Boletim Mensal Fevereiro/2021

A contribuição de um imigrante japonês de Gifu ao Brasil

Os imigrantes do Brasil são reconhecidos por suas contribuições culturais, acadêmicas, sociais para o desenvolvimento e crescimento do nosso país, isso é evidente também com relação aos imigrantes de origem nipônica junto à formação da cultura e costumes da sociedade brasileira. Considerando que os imigrantes japoneses vieram de diversas províncias japonesas rumo ao Brasil e muitos contribuíram imensamente para a nossa sociedade, há que se destacar dentre tantos nipo-brasileiros anônimos que se dedicaram com afinco e dedicação almejando contribuir para formação de uma sociedade melhor, um país melhor para todos, a figura do provinciano de Gifu: Sr Koheiji Adachi
Nascido em Seki no dia 30 de março de 1890, Província de Gifu-Ken, o Sr Koheiji Adachi concluiu no Japão o ensino fundamental em 1901 e formou-se no curso de agronomia (nível ginasial) em 1906.
Imigrou para o Brasil com esposa e filhos no ano de 1931, chegando ao Porto de Santos em 23 de abril aos 41 anos de idade e algum sonho e propósito de vida como tantos outros inúmeros imigrantes, porém, o senhor Koheiji Adachi seja por sua perseverança e dedicação, seja por um pouco de sorte e pelo apoio recebido de sua família ao longo do seu trajeto de vida e com certeza por ter tido o coração aberto, aproveitado o conhecimento adquirido e ter tido uma visão de mundo avançada para sua época, foi muito além dos feitos e conquistas de um imigrante médio.
Sr Koheiji Adachi após desembarcar no Porto de Santos em 1931, foi trabalhar na zona cafeeira da região de Alta Paulista, radicando-se no município de Duartina, onde se integrou a Comunidade Japonesa ali já estabelecida.
No início de 1937, mudou-se para o município de Campinas, e na Fazenda Chapadão, passou a trabalhar no ramo de hortifrutigranjeiro. Posteriormente, dedicou-se ao exercício na atividade ligado a piscicultura, na criação de peixes destinados a alimentação e ornamentação. Ali em Campinas, despontou na comunidade e atendendo a sugestão dos moradores da região, fundou a Sociedade Colônia Japonesa, onde foi eleito o seu primeiro presidente.
No ano de 1945, mudou-se para Mogi das Cruzes, Sr Adachi estabeleceu-se com desenvoltura nas suas atividades laborativas e engajou-se com distinta, fortes e extensas participações em diversos projetos e eventos de cunho social comunitários, principalmente reconhecido após a aquisição de uma boa área de terra no bairro da PORTEIRA PRETA, onde passou a trabalhar dedicando-se ao ramo de piscicultura e indústria cerâmica para produção de telhas, tijolos e outros materiais de construção desenvolvendo o bairro e auxiliando a comunidade. Neste período, iniciou a “CERÂMICA ADACHI” legado de seu empreendedorismo que até hoje é muito reconhecido e conceituado.
Senhor Adachi sempre demonstrou ter liderança e muita preocupação com a comunidade local e com a comunidade nipo-brasileira. Alguns de seus feitos e legados:
– 1950, Ele construiu com recursos próprios uma ESCOLA de ENSINO FUNDAMENTAL no terreno de sua propriedade no Bairro de Porteira Preta, esse edifício construído por ele foi posteriormente, alienado, por doação ao Governo do Estado de São Paulo;
– 1955, Ele construiu e fundou a Igreja Budista da Seita Zen no terreno de sua propriedade no bairro de Porteira Preta, município de Mogi das Cruzes;
– 1959, Sr Adachi fundou a Colônia Cerejeira (“Sakura Shokuminchi”) no município de Guararema/SP com a aquisição da Fazenda Goiabal para a implantação e fixação de membros da colônia japonesa, oriundos da Provincia de Gifu. Nessa época, o Sr. Adachi esteve pessoalmente em Gifu para convidar muitas famílias para imigrar ao Brasil e fixar residência na Colônia Cerejeira;
– Ele Construiu com seus próprios recursos, um edifício para instalação da Escola Primária no bairro de Cerejeira, Guararema, local de grande concentração de famílias de origem japonesa. Esse estabelecimento de ensino, mais tarde também foi doado ao Governo do Estado de São Paulo.
Homenagens e Honrarias Recebidas pelo Senhor Adachi
– 1957, Medalha da Cruz Vermelha do Japão, outorgada em função de seu trabalho em favor dessa benemérita entidade;
– Diploma de honra ao mérito oferecido pelo Ministro do Exterior do Japão, Sr. Ichiro Fujiyama, pelos serviços prestados à Sociedade nas mais diversas áreas de promoção social e humana;
– Diploma de Honra ao Mérito da Província de Gifu pelo empenho e a superação dos diversos obstáculos e barreiras encontrados ao longo da implantação para a formação da Colônia Cerejeira em Guararema;
– Comendador nomeado pelo Governador do Estado de São Paulo, Dr. Roberto de Abreu Sodré;
Sr Adachi, por onde passou, foi um cidadão exemplar, soube compartilhar sua visão de mundo para ajudar a evoluir e desenvolver a comunidade nipo-brasileira fomentando a Educação Básica tão necessária sempre, desenvolveu atividades produtivas que geraram frutos generosos e renda a quem o cercou, sempre de forma honrada, comunitária e exemplar. Seus herdeiros de sangue também se espelharam nele e são pessoas produtivas, cidadãos de bem que honram e se orgulham muito de seu ancestral imigrante vindo de GIFU.
ADACHI-SAN DOUMO ARIGATOU GOZAIMASU!

