Boletim Mensal Março/2021

1ª Reunião Online de Gifu Kenjinkais do Mundo (1ª parte )

Em 20 de março de 2021, às 22:00 horas (dia 21 às10:00 horas, hora local do Japão), a 1ª Reunião de Gifu Kenjinkais do Mundo foi realizada online.
Inicialmente 18 Associações confirmaram a participação, mas, devido ao surgimento de assuntos urgentes para resolver ou de problema de acesso ao link, 4 associações não puderam participar; apesar disto, houve a participação de 14 associações, que foi o melhor resultado, considerando ser a primeira reunião.
Eu tenho sonhado com este dia por quase 10 anos. Esta história começou há 11 anos atrás, quando comecei a ajudar o kenjinkai. Desde o início (desta participação), defendi que além das relações verticais entre o Governo da Província de Gifuken (a seguir, referenciado por Kenchō) e o kenjinkai, deveriam ser reforçadas as relações horizontais entre os Gifu Kenjinkais de todo o mundo. Utilizando a lista de kenjinkais do Kenchō, transmiti este pensamento por e-mail para os respectivos kenjinkais. Nesta ocasião, recebi a aprovação do ex-presidente Mizutani do Nanka Gifu Kenjinkai, o qual participou desta reunião, e do presidente Niwa do Detroit Gifu Kenjinkai. Devido a problemas de tempo e distância, não pudemos fazer nada; passaram-se dias, meses, anos. Devido à pandemia do novo coronavírus, a utilização do online foi difundida na vida cotidiana. Ponderei que seria possível realizar uma reunião online, e imediatamente comecei a planejá-la.
Em 2 de fevereiro, tudo começou por um e-mail que enviei ao sr. Mizutani da Divisão de Relações Internacionais do Kenchō de Gifu, que sempre nos deu muito apoio.O objetivo do e-mail foi mencionar a importância de estruturar um networking entre os Gifu Kenjinkais do Mundo, e solicitar a relação de Gifu Kenjinkais do exterior, que o Kenchō prepara, para transmitir este assunto para cada Gifu Kenjinkai.O sr. Mizutani orientou para que consultasse e obtivesse a aprovação, de cada kenjinkai, da publicação desta relação. Todos os kenjinkais aprovaram e consentiram (esta divulgação). Convidamos por e-mail a participação na 1ª Reunião Online de Gifu Kenjinkais do Mundo, explicando o andamento e o significado da sua fundação.
A seguir, apresento este e-mail.

