Boletim Mensal Novembro/2018

Realizada a Festa de Confraternização de Final de Ano da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil

Realizamos no dia 24 de novembro passado (sábado), em minha residência (diretor presidente Nagaya), a Festa de Confraternização de Final de Ano – Bonenkai 2018, da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil.

No final do dia o tempo mudou bruscamente, com ventos fortes e chuva torrencial, mas tivemos a participação de 41 pessoas, que animaram a festa até tarde da noite.

Esse encontro, além da confraternização, foi para fazermos a degustação dos pratos que iríamos oferecer pela primeira vez no Festival do Japão, a realizar-se nos dias 5, 6 e 7 de julho do ano que vem, e formar o grupo para organizar nossa participação.

Era de costume solicitar o serviço de profissionais no stand da província de Gifu, mas conforme coloquei na minha proposta como diretor presidente eleito na Assembleia realizada em fevereiro deste ano, será uma grande oportunidade para promover a dinamização da Kenjinkai, e a participação dos associados jovens a partir do ano que vem.

Para termos sucesso no Festival do Japão, acredito ser imprescindível a organização e união dos membros do grupo. E esse encontro foi muito significativo também nesse sentido.

Pretendemos divulgar no Festival do Japão, como comida típica de Gifu, o Gohei-mochi, que ficou conhecido em todo o Japão graças à novela matinal (no Brasil, à noite) da NHK [Hanbun Aoi], e o Kei-chan, um prato tradicional da região de Hida e Okumino.

Inicialmente, consideramos servir o ayu no shioyaki (peixe ayu ao sal assado na brasa), mas fomos informados de que era um item complicado para ser importado, e tivemos de desistir. Pretendemos oferecer os produtos típicos de Gifu, entre elas algumas marcas de sakê, takoyaki, espetinho de carne, warabi-mochi, kuriko-mochi (mochi de castanha portuguesa), etc.

Nessa última viagem ao Japão, visitei a cidade de Gujo. Tive a oportunidade de encontrar-me com o prefeito Hioki da cidade de Gujo, e expliquei-lhe do plano de apresentação da dança Gujo pelos associados da Kenjinkai no Festival do Japão, e formalizei o pedido de doação de yukatas (vestimenta típica japonesa) e getas (tamanco japonês), além de outros itens. Pretendemos agora reunir membros e iniciar os ensaios. Contamos com a participação de todos!

Vamos para a receita dos pratos: Para preparar o kei-chan – cortar a carne de frango em pedaços, assim como o repolho. Após temperar com missô, sakê, mirin, alho e óleo de gergelim deixar descansando na geladeira.

O gohei-mochi é preparado com arroz cozido e amassado, e colocado em formato oval em um palito de madeira (hashi). A cobertura é feita com uma mistura de missô, nozes, gergelim, shoyu para sashimi e açúcar, que é passado antes de assar. Amassar o arroz requer força e é necessário fazê-lo de forma rápida e eficiente durante as poucas horas do Festival. Atrapalhar-se nessa fase poderá resultar em porções sem forma uniforme, e esse é um dos itens a ser estudado. Como é a primeira experiência e somos todos novatos, precisamos de uma boa solução.

Para fazer o takoyaki, testamos o aparelho trazido do Japão, e o resultado foi satisfatório. A questão será o custo do polvo (tako), que precisamos conseguir por um preço acessível. Os demais ingredientes como algas (aonori) e raspas de atum-bonito (katsuobushi) também são caros pois são produtos importados, e a diminuição de custos é um dos itens que precisamos analisar.

O warabi-mochi preparado pelo associado Shibagaki a nosso pedido, estava muito saboroso, e sem dúvida será um sucesso.

A Sra. Mayumi Suzuki preparou o kuriko-mochi, igualmente perfeito. Precisaremos conseguir manter um custo razoável também neste item.

O sistema adotado para este dia foi de cada participante trazer um prato, e a mesa ficou lotada de comida variada e deliciosa.

O Sr. Andre Ikedo, selecionado para participar do Programa de Convite a Líderes da Província, com viagem prevista para o janeiro do ano que vem, também estava presente. Ele é descendente do imigrante que fez parte do primeiro grupo vindo da província de Gifu, a 105 anos atrás. Essa participação é muito animadora, pois contaremos com mais um associado jovem contribuindo com a Kenjinkai.

Outra participante foi a Sra. Yuko Fukuda, natural da província de Gifu, e voluntária da JICA vinda para lecionar na escola de língua japonesa de Itapecerica da Serra. Conversou animadamente com a diretora da Kenjinkai Mika Kibe (Ono), que também veio como professora de língua japonesa pela JICA, se casou com um nikkei, e reside permanentemente no Brasil.

Foi um bonenkai que durou até tarde da noite, com horas muito significativas.

Nossos sinceros agradecimentos à Sra. Mayumi, esposa do diretor vice-presidente Kunii, que fez sozinha o trabalho de mais de uma dezena de pessoas.

