Boletim Mensal Fevereiro/2020

Agradecimentos da Diretoria – Final de Mandato

Graças à colaboração de todos, concluímos este mandato de 2 anos. Nossos sinceros agradecimentos. A Diretoria do Período de 2018-2020 foi constituída dos seguintes membros:

Consultor – Hikoji Yamada
Diretor Presidente – Mitsuyoshi Nagaya
Diretor Vice-Presidente – Hiromasa Kunii
Diretor Tesoureiro – Kenichi Hibino
Diretor Secretário – Kioski Kaneko
Diretores – Mika Ono, Jorge Noboru Nagao, Jiro Hashizume, Wataru Hibino e Ricardo Ryohei Watanabe
Conselheiros Fiscais Efetivos – Satoru Asano, Paulo Tsutomu Ito e Mitsuo Ono
Conselheiros Fiscais Suplentes – Iraci Emi Hirano e Masako Yasuda

Encerramos este mandato de 2 anos com a certeza de ter conseguido renovar a Guifu-Kenjin-Kai.
Na participação da Kenjinkai no Festival do Japão, almejado há muito tempo, tivemos a participação de cerca de 60 voluntários entre associados jovens, ex-bolsistas Kenpi e ex-estagiários que voltaram a participar de nossas atividades e familiares dos associados. A participação no evento ajudou também no fortalecimento da relação entre os associados.
Isso contribuiu também para uma ampla divulgação da Dança Gujo, realização do Haru no Yatai Matsuri, e excursão a Cunha com a participação de mais de 40 pessoas. Na festa de confraternização de final de ano – Bonenkai, contamos com a ilustre presença do Cônsul Geral do Japão em São Paulo Sr. Yasushi Noguchi, em uma festa com mais de 100 participantes. Sugerimos promover o Undokai do Bloco Chubu, e os associados jovens Sônia Sakuma, Kenzo Nakada, Marcos Ono e Felipe Nomura estão nos representando na organização, para realização no dia 20 de setembro deste ano.
Gostaria de registrar aqui nossos agradecimentos pela contribuição e compreensão durante estes dois anos. Somente conseguimos alcançar esses resultados positivos graças à ajuda de todos os senhores. Muito obrigado e parabéns!
Na próxima Assembleia Geral será eleito os novos membros da Diretoria, e contamos com a contínua colaboração e apoio de todos.
Finalizando, reitero em nome da Diretoria, nosso profundo agradecimento. Muito obrigado!

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

 

