Evento colaborativo GIFU, MIE, GUNMA
“Gambaro, Minna, Genki”
Foi realizada o evento Take out no último dia 18/10(domingo) com retirada em Mie kenjinkai Kaikan no bairo de Vila Mariana, em São Paulo com a participação de 3 kenjinkais , com os pratos: yakisoba (Gunma), takoyaki e espetinho (Gifu) e karaague, tempura e ichigo daifuku (daifuku de morango) (Mie).
A idéia deste evento surgiu, depois que o presidente Shimokawa da Mie kenjinkai sugeriu na reunião do Kenren que poderia alugar o espaço para outras kenjinkais com valor reduzido, pois devido a pandemia do coronavírus, o uso do kaikan da kenjinkai diminuiu pelas outras entidades fato que reduziu a renda e está dificultando a manutenção do kaikan. Achamos a ideia maravilhosa.
Após convidar outras kenjinkais, Gifu kenjinkai preparava realizar o evento com Gunma com a qual participou no Yatai Matsuri da Primavera. Neste momento, a Mie kenjinkai também decidu participar, e desta forma as 3 kenjinkais participaram juntos neste evento.
Participando no evento Yatai Matsuri da Primavera do ano passado, tivemos a oportunidade que, mesmo não possuindo sede própria, o kaikan, Gifu kenjinkai poderia realizar vários eventos com as kenjinkais que possuem sede própria. Realizamos este evento sem sentir nenhum constrangimento, além de ter a oportunidade de conhecer novas pessoas.
Realizamos reuniões virtuais semanais entre os representantes de cada kenjinkai, e conseguimos preparar bem este evento, juntando os nossos esforços aos de outras kenjinkais, para alcançar o sucesso.
Pesquisando as informações dos eventos anteriores, observamos que outros eventos não ofereciam o yakisoba, apesar de ser um dos pratos apreciados no Brasil.
Solicitamos ao Gunma kenjinkai preparar o yakisoba, porque havia pessoas com know-how neste prato, a Gifu kenjinkai ofereceria takoyaki já preparado em outras ocasiões, e a Mie kenjinkai ofereceria o famoso ichigo-daifuku, tempura e kara-ague. A Gifu kenjinkai ofereceria também o espetinho de carne que é apreciado no Brasil.
Desta forma, preparamos um cardápio equilibrado com yakisobas de carne e vegetariano, takoyaki, espetinho de carne, kara-ague, tempura e ichigo-daifuku.
Nomeamos os membros responsáveis para: aquisição de ingredientes, procura por patrocinadores, divulgação do evento e preparo de infraestrutura e assegurar os colaboradores.
Além disso tomamos providencias como medida para prevenir corona vírus: medição de temperatura, controle e ajuste de ventilação, distanciamento social, uso de máscara e luvas.
Atingimos a nossa meta de vender tudo antes do dia 15, data prevista para deixar de atender os pedidos, utilizando ao máximo a divulgação por SNS, a colaboração do Jornal Nikkey, e a rede social de cada membro.
Estamos gratos pela grande cooperação do Shimokawa kaicho da Mie kenjinkai.
Ficamos preocupadso por ter vendido tanto , exceto no “Festival do Japão”, mas graças a Deus , conseguimos atingir o objetivo com mais facilidade do que imaginavamos.
Os membros de cada kenjinkai participaram com boa vontade como voluntários , desde o dia anterior no preparo dos ingredientes dos pratos até a data do evento, e obtivemos resultados maravilhosos. Logo após o termino do evento , amigos, parentes e conhecidos enviaram vários elogios, comentando sobre os sabores e a organização do evento. Sentimo-nos grato e com a sensação de que valeu a pena.
A parte positiva deste evento foi a criação de rede social com outras kenjinkais. Cada kenjinkai contribuiu com a parte boa positiva, e compensou entre si as partes mais fracas,e alcançamos resultados excelentes.
Pensamos em ativamente planejar e realizar estes eventos.
Agradecemos sinceramente aos colaboradores.
Foi bom ter trabalhado com os senhores.
Na próxima oportunidade, vamos fazer o nosso melhor novamente!
(texto original em japones – Mitsuyoshi Nagaya – dir. Presidente da Guifu Kenjinkai do Brasil)
REALIZAÇÃO DA 16ª EXPOSIÇÃO DE PINTURA
No início deste ano recebi um convite para presidir um importante e tradicional evento cultural organizado pelo Gifu kenjinkai do Brasil e Consulado Geral do Japão em São Paulo. Dada a minha inexperiência recusei num primeiro momento, mas o incentivo da minha amiga Sonia Sakuma, de outras pessoas, e a convicção do senhor Nagaya me convenceram a assumir este desafio.
Fomos pegos de surpresa pela pandemia, como todo o planeta, que se viu diante de uma mudança e adaptação geral em todos os processos e procedimentos; o que já estava formatado não mais poderia ser, tudo o que foi construído nas 15 edições anteriores teria que ser revisto. Diante de um cenário de total incertezas nos vimos diante de um dilema, realizar ou não a edição de 2020, uma vez que não saberíamos se até novembro teríamos a abertura dos espaços de eventos e a liberação para ajuntamento de pessoas.