“Prezados Senhores de Gifu Kenjinkais do Mundo,
Estou feliz em saber que estão saudáveis e prósperos.Gostaria de me desculpar por este e-mail inesperado. Sou Mitsuyoshi Nagaya Diretor-Presidente de Gifu Kenjinkai do Brasil. Nasci em Itadori, cidade de Seki, em 1959 (na época Vila Itadori). Atualmente, dirijo com a minha família uma clínica de reabilitação em São Paulo, Brasil. Desde que saí da minha cidade natal, já se passaram décadas, e há 38 anos moro no Brasil, no outro lado do globo em relação ao Japão. Me acostumei com a vida no Brasil, criei meus filhos junto aos brasileiros. Fiz negócios com várias pessoas como brasileiros, japoneses, nikkeis e imigrantes como eu. Sou grato a este país por ter me aceitado, apesar de ser estrangeiro.
Apesar de conhecer as boas qualidades do Brasil na vida cotidiana, simultaneamente sempre transmiti, a partir da posição de um japonês vivendo no exterior, as boas qualidades do Japão aos meus filhos; e comecei a sentir a necessidade em transmitir (estas boas qualidades) para as gerações futuras, a partir dos meus netos.
Para mim, a lembrança do Japão está fortemente ligada à minha província natal Gifu. Renovo os meus pensamentos de que a cultura de Gifu possui qualidades maravilhosas da qual podemos nos orgulhar perante o mundo, tais como a natureza, a gentileza e a bondade das pessoas, o alimento, o idioma, o artesanato de Gifu.
O Brasil é o país para onde mais japoneses emigraram no mundo, onde vivem mais de 1,9 milhões de descendentes. Já se passaram 108 anos desde que uma pessoa nativa de Gifu emigrou pela primeira vez ao Brasil. Os imigrantes de Gifu se reuniram e fundaram o Gifu Kenjinkai do Brasil há 83 anos. Sentimos orgulho de ser emigrante de Gifu, e estamos engajados em atividades da associação, reunindo os associados de 2ª, 3ª e 4ª gerações.
Kenchō nos informou que, no mundo, há 18 organizações de Gifu Kenjinkai espalhados nos Estados Unidos, Ásia e América do Sul. Proponho aos senhores, que vivem em várias cidades e estão interligados com a palavra-chave “Gifuken”, passem a se interligar horizontalmente em escala global.Compartilho, com os senhores que saíram de Gifu para o mundo, os mesmos sentimentos de amar e pensar sobre Gifu, e pensei em criar um networking que pudesse fornecer algum tipo de retorno, a partir do exterior, para a província natal Gifu.
Desde o ano passado, o mundo está à mercê da pandemia do novo coronavírus, e em várias cidades a vida mudou completamente, devido ao confinamento, disciplina de autocontrole de sair de casa, teletrabalho, etc. São dias de insegurança e ansiedade; simultaneamente, a comunicação online se difundiu rapidamente. Tornou-se comum que as reuniões, antes realizadas presencialmente, fossem online, e conseguimos interagir facilmente com colegas de todo o mundo.
Sob esta situação, antes de realizarmos o encontro presencial, em Gifuken, da “Convenção Mundial de Gifu Kenjinkai”, que vínhamos propondo ao Kenchō, estamos enviando um e-mail para propor a criação de uma oportunidade para conversarmos, em formato de reunião online, para trocar opiniões e compartilhar informações. Desta forma, vou sondar sobre a realização da 1ª reunião online.
Levando em consideração o fuso horário das 18 organizações, acredito que seria adequado definirmos o horário ajustado às 10:00 horas da manhã de domingo, horário do Japão. (Na Ásia, seria domingo de manhã; na região oeste da América do Norte, seria sábado à tarde: nas regiões centro e leste da América do Norte e na América do Sul seria sábado à noite)
Decidi a data conforme abaixo, por minha iniciativa.”(continua…)

(Artigo original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya diretor presidente – Guifu Kenjinkai do Brasil)

 

CONCURSO HIROTA

Final de janeiro de 2020 fomos convidados pelo Kenren e pelo grupo Hirota a participar de um concurso culinário entre os kenjinkais com o tema “Um pedaço do Japão no Brasil” com a ideia em divulgar a culinária japonesa, porém só teriam como participar 9 kenjinkais. Tinham 16 kenjinkais interessados em participar então houve um sorteio e fomos contemplados entre os 9 kenjikais. Objetivo deste concurso era a apresentação de ser pratos da culinária japonesa que fosse preparado por pessoas comuns, e que fossem fáceis de preparar e saboroso.
Foram separados em 3 grupos onde cada grupo teria um item da culinária como tema (1 nori , 2 misso e 3 wasabi) e Gifu ficou com o tema MISSO. Não necessariamente teria que ser prato típico da província, mas tivemos a sorte de termos um prato típico de Gifu com misso que é o Gohei Moti, desconhecidos pela maioria brasileira, resolvemos fazer esse prato por ser muito gostoso e fácil de preparar.

Reunimos poucas pessoas num domingo para treinar o prato, desde a receita, pôr a mão na massa para ver o grau de dificuldade em preparar este prato. Enfim como ninguém era profissional da culinária, apanhamos um pouco, e definimos como o “chef” o Marcos Ryo Hashimoto (ex-bolsista de 1994) representando o Gifu kenjinkai que fez uma excelente apresentação.
No dia da gravação do preparo do prato, estavam 2 jurados técnicos que avaliariam somente o sabor do prato, o peso maior da votação seria a votação digital pelas redes sociais. No grupo do misso estávamos concorrendo com os kenjinkais de Tokio e Toyama.
Foram 3 dias de votação, infelizmente não fomos classificados para a final do concurso. O final do concurso onde o tema era Udon ou Soba (foram somente 2 finalistas Toyama e Kagoshima porque o terceiro na época da final testou positivo da covid e não pode participar). O vencedor foi Toyama Kenjinkai, apresentando o prato Hiyashi Soba, obtendo a nota de 8,57 pontos.

