Boletim Mensal Junho/2022

Acontecimentos de Maio

 

Maio é um mês de poucas chuvas, chamado de satsuki-bare no Japão. Aqui, no lado oposto do globo, os dias também foram ensolarados. É uma época de diversos eventos da comunidade nikkei, como Undokai. No entanto, este ano tivemos quedas bruscas na temperatura, o que deve ter sido um transtorno a muitos.
Meus dias têm sido bastante corridos, como sempre, com atividades da Kenjinkai, GKI e Kenren, além do meu trabalho. Em maio, formamos e iniciamos as atividades da comissão da 18ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas, iniciamos os preparativos para a 4ª reunião ordinária on-line da GKI e tivemos reunião com o Departamento de Relações Internacionais da Província. Após 2 anos suspenso, a Kenren decidiu pela realização do 23º Festival do Japão nos de 15 a 17 de julho, e os preparativos seguem com 2 a 3 reuniões semanais de forma on-line, além das reuniões setoriais. Todos os dias participamos de reuniões referente a um desses eventos.
O Festival do Japão não foi realizado por 2 anos, e apesar das dificuldades que seriam motivo de falência para uma empresa, graças aos esforços do presidente Ichikawa da Kenren, presidente Taniguchi da Comissão de Realização do Festival do Japão e demais envolvidos, a realização do evento será concretizada.
Porém, ainda estamos passando pela pandemia da Covid, com a economia do Brasil em crise, assim como o Japão. Isso prejudica a obtenção de patrocínios, além de contarmos com menor número de empresas participantes e sem podermos prever o número de visitantes. Mesmo assim, iniciamos os preparativos, e contamos com a colaboração de todos para fazer do evento um grande sucesso.
Convidem os familiares a amigos e visitem o Festival!
Quem tiver interesse em participar como voluntário no stand ou da dança Gujo, entre em contato com a secretaria da Kenjinkai.

A Gifu-Kenjin-Kai oferecerá no stand gohei-mochi, takoyaki e kei-chan don.O kei-chan don foi oferecido na primeira participação da Kenjinkai em 2019, como Kei-chan Yakisoba, mas desta vez, levando em conta a opinião de todos, ofereceremos a versão servido com arroz. Venham provar!

No dia 3 de maio, estivemos presentes na reunião com as voluntárias da JICA, no escritório da JICA, sendo uma das voluntárias a Sra. Kaede Taga, natural da cidade de Motosu, vindo como instrutora de softbol para o Nippon Country Club.

Há 3 anos havia vindo para promover o aperfeiçoamento do softbol em São Paulo, mas com a pandemia todos os voluntários foram convocados de volta. Dessa vez permanecerá como instrutora por 6 meses. Pedimos-lhe participação também nas atividades da Kenjinkai, para que possa passar por várias experiências durante sua estadia.
No período da tarde, participei como membro da Kenren na visita do Sr. Kiyoshi Odawara, Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, ao Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos (Ireihi), no Parque do Ibirapuera. Sempre que uma autoridade japonesa vem a São Paulo, convidamos a visitar o Memorial. Já tivemos visitantes ilustres como as Suas Majestades Imperador e Imperatriz e primeiros ministros.

No espaço subterrâneo do Ireihi há um mausoléu com 3 estátuas budistas doadas pelo Japão. Uma de autoria de um escultor com título de Tesouro Nacional Vivo (ningen-kokuhou), e outro, da era Kamakura, uma obra de Kaikei, peça pouco conhecida, mas de importância equivalente a um tesouro nacional japonês.