No decorrer deste ano, de março até a última semana de outubro, tivemos incontáveis reuniões com a comissão, formado pelos professores Elza Oda, Masahiko Kato, e Eiji Yajima, além do sempre presente senhor Mitsuyoshi Nagaya. Desde o princípio o senhor Nagaya descartou a hipótese de não haver o evento, e analisando as variáveis possíveis optamos pelo inédito formato virtual; um formato e processos novos, para todos, artistas e comissão.
Revimos e adaptamos todos os processos, desde as inscrições dos artistas até a logística dos recebimentos das obras. Graças ao novo formato tivemos a felicidade de ter pela primeira vez na história deste evento, a participação de dois artistas japoneses, residentes no Japão, bem como um recorde de participações. Foi uma jornada longa, de muitas reuniões virtuais, de muitos aprendizados para todos os participantes.
Não tenho palavras para demonstrar minha gratidão pelo apoio e colaboração de todas as pessoas que estiveram juntas nesta realização, mas gostaria de deixar meu profundo agradecimento a alguns nomes que ainda não citei aqui e que foram fundamentais para a realização do evento: Fundação Kunito Miyasaka e seu diretor senhor Roberto Nishio; Comercial Yamato e seu diretor, senhor Takagi; todos os membros da comissão; ao senhor Yamada pelos anos de dedicação ao propósito do evento; à nossa secretária senhora Yoshiko Sassaki, que foi meu braço direito em muitas tarefas; ao meu irmão Marcelo Yoshimura, que do Japão me acode nas madrugadas; e finalmente, ao senhor Mitsuyoshi Nagaya, pela abertura a esta oportunidade e maravilhosa experiência. Estendo aos que não foram citados aqui, minha gratidão e um forte abraço. Muito obrigado!
(Texto Original Marcos Ryo Hashimoto- Presidente da comissão organizadora)
2020年日伯友情交流絵画展
16ª Exposição Virtual de Intercâmbio Nipo-Brasileiro
Acesse https://gifukenjinkai.org.br/art/
ACONTECIMENTOS DE OUTUBRO DE 2020
- 05
- Pago ao Nikkey Shimbun anúncio no jornal edição especial112 anos da imigração.
- 06
- Beth Nagaya veio separar material para utilizar no evento Take out
- 17
- Preparativos para o evento Take Out com a participação dos voluntários
- 18
- Evento Take Out
- 19
- Recebimento dos catálogos da gráfica.
- 21
- Reunião virtual da Comissão Organizadora da Exposição de Pintura
- Despachado catálos p/ JP, Consulado, Fund. Kunito Miyasa e Yamato
- 24
- Reunião mensal da diretoria
- 26
- Recebido doação p/ Fundação Kunito Miyasaka p/ Exposição de Pintura
- 27
- Envio do boletim de outubro/20 pelo correio
- 28
- Recebido o valor do lucro do rateio (entre 3 kenjinkais) – evento Take Out
- 29
- Reunião virtual Kenren – Daihyousha Kaigi
RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE OUTUBRO DE 2020
- Data e hora: 24/10/20 às 15h
- Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Hiromasa Kunii (dir. vice-presd.), Jorge Nagao (dir.tesoureiro), Sônia Sakuma (dir. secretária), Iraci Hirano (diretora), Mika Ono (diretora), Kenzo Nakata (diretor),Kioski Kaneko(dir.conselho),Mitsuo Ono (dir. conselho), Lina Shimizu (dir.regional/Registro)
- Assuntos:
- Cumprimentos e pedidos de desculpa pelo atraso devido ao problema com sistema.
Agradecimento aos colaboradores e voluntários, a doações e ao oferecimento de face Shields no evento Take Out de 18/10.
Explicações sobre Sessão de informações das Universidades do Japão.
Aprovado despesa com anúncio no Jornal Nikkey Edição de Ano Novo. - Apresentação dos acontecimentos de setembro pela diretora Sonia Sakuma.
- Apresentação dos movimentos contábeis de setembro pelo diretor Jorge Nagao.
- Apresentado o andamento, vídeo de divulgação, catálogo, e site da Exposição de Pintura.
- Apresentado o relatório atual do andamento de apresentação da LIVE do Festival do Japão no dia 07/11 pelo diretor Kenzo Nakata, que pediu para aguardar com expectativa.
- Apresentado pelo diretor Jorge Nagao um dos membros do Festival do Japão on-line o Conteúdo do site “47 Cultural”.
- Informado que foi solicitado a pesquisa de preço sobre a venda do escritório à Imobiliária.
- Solicitado o novo menu para Festival do Japão de 2021.
Sugestão da diretora Lina Shimizu “kuri kinton”, solicitada pesquisa de preço. - Aprovado a troca de lumiárias do escritório para LED, aprovada aquisição de refiladora de papel
- Próxima reunião dia 21/11/20 (sab) às 15.
- Cumprimentos e pedidos de desculpa pelo atraso devido ao problema com sistema.