 

Fonte: Sr. Vitor Tetsuo Adachi (neto do Sr. Koheiji Adachi)
Autor:Hiromasa Kunii Vice-Presidente da Gifu Kenjinkai do Brasil

 

Entrevista para o jornal “Gifu Shimbun”

No dia 20 de dezembro, quando se aproximava o final do ano passado, recebi um e-mail do jornal “Gifu Shimbun”, relatando que em janeiro haverá a eleição do Governador da Província de Gifu (notificação pública em 7 de janeiro, votação e contagem dos votos em 24 de janeiro), que quatro pessoas concorrerão ao cargo (o atual Governador Hajime Furuta concorrerá à sua quinta eleição), e que deverá ser uma eleição disputada. Além disso, solicitaram 「aos associados dos Gifukenjinkai no exterior expressarem as suas opiniões sobre as formas de dinamizar o desenvolvimento da Província Local Gifu, e sobre os pontos fortes e os pontos que deverão ser aperfeiçoados do Gifuken, os quais são melhor percebidos pelas pessoas que residem no exterior!」; em especial sobre:
▽A percepção de Gifu/Japão vista do exterior
▽As qualidades e os pontos fortes da Província de Gifu
▽Os pontos a serem aperfeiçoados
▽A expectativa em relação à política, em especial à administração da Província.
▽As diferenças em relação ao país de residência
Houve entrevista em Conferência Internacional online no dia 4 de janeiro às 22:00 (horário do Brasília).
Pensei que poderia haver um viés nas minhas opiniões pessoais, e então, com antecedência, enviei e-mail sobre o mesmo assunto para ouvir algumas pessoas nascidas na Província de Gifu, dentre os diretores do Gifukenjinkai, mas não recebi comentários porque todos estavam atarefados com as atividades do fim de ano corrente e do início do próximo ano. Prestei atenção para consultar várias informações para que a minha opinião se tornasse uma ideia equilibrada.
No início da entrevista, me apresentei, contei as circunstâncias para imigrar ao Brasil e expliquei a situação da pandemia do Coronavírus no Brasil. Depois disto, em relação à percepção do Japão e da Província do Gifu,
「A Província de Gifu é abençoada pela natureza, e, por isto, é conhecida como “Hisan-Nōsui” ou seja「Montanhas de Hida, águas de Mino」. A cultura, os alimentos, as especialidades locais e as construções que se harmonizam com esta natureza foram desenvolvidas ao longo da história. Os artesãos dominaram as suas habilidades. Há admiração por estas heranças históricas e culturais. Há grande interesse desde estas heranças históricas até a cultura popular da atualidade (mangá, anime, cosplay). Em especial, a Província do Gifu é um local atraente para os fãs, por ser conhecida como 「local sagrado de anime」. Ainda, há um grande interesse pelo Oriente, em especial, pelo sushi. Atualmente, na cidade de São Paulo, SP, há mais restaurantes japoneses do que churrascarias. Além disto, os brasileiros têm uma boa impressão da disciplina do Japão, por exemplo a pontualidade dos trens-bala e dos metrôs, e nenhum lixo é jogado nas calçadas das ruas. Vários voluntários do Gifukenjinkai do Brasil estão treinando o Gujō Odori, para divulgá-la no Brasil, e estamos sendo convidados para exibi-lo em várias oportunidades. No ano passado, dançamos em frente ao Japan House na Av. Paulista, uma avenida que representa a cidade de São Paulo, a qual ficava interditada no domingo, e recebemos grandes aplausos. Por outro lado, a figura do samurai é popular entre os brasileiros. Especialmente a Província de Gifu, que foi palco da maior batalha entre duas grandes forças antagônicas da época. No ano passado, inaugurou-se o 「Museu Memorial do Campo de Batalha de Sekigahara de Gifu (Gifu Sekigahara Battlefield Memorial Museum) 」 que deve se tornar um ponto turístico importante para os estrangeiros.