Não são peças de visitação aberta ao público, mas se tiver uma oportunidade, faça uma visita.
Também neste ano, no dia 18 de junho, será comemorado os 114 anos da Imigração Japonesa no Brasil, com a realização de culto no Memorial. Os imigrantes pioneiros, que passaram por grandes dificuldades, proporcionaram a base para a formação da comunidade nikkei, hoje com cerca de 2 milhões de descendentes. Muitos pereceram em meio à luta, e sepultado em terras brasileiras, ficaram sem ninguém para cuidar ou orar em seus túmulos. Para homenageá-los e desejar-lhes a paz eterna foi erguida o Ireihi, e cuidar dele, com toda a gratidão, é uma obrigação de todos nós.Quando for ao Parque do Ibirapuera, visite o Memorial, que fica em frente ao Pavilhão Japonês.
Realizamos a 4ª reunião ordinária online da GKI (Gifu Kenjinkai International), e em comemoração ao dia 23 de maio, primeiro aniversário de fundação, foi realizada palestra pelo professor Takuro Kanda, pioneiro na pesquisa sobre o dialeto de Gifu. Foi uma palestra muito instrutiva, com análise acadêmica do dialeto. Uma oportunidade para aprofundar nossos conhecimentos sobre Gifu.
Da parte da GKI, o palestrante foi o Sr. Kikuhiko Sawada, da Gifu Kenjinkai de Jakarta – Indonésia, que fez uma palestra muito interessante, repleta de amor por Gifu e Indonésia.
Na 5ª reunião ordinária online prevista para o dia 23 de julho, às 21:00 (hora no Brasil), teremos como palestrante Sr. Shunzo Ono, natural da cidade de Gifu e trompetista de jazz mundialmente famoso (residente nos Estados Unidos). Não percam a chance. Esperamos a participação de todos.
A GKI realizou também edição do Gifu-Seka (Projeto Conectando os Jovens de Gifu com o Mundo), um projeto de palestras online extracurricular direcionado aos alunos do ensino primário, secundário e médio da Província de Gifu. Nessa edição, 9 professores da Escola de Ensino Médio Nagara fizeram palestra direcionada aos alunos do 3º ano do ensino médio. Com certeza foi muito proveitoso para os alunos, em uma fase da vida em que surgem muitas dúvidas.
Montamos também a comissão para realização da 18ª Exposição de Amizade Nipo-Brasileira de Pinturas. Será uma exposição em conjunto com o Consulado Geral do Japão, de forma híbrida – on-line e no espaço para eventos do Consulado, durante 2 semanas, a partir do dia 7 de novembro. Esperamos uma edição maior, com a participação de artistas da Província de Gifu.
Foi liberada a entrada de grupos turísticos estrangeiros no Japão, a partir do dia 10 de junho, possibilitando a participação no 1º Encontro Mundial de Provincianos de Gifu, previsto para os dias 29 a 30 de outubro. Formaremos a expedição com membros da Argentina e Peru, com partida no dia 17 de outubro e retorno no dia 4 de novembro. Convidem familiares e amigos e vamos fazer uma viagem inesquecível!
No dia 11 e 12 de junho participaremos da Festa Junina da Associação Shizuoka do Brasil, com a venda de gohei-mochi e apresentação da dança Gujo. Esperamos a participação de todos.
A pandemia não dá sinais de acabar tão cedo. Tomem a vacina e se cuidem.Contamos com o contínuo apoio e colaboração de todos!

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

 

Gifu – Gifu Kenjinkai Internacional (11)
Atividades multiétnicas e diversificadas

 

A Singapura Gifu Kenjinkai foi fundada em 2010, completando 12 anos de atividades. Já residi um tempo na cidade de Kani, e participo da Kenjinkai como secretário. A associação é formada não só por pessoas naturais da província de Gifu, mas são bem-vindas aqueles com interesse na província. Atualmente, contamos com cerca de 100 membros. É grande o número de provincianos que chegam ao País, assim como os que saem, e muitos não se associam.
O nome “Singapura” deriva do sânscrito Siṃhapura (Cidade dos Leões) e malaio Singapura. Muitos se referem à cidade como Cidade dos Leões. É formado por mais de 60 ilhas, sendo a maior a ilha de Singapura. A população é de cerca de 5 milhões de habitantes.
Em 1862, japoneses começaram a residir no País, e apesar da relação com as tropas japonesas no passado, após a independência de Singapura muitas empresas japonesas se fixaram no País. A partir da década de 1990, a cultura japonesa foi difundida e turistas passaram a viajar ao País. Posteriormente, linhas de metrô, cassinos e edifícios modernos foram construídos, e o País se tornou o que é nos dias atuais.
A população é formada por várias etnias, grande parte descendentes chineses. Destacam-se também os descendentes malaios e indianos, além de outras etnias. A língua oficial é inglês, mas ainda é falado os idiomas de cada etnia.
Antes da pandemia, a atividade principal da Kenjinkai eram encontros trimestrais, com refeições ou churrascos. Atualmente, reunimo-nos quando possível para refeições, tomando os devidos cuidados.
A prática de golfe é possível na ilha, no entanto preferimos pequenas viagens para jogar na Malásia ou Indonésia. Não participei ainda, mas as kenjinkais de 47 províncias se reúnem 4 vezes ao ano para campeonatos. As atividades e relações formadas na comunidade japoneses são um dos atrativos de se passar um tempo em Singapura.
Por causa da pandemia do coronavírus muitos eventos estão suspensos, mas aos poucos as reuniões e atividades vêm sendo retomadas. Espero que nesse ano a pandemia seja contida, e possamos ir e vir do Japão sem necessidade de cumprir isolamento.
Por fim, convido a todos que já moraram em Singapura, a participar do Encontro Mundial previsto para este ano.

