Boletim Mensal Fevereiro/2018

Palavras de Cumprimento do Novo Diretor Presidente

Na eleição para a nova diretoria realizada na Assembleia Geral Ordinária do dia 25 de fevereiro, eu, Mitsuyoshi Nagaya, fui designado ao cargo de diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil.

Gostaria de fazer aqui, uma breve auto apresentação. Resido há 35 anos no Brasil, tenho 58 anos de idade, e sou natural de Itadori, na cidade de Seki, província de Gifu (antiga vila Itadori, do distrito de Mugi). Concluí o ensino secundário no Colégio Nagara da Província de Gifu, e ao mesmo tempo em que estudava como aprendiz com o professor Yoshimura, do Sogaya Honetsugi, obtive a licença como terapeuta utilizando a terapia de judô (Jūdō Seifukushi) na Escola Profissionalizante Chubu Jūsei Senmon Gakkou de Nagoya. Posteriormente, aprendi a técnica de quiropraxia no Shiokawa School of Chiropractic em Nihonbashi – Tokyo. Trabalhei na clínica anexa, e também lecionava na escola.

Quando o diretor e superintendente Mitsuaki Shiokawa decidiu pela abertura de uma clínica no Brasil, fui um dos primeiros a vir, chegando a São Paulo em dezembro de 1982. Três anos após a inauguração da clínica, casei-me com Elizabeth Emiko, nikkei de segunda geração (nissei). Na mesma época, abri meu próprio consultório no bairro de Moema.

Em 1992, reunimos 4 profissionais da quiropraxia e fundamos a Associação Brasileira de Quiropraxia. Promovemos a abertura de curso de quiropraxia em duas universidades no Brasil, difundindo a técnica.

Depois, 30 anos após ter chegado ao Brasil, ingressei no curso de fisioterapia da FMU. Aos 57 anos de idade, obtive a licença brasileira como fisioterapeuta e hoje administro uma clínica de ortopedia e fisioterapia com meus filhos (filho e filha mais velha e segundo filho), que são médicos.

Há 8 anos tenho contribuído com as atividades da Kenjinkai, e compreendo de certa forma a situação em que nossa entidade se encontra atualmente. Estamos para alcançar o 80º aniversário de fundação da Kenjinkai, mas observo o aumento da faixa etária e redução do número de membros associados, e principalmente, a não participação dos jovens bolsistas Kenpi, estagiários e integrantes dos programas de intercâmbio. Estou ciente dos vários problemas enfrentados como o constante déficit orçamentário e a falta de local para promoção de eventos ocasionado pela mudança de endereço do escritório.
E gostaria de expor minha opinião pessoal quanto às metas que deveríamos buscar:

  1. Realizar com grande sucesso a cerimônia de comemoração prevista para o dia 29 de julho, pelos 80 Anos de Fundação da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, 105 Anos da Imigração dos Provincianos de Gifu ao Brasil e 40 Anos da Expedição de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu;
  2. Alterar o Estatuto Social quanto aos requisitos para tornar-se associado, que atualmente é somente para pessoas naturais da província de Gifu e seus descendentes, excluindo as diferenças entre os associados e associados colaboradores, aceitando não somente os naturais da província, mas também aqueles que já residiram em Gifu ou com interesses com a província, e com isso promover o aumento do número de associados e arrecadação de anuidade;
  3. Para ampliar a adesão de associados, participar do Festival do Japão promovido pela Kenren, com um stand apresentando a província de Gifu. Em especial, buscar a participação ativa de associados jovens, e também dos funcionários japoneses residentes no Brasil e associados, divulgando a província de Gifu e estimulando o intercâmbio da associação;
  4. Adquirir com recurso próprio um imóvel em uma região próxima ao metrô, mesmo pequeno, mas dentro das possibilidades, e usar o salão como local de eventos. E haveria economia por não ter necessidade de pagamento de condomínio, além de obter uma renda com o aluguel de quartos vagos;
  5. Dinamizar ainda mais o intercâmbio com a província, continuando com o apoio e suporte ao Programa de Expedição de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu, e ao mesmo tempo, representar a província de Gifu fornecendo mãos de obra às empresas da província. Representar também a província na realização de eventos para divulgar os produtos regionais. Promover ativamente os intercâmbios humanos e culturais com eventos esportivos, recepção de voluntários seniors, palestras de pessoas naturais da província, etc.;
  6. Fortalecer a relação e intercâmbio não somente com a província natal no Japão, mas também com as demais Guifu-Kenjin-Kais do exterior. Inicialmente, promover o intercâmbio humano e cultural! Fundar a Federação Mundial das Guifu-Kenjin-Kais (nome provisório), e concretizar a Conferência das Guifu-Kenjin-Kais, ampliando a participação pelo mundo através de reuniões online. E para tanto, instalar com esse objetivo o escritório de representação da província de Gifu na sede da Kenjinkai no Brasil – em São Paulo.