Após falar sobre estes assuntos, lembrei os pontos a serem melhorados de Gifu:
「Wi-Fi」 não funciona adequadamente, Por isto, desejo que aumentem a taxa de cobertura de Wi-Fi, instalando mais estações de rádio base para facilitar a vida de turistas que visitarão o Japão, inclusive na época das olimpíadas (no Brasil, há mais cobertura de Wi-Fi). Dizem-se que há 3,8 milhões de nikkeis vivendo no exterior ao redor do mundo. Metade destes nikkeis vivem no Brasil, formando uma sociedade de 1,9 milhões de pessoas. Este número de 1,9 milhões é aproximadamente igual à população da Província de Gifu. Há 30 anos iniciou-se o movimento de dekasegi, o movimento de migração de nikkeis para trabalhar no Japão. Atualmente, há aproximadamente 10.000 nikkeis brasileiros vivendo na Província de Gifu. O meu desejo é que os considerem como「parentes distantes que possuem o mesmo gene」 que cresceram no exterior em meio ambiente e hábitos diferentes, e se comunicam em outros idiomas.
Os nikkeis brasileiros ficam perplexos ao serem chamados de 「japoneses」 no Brasil e 「brasileiros」 no Japão. Se o Japão almeja uma verdadeira internacionalização, desejo que seja revista a diferença de hospitalidade excessiva oferecida aos norte-americanos e europeus, e aos nikkeis, coreanos e asiáticos, que possuem a mesma fisionomia.
À medida que a população japonesa envelhece, haverá necessidade de utilizar a força de trabalho das pessoas do exterior. Desejo que mantenham o espírito de “coexistência e co-prosperidade”.
Desejo que, para fortalecer a rede de comunicação, o Kenjinkai seja utilizado como se fosse um escritório da filial no exterior da Província de Gifu. Além disto, desejo que o governador visite o Brasil, pelo menos uma vez a cada 10 anos, para incentivar os membros do Kenjinkai. Além disto, desejo que divulguem no Brasil a carne de boi Hida (Hidagyu) e o sake de alta qualidade de Gifu. Quando eu era estudante, tinha orgulho de haver 「PARCO」 (PARCO é uma grande rede varejista do Japão) em Gifu e não em Nagoya. Uma organização chamada 「Instituto de Pesquisa de Marca (Brand Research Institute, Inc.) 」 divulga anualmente a “Classificação da Atratividade das Províncias”. Por alguma razão, anualmente Gifu está entre o grupo inferior. Perguntei-me como poderia ter mais orgulho de Gifu. Então, estudei sobre Gifu e solicitei à Província para realizar o “Encontro Mundial Gifukenjin” para reafirmar as qualidades de Gifu. Acho que é importante sentir orgulho pela Província de Gifu e vangloriar pelo Gifukenjin.Por causa do meio ambiente natural rigoroso, os naturais da Província de Gifu são pacientes, obstinados e determinados, e, por outro lado, talvez sejam “pessoas teimosas”.
Finalizando a entrevista, desejo que levem a sério os resultados da enquete e criem uma forma diferente de apresentar a Província de Gifu. Penso que seja um grande desperdício para uma pessoa que, de longe, pensa sobre e ama a Província-Mãe Gifu. Há muitas coisas por que podemos nos orgulhar, por isto desejo que se auto-conscientizem sem esquecer o orgulho de ser natural da Província de Gifu. Se for construindo algo excepcional que unifique Gifu, penso que se tornará uma Província atraente, reconhecida por todos」
Finalizei desta forma a minha entrevista. Muito Obrigado.

