Boletim Mensal Julho/2021

Após a primeira reunião on-line regular do Gifu Kenjinkai International!

 

No dia 3 de julho de 2021, às 21:00 horas (horário de Brasília), o Sr. Masanao Shibahashi, Prefeito da cidade de Gifu, fez uma palestra muito inspiradora para as quase 80 pessoas que participaram da nossa primeira reunião.
Em 6 de maio, o prefeito Shibahashi inaugurou as novas instalações da Prefeitura de Gifu e está trabalhando com os cidadãos para criar uma cidade onde as pessoas possam se reunir com tranquilidade e ter orgulho de ser um cidadão da prefeitura de Gifu.
Em sua palestra, ele utilizou slides para explicar a reurbanização da cidade de Gifu, dividindo-a em distritos.
Ele explicou um a um a reurbanização das seguintes áreas: 1 – em frente à Estação Gifu, 2 – ao redor de Yanagase, 3 – ao redor da Prefeitura de Gifu, 4 – ao redor do Parque Gifu e do Rio Nagaragawa.
Quanto à reurbanização da área em frente à Estação Gifu, sob o conceito de “hospitalidade”, como hall de entrada da cidade de Gifu, construíram um prédio alto e reformaram o distrito atacadista.
Na área de Yanagase, sob o conceito de “prosperidade”, reformaram a antiga loja Nagasakiya e o Parque Kogane; e a geração mais jovem está abrindo novas lojas para revitalizar a área.
Na área cidade de Tsukasa (Tsukasa no Machi), sob o conceito “afinidade e sintonia”, promoveram a criação de um distrito em torno da prefeitura de Gifu, onde os cidadãos possam se reunir com tranquilidade, como o Centro Cultural “Minna no Mori Gifu Media Cosmos”.Na área do Parque Gifu, sob o conceito “charme”, está a parte mais famosa, onde se destacam o Monte Kinkazan, o Castelo Gifu, o Rio Nagaragawa, a pesca com o corvo-marinho (ukai), festival sobre casa-barco (yakata-bune), apresentações de dança japonesa no palco sobre o rio, mercados noturnos (yoichi) na margem do rio, e o distrito Kawaramachi, que mantém a atmosfera de uma antiga cidade castelo. O guarda-chuva wagasa, de cultura tradicional japonesa, tem sido fabricado por jovens artesãos que estão fabricando wagasa coloridos com novas sensibilidades.
A apresentação do plano grandioso de reurbanização da cidade de Gifu, utilizando slides, foi muito emocionante e despertou o desejo de voltar ao Gifu.
Desejo divulgar essas maravilhas ao mundo.
Houve uma sessão de perguntas e respostas, tiraram-se fotografias comemorativas, e em seguida, o prefeito Shibahashi se retirou da reunião.
O dia 3 de julho foi aniversário do prefeito; devido à diferença de fuso horário, ainda era dia 3 nas Américas do Norte e do Sul; por isso, todos os participantes comemoraram o seu aniversário.

Na segunda parte da reunião, a Sra. Eriko Nishi, Presidente do Gifu Kenjinkai de Camboja e Vice Presidente da GKI, apresentou a sua experiência.
Ela nasceu na cidade de Takayama, e teve uma vida tranquila no Japão. Na oportunidade que teve de visitar Camboja, encontrou situações nunca antes vistas: o abismo entre ricos e pobres, e a diferença entre os costumes dos dois países. Esta experiência chocante mudou a sua visão de vida. Ela ficou impressionada porque, apesar de viver na pobreza, as pessoas de Camboja tinham sorrisos puros e despreocupados. Ela decidiu pela residência permanente porque queria fazer algo para ajudar a camada social pobre de Camboja.
Colocou em prática a sua decisão. As pessoas da camada social pobre não tinham acesso a serviços médicos adequados. Ela reuniu amigos, encorajou o governo a agir, estruturou um sistema que permitiu receber gratuitamente tratamento médico, e contribuiu para o bem-estar do povo. Ela ensinou a técnica tradicional japonesa de produção de balas, para ajudar o povo cambojano a aprender as habilidades tradicionais do Japão e a se tornar autossuficiente e autossustentável. Fundou a sua própria empresa e expandiu as suas atividades. Ela nos contou sobre o seu grande esforço e impressionou muitos participantes da reunião on-line.
Nesta primeira reunião on-line regular da GKI, as duas palestras foram um grande sucesso e repercutiram entre todos os participantes.
A próxima reunião on-line regular será realizada no domingo 24 de outubro às 10:00 horas (horário do Japão) e estamos planejando pedir à Professora Maruyama da Universidade de Mulheres de Gifu (Gifu Joshi Daigaku) para dar uma palestra sobre a “História de Gifu” para aumentar o nosso conhecimento sobre a nossa província natal.
Por favor, venham e participem conosco.