Pretendo concretizar essas metas após analisá-las profundamente com a diretoria, adotando-as como diretrizes de administração da Kenjinkai.

Como diretor-presidente da Guifu-kenjin-Kai do Brasil, uma associação com 80 anos de história, construída pelo consultor Yamada e todos os demais, pretendo empenhar-me ao máximo e gostaria de contar com a colaboração e compreensão de todos.

Finalizando, desejo a todos os nossos associados muitas felicidades e contínuo sucesso.

Artigo original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil

 

 

2018 – Início da Gestão do Novo Diretor Presidente Mitsuyoshi Nagaya

Realizada a Assembleia Geral Ordinária – Exercício de 2017

Foi realizada a Assembleia Geral Ordinária – Exercício de 2017, da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, no dia 25 de fevereiro (domingo), às 10:30, no Nikkey Palace Hotel (Rua Galvão Bueno, nº 425, bairro da Liberdade, São Paulo).

O diretor presidente Takao Aoyama fez uso da palavra na abertura da sessão: “Durante o mandato passei por problemas de saúde, e também como morava em local distante, não pude participar adequadamente da administração da Kenjinkai, e lamento pelo transtorno causado aos associados (as)”.

Em seguida, o diretor presidente Aoyama indicou o associado Masanobu Sakano para presidir a sessão, dando início aos trabalhos. O diretor-secretário Satoru Asano apresentou o [Relatório Anual de Atividades 2017], sendo aprovado. Após o diretor tesoureiro Ken’ichi Hibino apresentar o [Balanço Patrimonial 2017], o conselheiro fiscal Kioski Kaneko, representando o conselho fiscal, apresentou o parecer favorável ao balanço, sendo aprovado por unanimidade pelos presentes.

O diretor presidente Takao Aoyama encerrou a deliberação sobre o exercício de 2017, e novamente fez uso da palavra: “Graças à compreensão da diretoria e senhores associados (as), pude concluir meu mandato. Solicito contínuo empenho dos dirigentes na nova gestão, e desejo ainda mais sucesso a todos”.

Em seguida foi realizado a eleição da nova diretoria. O presidente da Comissão Eleitoral Kioski Kaneko apresentou a lista dos candidatos, sendo o Sr. Mitsuyoshi Nagaya para diretor presidente, e demais membros, aprovada pelos presentes mediante salva de palmas (segue à parte a lista da nova Diretoria e Conselho Fiscal). Para o Conselho Fiscal permanecem como membros os Senhores Mitsuo Ono e Paulo Tsutomu Ito, e foi aprovado como novo membro efetivo o Sr. Satoru Asano.

O diretor presidente eleito Nagaya fez uso da palavra apresentando suas metas: “A diminuição do número de associados devido avanço da idade é um dos problemas atuais, mas se pudermos concretizar o recrutamento de novos associados entre as gerações jovens, em especial os ex-bolsistas Kenpi, ex-estagiários e integrantes dos programas de intercâmbio, e não somente buscar os naturais da província, mas também aqueles que já residiram em Gifu ou com interesses com a província, promoveria aumento no número de associados, mas para tal, será necessário alteração do Estatuto Social”. E prosseguiu apresentando a sua ideia: “Buscaremos o aumento de associados e dinamização através da participação no Festival do Japão, promovido pela Kenren, além de outros eventos”. E finalizou “Contataremos ativamente os funcionários japoneses residentes no Brasil, para aumentar o número de associados jovens japoneses, ampliando o círculo de provincianos de Gifu no Brasil”.