Agradecemos também a participação do Sr. e Sra. Soga, Sr. e Sra. Tsuchida, Sra. Iracema Nagaya e família, Sr. Shibagaki; Funcionários de empresas japonesas residentes no Brasil Sr. Yoshida, Sr. Miyake, Sr. e Sra. Itaya, Sr. e Sra. Suzuki e Sr. Tomizawa; Diretor secretário Sr. Kioski Kaneko e esposa, diretor Hashizume e sua filha, Sra. Mika Kibe, diretor tesoureiro Sr. Hibino, diretor vice-presidente Sr. Kunii e família, conselheiro fiscal Sr. Asano, Sra. Lina Shimizu que veio especialmente de Registro para o evento, Sr. Shiono, ex-estagiário Sr. Marcos Hashimoto e administrador Sr. Sakano.

Foi uma maravilhosa festa de confraternização para encerrar este ano de 2018.

Artigo original em japonês – Mitsuyoshi Nagawa – Diretor Presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil

 

 

Acontecimentos de OUTUBRO de 2018

  • Dia 3: O presidente da Comissão Hikoji Yamada e administrador Sakano visitaram o Cônsul Geral do Japão em São Paulo Sr. Yasushi Noguchi, para entrega dos catálogos da 14ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas;
  • Dia 4: Realizado no Salão Nobre da Bunkyo a cerimônia formalizando a cooperação com a Prefeitura para manutenção do Ireihi – Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros. O administrador Sakano esteve presente representando a Guifu-Kenjin-Kai do Brasil.
  • Dia 5: Como parte das providências para diminuição de custos, determinada pela Diretoria, foi cancelada a linha telefônica do nº (11)3208-4207;
  • Dia 7: Foi realizada Missa de 49º dia da Sra. Yoshimi Takahashi, no Templo Nishi Honganji. O administrador Sakano esteve presente representando a Kenjinkai.
  • Dia 9: Enviado ao governo da Província, os documentos dos 2 candidatos indicados pela Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, para participação no Programa de Convite a Jovens Líderes;
  • Dia 18: Realizada a Reunião Ordinária da Diretoria;
  • Dia 20~21: Realizado passeio para participação na cerimônia em comemoração ao Tratado de Cidades Co-Irmãs entre Registro e Nakatsugawa, e tour pela região de Registro, com 1 pernoite;
  • Dia 24: Um dos indicados pela Guifu-Kenjin-Kai do Brasil para participação no Programa de Convite a Jovens Líderes desistiu, devido problemas de saúde. Comunicado imediatamente ao governo da Província;
  • Dia 26: Recebido comunicado do Banco Santander sobre crédito do subsídio referente a realização da cerimônia comemorativa pelos 80 Anos de Fundação da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil;
  • Dia 29: Entregue ao banco a documentação de câmbio referente ao subsídio pela realização da cerimônia comemorativa pelos 80 Anos de Fundação da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil.

 

 

Resumo da Ata da Reunião Ordinária da Diretoria de OUTUBRO/2018

  • Data e hora: 17 de outubro de 2018 (qua), às 17:00.
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Hiromasa Kunii (dir. vice-presidente), Ken’ichi Hibino (dir. tesoureiro), Kioski Kaneko (dir. secretário), Jiro Hashizume (diretor), Wataru Hibino (diretor), Mika Ono (diretora) e Masanobu Sakano (administrador).
  •  Assuntos:
    1. O diretor-secretário Kaneko apresentou o relatório de atividades de setembro, que foi aprovado;
    2. O diretor-tesoureiro Hibino apresentou o relatório contábil de setembro, que foi aprovado;
    3. Sobre o stand do Festival do Japão 2019:
      • Deliberado sobre os itens a oferecer no stand. Foi opinado sobre a necessidade de considerar os ingredientes e tempero que agradem aos nikkeis e brasileiros. Porém, houve comentários sobre a importância de divulgar a tradicional comida típica, assim como a cultura alimentar, e será necessário novas deliberações;
      • O equipamento e materiais de cozinha a providenciar dependerá do tipo de comida e quantidade de porções, portanto deverá ser muito bem preparado;
      • No Bonenkai da Kenjinkai haverá degustação dos pratos escolhidos. Determinado também que deverá ser iniciado o quanto antes o recrutamento de voluntários;
    4. 14ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas:
      • Comunicado que os preparativos estão concluídos para a abertura do dia 5 de novembro, e definido os responsáveis pela recepção durante o período da exposição entre os dias 6 a 14 de novembro;
    5. Tratado de Cidades Co-Irmãs entre Registro e Nakatsugawa:
      • Confirmado o nome dos membros da Missão de Celebração para prestigiar a cerimônia comemorativa pelo Tratado de Cidades Co-Irmãs, a realizar-se na cidade de Registro, no dia 24 de outubro;
    6. Será realizado o Bonenkai da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil na residência do diretor presidente Mitsuyoshi Nagawa, no dia 24 de novembro (sábado), a partir das 18:00.
      Próxima reunião ordinária da Diretoria: 21 de novembro de 2018 (sex), às 17:00.