(Texto original em Japones por Sr. Mitsuyoshi Nagaya, Presidente do Gifu Kenjinkai do Brasil)

 

「Eu amo Gifu」Através do SNS os moradores da província criaram a Associação Gifu Kenjinkai

 

Em maio, foi lançada a Associação de Moradores de Gifu ”Furusato Gifu Kenjinkai”, liderada por pessoas que vivem na província, na tentativa de animar a província de Gifu. Normalmente, a Associação de Gifu é formada fora da província e no exterior.
Então perguntei o porquê do estabelecimento com as pessoas que estão vivendo na província?Como pano de fundo estava a pandemia do coronavírus.
A Associação Furusato Gifu Kenjinkai foi lançada por Shuji Ikemua, 61 anos (ex-secretário-geral da Associação de Turismo da cidade de Mino) como presidente, e Atsumi Ibi, 53 anos (de Kojima, Ibigawa, Ibi) como vice-presidente. Os membros conectaram pelo aplicativo “Clubhouse” do SNS.
A sede do clube se comunica apenas por voz. Os participantes podem interagir uns com os outros e ouvir suas histórias. Em fevereiro deste ano, o Sr. Ikemura abriu uma coluna no aplicativo chamado “Associação de Cidadãos de Gifu”. Foram criadas até agora mais de 100 oportunidades para se interagirem, com uma média de 5 ou 6, por vezes mais de 20 participantes. Entre os participantes estavam os dirigentes da Associação Brasileira de Gifu, a Associação foi estabelecida a partir da conversa de que “tudo bem ter uma associação dos provincianos no local”. Inicialmente 9 pessoas juntaram -se como membros da Associação.O sr Ikemura diz que, devido a pandemia do coronavírus, as conexões das pessoas se aprofundaram através da SNS. E como resultado da disseminação do covid-19, o número de pessoas que usam videoconferência e SNS aumentou da mesma forma em todo o mundo. Através do SNS, as pessoas com pensamento comum de “Eu gosto de Gifu” podem facilmente se reunir de todo o país e de todo o mundo. Em maio foi criada por 24 Associações de Gifu do Exterior a Gifu Association International (GKI). A GKI pretende realizar um torneio mundial na província até outono do próximo ano, onde se reunirão as partes interessadas. Para apoiar o evento a Associação Furusato Gifu Kenjinkai também juntará à GKI.
Como um dos GKI´s, quero apoiar meus colegas do exterior diz Ikemura, e acrescentou que, quando eles voltarem para Gifu quero ser um lugar onde eles possam sentir à vontade para ir tomar chá.
Para consultas, entre em contato com o grupo da Associação “Gifu Ken min kai” (岐阜県民会), no site de intercâmbio da “Facebook”.

(Texto original em japonês : Gifu Shimbun de 16/06/2021)

 

 


ACONTECIMENTOS DE JUNHO DE 2021

  • 02
    • Fund. Kunito Miyasaka avisou que está enviando contrato de patrocínio para assinar.
  • 14
    • Enviado ao Kenren o link com pedido de isenção IPTU
  • 16
    • Enviado pelo correio Fund. Kunito Miyasaka contrato assinado
    • Informado pela Sra Emi Niwa/arquiteta que a Kenjinkai vai ter que embalar o material em caso de reforma do escritório.
  • 17
    • Enviados aos artistas o Certificado da 16ª Exp. De Pintura.
  • 19
    • Reunião da diretoria
  • 27
    • Evento take out/delivery Gifu/Mie/Gunma

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE JUNHO DE 2021

  • Data e hora: 19 de junho (sábado) 16:00h
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (Dir-Presidente), Jorge Nagao(Dir. Tesoureiro), Sônia Sakuma (Dir.
    Secretária), Kenzo Nakata (Diretor), Lina Shimizu (Dir. Regional Registro), Kioski Kaneko
    (Cons.Fiscal Efetivo). Diretora Iraci Hirano teve problema para acessar e não participou.
  • Pauta do Dia
    1. Cumprimento do Dir. Pesidente, 18/06 foi comemorado 113 anos da imigração japonesa, foi
      dedicado 1 minuto de silêncio em memória aos que se foram. Expresso gratidão e luto pelos ancestrais que abriram terras não urbanizadas, perderam famílias e amigos por doenças endêmicas, e que mesmo assim lutaram e esforçaram por suas realizações,e construíram uma sociedade japonesa de mais de 2 milhões de pessoas.
      Apresentado o andamento da Exposição de Pintura, o início de divulgação para inscrição será logo após a aprovação do uso da logomarca do Consulado, aprovado patrocínio da Fundação Kunito Miyasaka.
      Terminado pedido de concessão da JICA, agradecimento ao Diretor Nagao que batalhou para juntar os documentos e a diretora Shimizu que o auxiliou.
      Reformado os 2 elevadores com a indenização da seguradora pelo incêndio ocorrido,no prédio onde está o escritório
    2. Apresentado acontecimentos de maio pela diretora Sônia Sakuma.
    3. Apresentado movimento contábil de maio pelo diretor Jorge Nagao. Recebido Subvenção do governo de Gifu.
    4. Relatado pela diretora Sakuma o andamento do evento Gifu/Mie/Gunma que ocorrerá daqui a 1 semana e que pediu ajuda na divulgação da venda.
    5. Relatado pelo diretor Nagao o trabalho para juntar documentos até a apresentação dos documentos para JICA.
    6. Informado pelo diretor-presidente sobre Congresso Mundial de Gifu . Programado para 29 a 30 de outubro/22. Pedido de participação.
    7. Próxima reunião da diretoria 17 de julho (sábado) 15:00h – virtual