Tudo Está Como Deve Ser

Vim ao Brasil como imigrante, e me sinto tocado com a mudança da era Heisei para a era Reiwa, mas depois de tanto tempo longe de minha terra natal e vivendo sem me prender a regras, essa mudança de uma era para outra não é algo espantoso.
Passei minha vida fazendo o que gostava.
Cometi erros, tive sucessos, fui vítima de trapaças. “Teve uma vida agitada” – é o que ouço por aí – palavras que exprimem tanto compaixão como encorajamento.
Reconheço que o que passei foi responsabilidade minha. Não pode ser desfeito. Não há volta. Se pensarmos que a vida é cheia de imprevistos, não há por que nos afligirmos. Tenho que aceitar a minha vida como ela foi.
Mas ouço também outras palavras. De que devo agradecer a muitas pessoas por ter vivido até então sem grandes enfermidades. Cheguei a uma idade em que consigo aceitar de bom grado essas palavras. Há uma outra frase que diz: “Koukai saki ni tatazu” (não adiante se arrepender depois que já está feito). Mesmo que esteja me remoendo por dentro de frustração.
O mundo está vivendo uma época de grande velocidade e mudanças. A União Europeia que vinha se desenvolvendo está em crise. A disputa comercial entre os Estados Unidos e a China está em situação crítica. A população do Reino Unido votou pela saída da União Europeia, mas a proposta foi rejeitada por 3 vezes pelo Parlamento. A relação entre o Japão e a Coreia do Sul pode se tornar irreparável devido a questão das escravas sexuais durante a guerra. E aqui, no Brasil, além da previdência social há o constante problema econômico. Ainda temos um Presidente cujas declarações impróprias são veiculadas nos noticiários, como quando comentou sobre o “tamanho” japonês.
Com a globalização, tudo corre ao redor do mundo instantaneamente. A mudança para a nova era Reiwa não irá fazer milagres como dinheiro caindo do céu. Sendo assim, não há nada a fazer a não ser nos esforçarmos.
O problema econômico do Brasil é uma constante, e está longe de conseguirmos um balanço positivo. Sempre somos citados com o indigno título de um grande país corrupto. Admiráveis são os brasileiros que conseguem fazer disso uma piada, diminuindo seu estresse e empenhando-se pelo amanhã. O Brasil possui o 5º maior território no mundo, rico em recursos. Se juntar a isso o trabalho e esforço, poderá um dia ser o país mais próspero do mundo.
Voltando à realidade, temos de nos adaptar com a política atual do governo.
Sinto que deve ser difícil aos jovens de hoje, e é o que ouço das pessoas próximas. Mas, pensando bem, as dificuldades sempre existiram, em qualquer época.
Diferente da nossa época, hoje as crianças já nascem cercado de tudo. Crescem com carros, celulares, computadores fazendo parte de suas vidas. Com certeza têm consciência de que é muito melhor assim do que nascer e crescer em uma época de pobreza e sem as praticidades de hoje. Os jovens de hoje vivem bem graças ao esforço dos pais, que se empenharam para que seus filhos tivessem uma boa formação. Alguns pais até optaram em ir como dekassegui ao Japão para proporcionar uma boa educação aos filhos, acreditaram no futuro dos filhos dando-lhes a chance de estudar. Esses pais, mesmo com boa saúde terão hoje pela frente no máximo 20 a 30 anos de vida.
No mundo atual, ainda somos surpreendidos com acontecimentos como grandes tufões. Como prever esses tufões?, terremotos?, vírus? Não há como prever, mas devemos sempre ter em mente algo assim e tomar certos cuidados.
No meio científico, a mídia divulga fatos sobre engenharia genética, de como as técnicas de manipulação genética podem proporcionar avanços no desenvolvimento de remédios ou nas ciências da vida, como se fossem mágicas ou alquimia do mundo moderno. Até pouco tempo atrás, o futuro, desconhecido, era um território somente das religiões. Mas a ciência está desvendando a anatomia humana, e de como o mundo se estende além da Terra, para todo o Espaço. É um paradoxo, mas hoje, mais do que nunca, a dignidade humana deve ser respeitada. A capacidade humana é a base de tudo, e a religião e filosofia devem ser consideradas questões de maior importância.
Mas, deixando os assuntos complexos de lado, para nós que tivemos uma vida simples, ter vivido com saúde é o mais importante, valendo o ditado “tudo está como deve ser”.

(Texto original em japonês – Hikoji Yamada – associado da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

 

9º Campeonato de Golfe

No dia 26 de janeiro (dom) passado, um dia de tempo bom, realizamos com início ao meio-dia o 9º Campeonato de Golfe de Taça Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, no PL Golf Clube.
Com o retorno ao Japão dos funcionários de empresas japonesas naturais da província de Gifu, que concluíram o período de trabalho aqui, tivemos diminuição no número de participantes, mas mesmo assim foi possível formar 2 grupos de competição.
O Sr. Tanabe, presidente da NGK, também retornará ao Japão em março, sendo esta a sua última participação no campeonato. Ele é uma pessoa com muita energia e bom humor. Foi um prazer passar o dia em sua companhia.
O resultado foi de near pin para minha esposa Beth, e eu. Não tivemos under, e eu fui o vencedor com net 75. O vice-campeão foi o Sr. Imai da Toyota Tsusho com a diferença de 1 tacada, e a terceira colocado foi a Sra. Masami Tajima com HC11.
O próximo campeonato será no dia 7 de setembro (segunda / feriado), a partir do meio-dia. Esperamos a participação de todos!

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

 