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya diretor-presidente -Guifu Kenjinkai do Brasil)

 

11º Campeonato de Golfe Taça Gifu Kenjinkai do Brasil

No dia 16 de fevereiro realizamos no PL Golfe Clube, 11ºCampeonato de Golfe Taça Gifu Kenjinkai do Brasil. Data programado para 31 de janeiro, mas foi cancelado e adiado respeitando decretos para contenção de coronavírus..Inicialmente 12 pessoas se inscreveram para participar, mas com o adiamento os inscritos tiveram problemas em se programar. Assim a competição foi realizada com 6 participantes, e tivemos um dia divertido com tempo bom. Sr. Imai (natural de Kagamihara) foi o campeão pela primeira vez em um digno -2; vencendo também 2 vezes nas últimas 2 semanas e uma vez em segundo lugar. Acompanhando o jogo senti uma força na sua jogada, inabalada e estável. O vice campeão foi sr. Urata com par play (natural de Wakayama – simpatizante de Gifu). Nos torneios anteriores a taça era Made in Japan, que era trazida quando retornava ao Japão. Mas com a pandemia não foi possível viajar, portanto a partir deste campeonato temos a taça que irá passar das mãos do campeão ao próximo campeão.
Realizamos cerimônia de premiação no salão do golfe clube mantendo distanciamento social, o salão foi para 6 pessoas onde comportaria cerca de 100 pessoas. A conversa ficou animada com assuntos girando em torno da província Gifu.
O próximo campeonato está programado para o dia 07de setembro (terça/feriado) a partir de 11:20h.
Por favor ajustem a agenda.

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya diretor-presidente -Guifu Kenjinkai do Brasil)

 


ACONTECIMENTOS DE JANEIRO DE 2021

  • 04
    • Início das atividades no escritório
  • 15
    • Princípios de incêndio do poço do elevador no prédio, cabo da internet danificado
  • 16
    • Reunião mensal da diretoria
  • 19
    • Recuperação da internet
  • 21
    • ENEL- reclamação da conta de dezembro
  • 27
    • Nikkey Shimbun – anúncio do edital de convocação da Assembleia de fevereiro/21
  • 28
    • Foi pago anuidade 2021 para Kenren
  • 28
    • Reunião dos Conselhos representantes da Kenren

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE JANEIRO DE 2021

  • Data e hora: 16 de janeiro de 2021 (sábado), 15:00 horas
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (Dir.Presidente), Hiromasa Kunii (Dir.Vice-presidente), Jorge Nagao (Dir. Tesoureiro), Sônia Sakuma (Dir. Secretária), Iraci Hirano (Diretora), Mika Ono Kibe (Diretora), Kenzo Nakata (Diretor), Lina Shimizu (Dir. Regional Registro), Mitsuo Ono (Cons. Fiscal Efetivo), Cecilia Hashizume (Cons. Fiscal Suplente)
  • Assuntos:
    1. Cumprimento e Felicitações de Ano Novo do diretor-presidente. Agradecimento aos diretores pela cooperação ao Kenjinkai . E desejando a redução da pandemia com a vacinação. Comunicou o falecimento no ano passado, de dois dos pioneiros da abertura de Colonia Sakura em Guararema Kazutoyo Yamauchi e Katsuchi Tsuchida provincianos de Gifu. Prestou condolências e contou um breve histórico da Colonia Sakura. Deu opinião sobrea Assembleia Geral que ocorrerá no próximo mês. Informou sobre o princípio de incêndio no poço do elevador do prédio, felizmente não houve maiores danos fora o elevador, e que foi informado que tem seguro.
    2. Apresentado acontecimentos de dezembro pela diretora Sônia Sakuma
    3. Apresentado movimento contábil de dezembro e do ano de 2020 pelo diretor Jorge Nagao
    4. Assembleia Geral Ordinária de 2020 será realizado on-line em 28/02/21, sendo 9:30h primeira convocação com inicio às 10:00h. O anúncio da convocação será postado no jornal Nikkey Shimbun na próxima semana. Terá lista dos interessados e será enviada o link de acesso para a reunião. Solicitado ao Diretor Kenzo Nakata para presidir a mesa. Foi determinada responsável para Ata da Reunião, para Previsão Orçamentária 2021, e para Planos de Atividades.
    5. Com o princípio do incêndio no elevador, decidido a cobertura do seguro para o escritório.
      Na próxima reunião da diretoria será apresentada o levantamento de dados feitos por cada diretor.
    6. Apresentada várias opções de cardápio para o Festival do Japão. no final cada participante relatou acontecimentos recentes e desejou mais e mais sucesso para este ano.
    7. Próxima reunião da diretoria será dia 20/02/21 (sab) as 15h (on-line).
      Convidamos os associados a participarem da reunião. Entrar em contato c/ escritório para receber o link.