Prosseguindo, o diretor presidente Mitsuyoshi Nagaya indicou como diretores os Senhores (as) Jiro Hashizume, Wataru Hibino, Mika Ono Kibe e Ricardo Ryohei Watanabe. E solicitou ao Sr. Hikoji Yamada continuidade como consultor.

O [Plano de Atividades 2018] foi apresentado pelo diretor secretário eleito Sr. Kioski Kaneko, e aprovado sem ressalvas. O [Plano Orçamentário 2018] foi apresentado pelo diretor tesoureiro Ken’ichi Hibino com o orçamento da realização dos eventos de comemoração deste ano incluso, portanto, com um valor acima do habitual. Também ressaltou que houve um déficit orçamentário no ano anterior (R$41.000,00) e que seria necessário tomar providências para que não se torne um problema crônico, devendo ser um dos assuntos prioritários para a nova gestão. Em relação à anuidade, foi aprovada a manutenção do valor de R$150,00.

Ao meio-dia, todos os trabalhos haviam sido concluídos, e a sessão foi encerrada pelo diretor vice-presidente Hiromasa Kunii.

Após a assembleia, todos se encaminharam para o restaurante do Hotel, para um almoço de confraternização de Ano Novo, que prosseguiu até em torno de 16:00, em uma roda animada com o novo diretor presidente, com manifestação de apoio e expectativas pelo trabalho da nova gestão.

[Diretoria 2018~2019]

  • Diretoria
    • Diretor Presidente: Mitsuyoshi Nagaya
    • Diretor Vice-Presidente: Hiromasa Kunii
    • Diretor Secretário: Kioski Kaneko
    • Diretor Tesoureiro: Ken’ichi Hibino
    • Diretores: Jiro Hashizume, Wataru Hibino, Mika Ono Kibe e Ricardo Ryohei Watanabe.
  • Conselho Fiscal
    • Conselheiros Fiscais Efetivos: Satoru Asano, Mitsuo Ono e Paulo Tsutomu Ito
    • Conselheiros Fiscais Suplentes: Masako Yasuda e Iraci Emi Hirano

Artigo original em japonês – Masanobu Sakano – administrador da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil

 

 

OKAGESAMADE

Senhores associados da Guifu-Kenjin-Kai, como passaram o início do ano?

Com atraso, mas gostaria de cumprimentá-los pelo novo ano. 2018 é o ano do Cão (Inudoshi) no horóscopo chinês. Este ano comemoro 7 voltas completas do horóscopo (toshiotoko).

Em maio de 1953 mudei-me da cidade de Tajimi, na província de Gifu, para a cidade de Mauá, próximo a São Paulo, no Brasil, e mais de 60 anos se passaram, período este dedicado à produção de peças de cerâmica.

E após me associar à Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, em 1994 o cargo de diretor vice-presidente foi confiado a mim. Como diretor vice-presidente, participei ativamente nos eventos e atividades da Kenjinkai, com toda a minha família. O que mais ficou em minha lembrança, foi quando meus negócios de cerâmica passaram a trazer bons resultados, eu, que tinha interesse em pinturas, fui convidado pelo então diretor presidente da época Sr. Hikoji Yamada, e passei a ir quase todas as semanas no curso de pinturas aberta pela Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, para transmitir meus conhecimentos na arte. Depois, de simples interesse, meus quadros passaram a ser vendidos uma, seguido de outra, e fui me envolvendo cada vez mais com a arte da pintura.

Minha filha mais velha, Marcia Mitie, recebeu a indicação da Kenjinkai e foi ao Japão em 1989, como integrante do Estágio Técnico no Exterior, promovido pela província de Gifu. Conheceu posteriormente o Sr. Ikeda, que era funcionário da sede do governo da província de Gifu, com quem se casou, e tiveram três filhos(a). Atualmente, além das tarefas de dona de casa, trabalha como intérprete e tradutora, e na Associação Nipo-Brasileira (Nippaku Kyokai) desempenha a função de orientadora com os bolsistas e estagiários, se empenhando em atividade de apoio ao intercâmbio nipo-brasileiro.

Sua filha mais velha Marina Ikeda (minha neta), nascida no Japão, veio ao Brasil no ano retrasado para estágio de 1 ano em língua portuguesa na USP, concluiu o nível avançado e retornou ao País. Depois foi aprovada na seleção do Banco Shinyo Kinko onde trabalha atualmente.