Foi uma experiencia nova, desafiadora e muito divertida. Fizemos novas amizades com pessoas de outros kenjinkais participantes, ganhamos visibilidade muito grande com a nossa participação neste concurso e principalmente divulgamos um prato típico de Gifu.

        

( Artigo : Sonia Sakuma – diretora secretária Guifu Kenjinkai do Brasil )


ACONTECIMENTOS DE FEVEREIRO DE 2021

  • 02
    • Pago anuncio da assembleia ao Nikkey Shimbun
  • 11
    • Envio de boletim janeiro p/e-mail e correio
  • 16
    • 11ª Comp. De Golfe
  • 17
    • Visita da Sra Setsuko Takai ao escritório
  • 20
    • Reunião Mensal da diretoria
    • Pre-preparo da receita com a participação da Sonia Sakuma, Marcos Hashimoto,
      Regina Kurimoto, e Beth Nagaya na residência do diretor presidente para
      gravação à tarde do concurso da gastronomia promovido pelo Supermercado
      Hirota.
  • 22
    • Enviado documentos para Assembleia Geral a todos associados p/e-mail
  • 25
    • Reunião dos conselhos de representantes Kenren (Daihyousha kaigi)
  • 28
    • Assembleia Geral Ordinária virtual

RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE FEVEREIRO DE 2021

  • Data e hora: 20 de fevereiro de 2021(sábado), 15:00h
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (Dir.Presidente), Hiromasa Kunii (Dir. Vice-Presidente), Jorge N. Nagao (Dir. Tesoureiro), Sônia Sakuma (Dir. Secretária), Iraci Hirano (Diretora), Mika Ono (Diretora), Kenzo Nakata (Diretor), Kioski Kaneko (Cons. Fiscal Efetivo).
  • Assuntos:
    1. Cumprimento do Dir. Presidente Nagaya. Informou que o Kenren está estudando sobre a realização do Festival do Japão, em vista da demora na vacinação do coronavírus, em vista de não sair a autorização para realização do Festival pela Prefeitura, e mesmo que saia a autorização podem receber as restrições .Solicitou cooperação para realização da Assembleia Geral Ordinária programado para semana vindouro.
    2. Apresentação dos acontecimentos de janeiro pela diretora Sônia Sakuma
    3. Apresentação do movimento contábil de janeiro pelo diretor Jorge Nagao
    4. Relatado pela diretora Sônia Sakuma sobre o“Concurso de culinária Hirota”com os kenjinkais. Houve inscrição de 16 kenjinkais, foi sorteado 9 kenjinkais e o 1a. etapa do concurso foi dividido em 3 grupos com tema “nori”, “misso” e “wasabi”. Gifu foi sorteada no grupo “misso”. Com a coordenação da mesma, foi definido que concorrerá com o prato “goheimochi”. Das 9 kenjinkais participantes, é a única a participar com culinária regional. Feito a gravação de demonstração de goheimochi, com apresentação do Presidente dacomissão organizadora da exposição de pintura Marcos Hashimoto, devidamente trajado com Yukata ficou maravilhoso. Aguardando resultado. Vencedor de cada grupo concorrerá com o tema “macarrão”.
    5. Deliberado e confirmado a divisão de funções. Por ser 1ª. Assembleia on line reconfirmou a preparação.Com o cancelamento do Shinnenkai, o brinde será on-line
    6. Devido ao princípio de incêndio ocorrido no prédio , foi decidido que o escritório terá seguro. Dir.Presidente Nagaya e Dir. Tesoureiro Nagao analisando
      Proposta de Orçamento e a decisão final serão delegados aos 2.
    7. Próxima reunião da diretoria 20/03/21 as 15h