Acontecimentos de JANEIRO de 2020

  • Dia 4:
    • Limpeza do escritório – diretor-presidente Nagaya, Iraci Hirano, Kenzo Nakada, Beth Nagaya;
  • Dia 6:
    • Início dos trabalhos do escritório. Preparativos do bazar nos dias 10 e 11;
    • Recebido ficha de matrícula do Sr Angelo Eiji Nakata, aprovado para bolsa Kenpi do ano 2 da era Reiwa enviado pela Prefeitura de Gifu;
  • Dia 9:
    • Preparo do Bazar – diretor-presidente Nagaya, diretor Nagao, Sonia Shimao, Beth Nagaya;
    • Entregue pelo ex-diretor presidente Hikoji Yamada pedido de renúncia dos cargos de consultor da Kenjinkai e presidente da Comissão de Exposição de Pinturas;
  • Dia 10-11:
    • Realizado Bazar no escritório da Kenjinkai, com cerca de 80 visitantes;
  • Dia 10:
    • Início dos ensaios da dança Gujo no Aichi kenjinkai. Ensaio das novas coreografias “sanbyaku” e “neko no ko”;
  • Dia 11:
    • Encaminhado ao Jornal Nikkey convocação da Assembleia Geral do dia 16 de fevereiro;
  • Dia 13:
    • Reservada a sala de reuniões do Nikkey Palace Hotel;
  • Dia 14:
    • Reunião da Comissão de Jovens (seinen-bu) para tratar do Undokai do Bloco Chubu, no Shizuoka Kenjinkai;
  • Dia 18:
    • Realizada a partir das 13:00 a primeira reunião da Comissão de preparativos do Festival do Japão, e a partir das 15:00 a Reunião Ordinária da Diretoria;
  • Dia 22:
    • Contato com a pousada e empresa de ônibus para tratar da excursão do mês de março;
  • Dia 26:
    • Realizado o 9º Campeonato de Golfe de Taça Guifu-Kenjin-Kai do Brasil;
  • Dia 27:
    • Pago a taxa de associado 2020 da Kenren e primeira parcela da taxa do stand do Festival do Japão;
    • Doado ao Ikoi no Sono os itens não vendidos no Bazar e livros usados;
    • Reunião da Comissão de Preparativos do Undokai do Bloco Chubu;
  • Dia 28:
    • Descartado os documentos antigos da secretaria pelos diretores Noboru Nagao e Wataru Hibino;
  • Dia 30:
    • Entregue ao Banco do Brasil ata com registro do atual diretor-presidente e diretor tesoureiro, para encerramento da conta;
  • Dia 31:
    • Comparecimento do diretor-presidente Nagaya e diretor tesoureiro Hibino ao Banco do Brasil para assinatura dos documentos de encerramento de conta.

 

 

Resumo da Ata da Reunião Ordinária da Diretoria de JANEIRO/2020

  • Data e hora: 18 de janeiro de 2019 (sábado), às 15:00.
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Hisomasa Kunii (dir. vice-presidente), Ken’ichi Hibino (dir. tesoureiro), Wataru Hibino (diretor), Noboru Nagao (diretor), Sonia Sakuma (associada) e Emiko Nagaya (associada) (total 7 pessoas).
  • Assuntos:
    1. Cumprimento do diretor-presidente Nagaya:
    2. Confirmado realização da Assembleia Geral Ordinária – exercício de 2020, no dia 16 de fevereiro (domingo), a partir das 9:30, no Nikkey Palace Hotel (Rua Galvão Bueno, 425 setor IV);
    3. Após a Assembleia será realizado festa de confraternização de Ano Novo, às 12:00, no Nikkey Palace Hotel (taxa de adesão R$70,00 por pessoa);
    4. Apresentação de Dança Gujo: Festival do Japão em julho e Toyo Matsuri em dezembro. Será realizado 2 ensaios no mês (a data será informada pelo WhatsApp);
    5. Em estudo a possibilidade de substituição do envio do Boletim Mensal via correio pelo meio digital, aos poucos, para diminuir as despesas;
    6. Está sendo estudado também uma forma de realizar videoconferência para reunião com os representantes regionais Sra. Lina Shimizu (Registro), Luma Ono (Porto Alegre) e Sr. Paulo Ito (Itapetininga);
    7. Com o sucesso do bazar da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, está sendo cogitado fazer arrecadação de produtos novos ou em bom estado para realização periódica do bazar, a fim de angariar fundos para a Kenjinkai;
    8. Será realizado 2 reuniões mensais na Guifu-Kenjin-Kai, a partir das 13:00, para tratar da participação no Festival do Japão, nos dias 10, 11 e 12 de julho;
    9. A comissão de jovens com representantes das 11 províncias participantes reuniram-se no dia 04 de janeiro, para tratar sobre o Undokai do Bloco Chubu (local indefinido, data prevista 20 de setembro);
    10. Definido excursão a Ilha Grande nos dias 20 a 22 de março (pousada Nautilus).
    11. A Reunião ordinária da Diretoria de fevereiro será realizada no dia 15 de fevereiro (sáb), às 15:00.