da cidade de Ogaki), da Toyota do Brasil, que concluiu o jogo com parplay, a vice-campeã a Sra. Mika Ono (diretora da Kenjinkai e natural da cidade de Ibigawa), também concluiu com parplay única a terminar com resultado na casa dos 80, e o terceiro colocado foi o associado da Kenjinkai Sr. Shibagaki.
Na premiação e confraternização do final do dia tivemos a participação do Sr. Umeda (funcionário da empresa Nihon Nogyo residente no Brasil , natural de Kashimo) e sua esposa, Sr.e Sra. Mase (funcionário da JICA residente no Brasil, ela natural da cidade de Takayama, ambos formados na Universidade Gifu), e a confraternização seguiu animada até tarde da noite.
foto
O 9º Campeonato de Golfe de Taça Guifu-Kenjin-Kai do Brasil será realizado dia 26 de janeiro de 2020, a partir das 12:00, no PL Golf Clube. Esperamos pela sua participação.

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

Acontecimentos de SETEMBRO de 2019

  • Dia 2:
    • Doado ao bazar Samburá da AACD 1 impressora e 2 monitores danificados e 2 PCs com disco rígido danificados;
  • Dia 3:
    • Enviado via correio ao governo da Província, nota fiscal de custo com as despesas decorrentes da participação no Festival do Japão e evento da Japan House;
    • Enviado pelo Sr. Okuyama da Topan Press a amostra do catálogo da 15ª Exposição de Pinturas;
  • Dia 4:
    • O Sr. Yamada da Comissão de Exposição de Pinturas e Sra. Elza Oda compareceram para checagem do catálogo;
    • Enviado para associada Sra. Lilian Nakata o formulário de inscrição para bolsa Kenpi, encaminhado pelo governo da província;
  • Dia 6:
    • Sr. Angelo Nakata, candidato à bolsa Kenpi, compareceu trazendo os documentos que deverão ser encaminhados ao governo da província;
  • Dia 7:
    • O diretor-presidente Nagaya participou do jantar beneficente pelos 90 anos da imigração japonesa na Amazônia em Tomé-Açu;
  • Dia 10:
    • Encaminhado pelo Consulado Geral do Japão a mensagem para o catálogo da Exposição de Pinturas;
    • O diretor-presidente Nagaya reuniu-se às 19:00 na sede da Associação Aichi do Brasil, com o jovem presidente da entidade;
  • Dia 11:
    • Enviado via correio para o governo da Província, o documento de inscrição para Bolsa Kenpi;
  • Dia 14:
    • Ensaio da dança Gujo “Sanbyaku”, a partir das 15:00;
  • Dia 15:
    • Realizado o 8º Campeonato de Golfe de Taça Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, com vitória do Sr. Ario;
  • Dia 19:
    • Efetuado pagamento de 50% da taxa de hospedagem da Pousada Uemura em Cunha, e taxa de fretamento do ônibus da Kuba Turismo;
  • Dia 21:
    • Participação do Sr. Mitsuo Ono, Sra. Iraci Hirano, Sra. Sonia Sakuma e Sra. Elizabete Nagaya na reunião ordinária da Diretoria;
  • Dia 22:
    • O diretor Kaneko compareceu à cerimônia comemorativa pelos 65 anos de fundação do Wakayama Kenjinkai do Brasil, representando a Guifu-Kenjin-Kai;
  • Dia 23:
    • Doado pelo associado Sr. Mitsuo Ono, um monitor usado;
  • Dia 24:
    • Enviado via correio ao governo da Província, documento com retificação nota fiscal de custo com as despesas decorrentes da participação no Festival do Japão e evento da Japan House;
  • Dia 26:
    • Adquirido um novo PC para o escritório;
  • Dia 27:
    • Encaminhado os Boletins Mensais de agosto e setembro;
  • Dia 28:
    • Realizado no escritório da Kenjinkai o 1º curso prático para vestir yukatas, com Sra. Kaoru Yano como professora. Total de 15 participantes;
  • Dia 29:
    • Participação no Gueinosai do bloco Kyushu, com a apresentação da Dança Gujo. Atendendo ao pedido da Kenren, o diretor Nagaya participou como jurado no 13º Concurso de Oratória & 40º Concurso de Oratória em Japonês, promovido em conjunto pela Kenren e o Centro Brasileiro de Língua Japonesa;
  • Nota : em 31 de julho
    • O diretor Hashizume reuniu-se com a voluntária da JICA Sra. Kaede Taga para almoço (ficará 2 anos como voluntária no Nippon Country Club).

 

Resumo da Ata da Reunião Ordinária da Diretoria de SETEMBRO/2019

  • Data e hora: 21 de setembro de 2019 (sábado), às 15:00.
  • Presentes: itsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Hiromasa Kunii (dir. vice-presidente), Jiro Hashizume (diretor), Ken’ichi Hibino (dir. tesoureiro), Wataru Hibino (diretor), Jorge Noboru Nagao (diretor), Sonia Sakuma (associada), Iraci Hirano (conselheiro fiscal suplente) e Elizabete Nagaya (associada).
  •  Assuntos
    1. Cumprimento do diretor-presidente, resumo da participação no Festival do Japão e posicionamento geral dos movimentos da Kenjinkai;
    2. Apresentação dos acontecimentos de agosto e sobre a reunião/almoço do diretor Hashizume com a voluntária da JICA, que ficará por 2 anos como treinadora de softbol;
    3. Indicado o filho da associada Lilian Nakata – Sr. Angelo Eiji Nakata, para a Bolsa Kenpi do ano 2 da era Reiwa;
    4. Encaminhado ao governo da província os documentos referentes ao programa de representação da Província no Festival do Japão;
    5. Sobre a participação nos eventos dos dias 29/set (dom), 05/out (sáb), 10/nov (dom) com a Dança Gujo;
    6. Sobre a participação no dia 10/nov (dom), no 1º Haru no Yatai Matsuri (nome provisório) – promoção da Guifu-Kenjin-Kai, Aichi Kenjinkai, Fukui Kenjinkai, e Gunma Kenjinkai;
    7. Previsto bonenkai da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil no dia 30 de novembro;
    8. Solicitado à agência de RH apresentação de candidatos;
    9. O diretor Nagao apresentou orçamento para aquisição de um PC, que foi aprovado. Recebido doação da Sra. Sonia Sakuma (associada), Sr. Mitsuo Ono (conselheiro fiscal), Sra. Elizabete Nagaya (associada) e Sr. Noboru Nagao (diretor);
    10. Participação na Cerimônia de Celebração à Entronização do Imperador do Japão – Era Reiwa;
    11. Próxima reunião ordinária da Diretoria: 19 de outubro de 2019 (sáb), às 15:00.