O filho mais velho Mototeru Ikeda (meu neto), ingressou na Escola para Candidatos a Oficiais da Marinha do Japão (Kaijo Jieitai Kanbu Kouhosei Gakkou), da cidade de Edajima, província de Hiroshima. Formou-se este ano e assumirá o posto de segundo-tenente.

Este ano completei 50 anos desde que iniciei na arte da pintura. Irei realizar uma exposição no Museu de Artes da cidade de Mauá e meus dias tem sido corrido. Planejo também publicar um livro com a coletânea das obras de cerâmica de meu pai, Juho Kojima.

Por ter me associado à Guifu-Kenjin-Kai do Brasil foi possível conhecer muitas pessoas. E pude me empenhar ao máximo para dinamizar as atividades da Kenjinkai durante meu período na diretoria até 2011, quando deixei o cargo, graças à colaboração e apoio de todos, ao que sou muito grato. Na minha vida, a Guifu-Kenjin-Kai do Brasil teve uma grande importância. Jamais me esquecerei disso e terei sempre minha gratidão pela entidade, e pretendo, mesmo que de forma modesta, contribuir com as atividades da Kenjinkai.

Artigo original em japonês – Yasuichi Kojima (84) – ex diretor vice-presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil

 

ACONTECIMENTOS DE JANEIRO DE 2018

  • Dia 2: Reinício das atividades da secretaria da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil;
  • Dia 12: Recebido da Fundação Kunito Miyasaka, a confirmação de apoio à publicação do livro em português [Registro Cronológico dos 100 Anos da História da Guifu-Kenjin-kai];
  • Dia 19: Encaminhado à Fundação Kunito Miyasaka, termo de compromisso para o apoio à publicação do livro em português [Registro Cronológico dos 100 Anos da História da Guifu-Kenjin-kai];
  • Dia 23: A nosso pedido, estava em processo de pré-análise o relatório referente o uso do subsídio do exercício de 2017, da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, pela Divisão de Estratégia de Promoção Internacional da Província de Gifu, e nessa data foi comunicado que estava dentro das normas;
  • Dia 29:
    • Encaminhado via correio o pedido de subsídio referente ao exercício de 2017 para o Sr. Yoshinobu Uno, da Divisão de Estratégia de Promoção Internacional da Província de Gifu;
    • Enviado telegrama de felicitações ao prefeito eleito da cidade de Gifu, Sr. Masanao Shibahashi;
    • Enviado telegrama de felicitações ao prefeito eleito da cidade de Minokamo, Sr. Seiichi Ito.

 

 

RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE JANEIRO/2018

  • Data e hora: 23 de janeiro de 2018 (ter), às 17:00.
  • Presentes: Ken’ichi Hibino (diretor tesoureiro), Satoru Asano (diretor secretário), Toshihiko Harata (diretor), Mitsuyoshi Nagaya (diretor), Kioski Kaneko (conselheiro fiscal), Masanobu Sakano (administrador) e Mutsuo Kageyama (secretaria)
  • Assuntos:
    1. O diretor-secretário Asano apresentou o relatório de atividades de dezembro, que foi aprovado;
    2. O diretor-tesoureiro Hibino apresentou o relatório contábil de dezembro, que foi aprovado;
    3. Foi reanalisado, por itens, o orçamento para realização em conjunto da cerimônia em comemoração aos 80 Anos da Fundação da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, 105 Anos de Imigração dos Provincianos de Gifu ao Brasil e 40 Anos da Expedição de Escolas Agrícolas de Ensino Médio da Província de Gifu;
    4. A secretaria informou que a diagramação do [Registro Cronológico dos 100 Anos da História da Guifu-Kenjin-kai] foi concluída e está em processo de impressão;
    5. Realizado revisão dos documentos que serão apresentados na Assembleia Geral Ordinária e eleição da nova diretoria. A Assembleia será realizada no dia 25/02/2018 (dom) conforme previsto. A Comissão Eleitoral determinou o prazo de entrega da chapa da nova diretoria, para até 10 dias antes da Assembleia. A inscrição para participação da Assembleia e almoço será até o dia 19 de fevereiro (seg).