Noriaki Nagata, secretário da Singapura Gifu kenjinkai
Já residiu na cidade de Kani. Residente em Singapura. 49 anos de idade.
Há 26 anos indo e vindo de Johor Bar (Malásia) a Singapura. Esposa de descendência chinesa e uma filha cursando a faculdade.
Mensagem: Completei essa idade vivendo mais no exterior do que no Japão. Vivo feliz, com ocupação e lazer nessa terra onde me adaptei bem. O custo de vida subiu um pouco, mas é um País em que se pode locomover como no Japão. Venha visitar esse País quando as viagens estiverem liberadas.

(artigo extraído do Jornal Gifu Shimbun)

 

 


ACONTECIMENTOS DE MAIO DE 2022

  • Dia 3: Visita do dir. presidente Nagaya ao Memorial em Homenagem aos Imigrantes Pioneiros Falecidos;
  • Dia 5: Doação de 30 canetas pela Enkyo;
  • Dia 10: Comunicado do Cartório o registro da ata da AGO;
  • Dia 11: Reunião da Comissão sobre a Exposição de Pinturas deste ano;
  • Dia 14: 4ª reunião ordinária online da GKI, completando 1 ano de fundação;
  • Dia 17: Enviado o Boletim Mensal de maio, via e-mail e correio;
  • Dia 20: Reunião Ordinária da Diretoria;
  • Dia 25: Reunião da Comissão de Exposição de Pinturas – definido que será realizado de 7 a 18 de novembro, em formato híbrido, virtual e no espaço de eventos do Consulado Geral do Japão;
  • Dia 26: Reunião da Kenren.

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE MAIO DE 2022

  • Data e hora: 20 de maio de 2022 (sex), às 19:00.
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Jorge Noboru Nagao (dir. tesoureiro), Sonia Sakuma (dir. secretária), Mika Ono (diretora), Lina Shimizu (dir. regional), Henrique Kodama (diretor), Kioski Kaneko (consultor) e Mitsuo Ono (Cons. Fiscal).
  • Pauta do Dia
    1. Cumprimento e palavras do diretor-presidente Nagaya;
      • Agradeceu pela participação na reunião da Diretoria;
      • Informou que houve 2 inscrições para bolsa Kenpi (Isabella Kagawa – neta do consultor Kaneko e Alissa Hibino – filha do ex-diretor Wataru Hibino), e está sendo consultado a província se há o curso pretendido na Universidade de Gifu;
      • O dir. presidente Nagaya encontrou no escritório da JICA com a voluntária Sra. Kaede Taga, vindo de Gifu como instrutora de softbol do Nippon Country Club. Solicitou participação nas atividades da Kenjinkai;
      • Informou cancelamento da venda por delivery no Festival do Japão. Será somente venda antecipada e no dia, para evitar contratempos;
      • Pediu participação na dança Gujo. A apresentação será dia 17/07, das15h15 às 15h30;
      • Informou participação na Festa Junina do Shizuoka Kenjinkai nos dias 11 e 12/06, com venda de gohei-mochi em ambos os dias, e apresentação da dança Gujo no dia 12/06 às 15h;
      • Apresentou o andamento dos preparativos para o Encontro Mundial, e da abertura do Japão para os turistas estrangeiros;
      • Comentou sobre o trabalho da diretora Shimizu na associação nikkei da cidade de Registro, e sobre o artigo no jornal Brasil Nippou sobre a sua contribuição para a fundação do Memorial da Imigração Japonesa Vale do Ribeira;
    2. Apresentação dos acontecimentos do mês de abril, pela dir. secretária Sakuma;
    3. Apresentação do movimento contábil do mês de abril, pelo dir. tesoureiro Nagao;
    4. O dir. tesoureiro Nagao informou aceitação pelo cartório a ata da AGO, para registro;
      Informou que não houve mais movimentos por parte do proprietário do prédio.
    5. Outros.