2o Simpósio de Organizadores de Festivais do Japão
Foi realizado, no dia 14 de março de 2020, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5), o 2o Simpósio de Organizadores de Festivais do Japão, promovido pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo e a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (KENREN). Estava previsto realização nos dias 14 e 15 de março, mas devido aumento de propagação do coronavírus no estado de São Paulo, o evento foi realizado somente 1 dia, para diminuir as aglomerações.
O 1o Simpósio de Organizadores de Festivais do Japão foi realizado no dia 8 e março do ano passado, no Japan House em São Paulo, promovido pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo e a Kenren.
O objetivo deste 2o Simpósio de Organizadores de Festivais do Japão foi a de alcançar mais entidades e lideranças regionais, transmitindo a mensagem de união, incentivo e trabalho em conjunto, promovendo o crescimento das entidades, pesquisando novas maneiras e soluções para difundir a cultura japonesa no Brasil, elevar o valor de mercado dos eventos realizados Nagaya pela comunidade Nikkei e aumentar a oportunidade de troca de informações e conhecimento entre os organizadores.
A partir da esquerda – Beth Nagaya, Jorge Noboru Nagao, Daniel Furukawa e presidente Mitsuyoshi
Estiveram presentes organizadores de Festivais do Japão de diversas regiões do Brasil (Registro, Ivinhema, Valinhos, Centro-Oeste, Rudge Ramos, São José dos Campos, Campinas, Amazônia, Aracaju, Varginha, Londrina, Maringá, Osasco, Itu, Valença, Rio das Flores, Salvador, Paraíba, Vinhedo, Promissão, Dourados, Indaiatuba, Marília, Ribeirão Pires, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Macaé, Americana, Campo Grande, Salto, Goiás, Recife, Vila Carrão, São Paulo), representantes das Kenjinkais, Nikkey Shimbun e Jornal Nippak. Sr. Daniel Furukawa que coordena o Festival do Japão na cidade de Monterrey – México, Chefe de Gabinete da Casa Civil do Governo de São Paulo Sr. Carlos Takahashi, Vereador Aurélio Nomura, Cônsul Geral do Consulado Geral do Japão em São Paulo Sr. Yasushi Noguchi, totalizando 400 participantes de 79 entidades. Segundo o Sr. Daniel Furukawa, seu pai é natural da província de Gifu, e a história da imigração japonesa no México é mais antiga do que a imigração à América do Sul, não constando registro histórico nem no Japão. Muitos imigrantes mudou-se de Monterrey para América do Norte. A Guifu-Kenjin-Kai do Brasil foi representada pelo diretor-presidente Mitsuyoshi Nagaya e sua esposa Sra Beth, diretor-tesoureiro Jorge Noboru Nagao e diretora Sônia Sakuma.
Sr. Daniel Furukawa – coordenador do Festival do Japão de Monterrey, México.
A participação neste 2o Simpósio foi muito significativa. Das 8:00 às 17:30 foram abordados diversos temas como: Relação Bilateral Brasil – Japão (palestra do Cônsul Geral Yasushi Noguchi); Palestra Brasil 2020 – Cenário Macroeconômico; Desafios de um Festival do Japão – criação de valor e captação, como atrair apoio de voluntários, poder público e empresas; Apresentação dos Festivais de Japão das cidades de Monterrey / México, Rio de Janeiro / RJ e Campo Grande / MS; Palestra sobre Tecnologias que transformam o mundo; Desafios e experiências práticas da gastronomia regional; Impacto e contribuição do Taiko no Festival do Japão; Treinamento de voluntários; Omotenashi e ética japonesa; Palestra e debate sobre importância dos Festivais do Japão na política municipal.
O Festival do Japão de São Paulo é considerado um dos maiores festivais do Japão pelo mundo, com visitantes de pessoas de todas as idades, oferecendo atrativos como gastronomia regional, apresentando a cultura moderna como cosplays. Muitos não nikkeis visitam o Festival, contribuindo imensamente para a divulgação da cultura japonesa. A gastronomia é uma das áreas de grande procura, comprovado pelo fato do número de restaurantes de comida japonesa ser superior ao número de churrascarias na cidade de São Paulo.
Finalizando, o presidente da Comissão Executiva do Festival do Japão Sr. José Taniguchi realizou um discurso de encorajamento: “Colocamos nossas almas nos Festivais do Japão. Passamos por dificuldades com o aumento de custo a cada ano, mas, vamos juntos, promover os Festivais! ”
A Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil (Presidente Sr. Yasuo Yamada) anunciou no dia 17 de março passado o cancelamento do 23o Festival do Japão de São Paulo (Presidente da Comissão Executiva Sr. José Taniguchi) deste ano, previsto para o mês de julho, como prevenção à propagação do coronavirus.
Desde 16 de março foi decretado Estado de Emergência para o município de São Paulo, e também decretado cancelamento de eventos pelo governo do estado de São Paulo, fechamento do comércio e serviços não essenciais (continuam abertos – farmácias, hospitais, supermercados, lojas de produtos alimentícios, postos de gasolina, metrô, ônibus, trem), redução no horário de funcionamento de bancos, etc. Assim, o Festival do Japão – maior evento da comunidade Nikkei do Brasil, também teve de ser cancelada.
Pavilhão Japonês – Parque do Ibirapuera
Após o Simpósio e coquetel de confraternização, 46 participantes dirigiram-se ao Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera, para assistir ao “Japão Digital”, promovido pela Fundação Japão e Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), mas encontrava-se fechado em razão do risco do coronavirus.
O Pavilhão Japonês foi construído pelos habilidosos arquitetos da província de Gifu. O jardim oriental segue o conceito japonês com disposição de pedras e lago com carpas. O Karesansui, que representa uma paisagem utilizando cascalhos e areia (sem uso de lagos ou riachos) é um dos estilos de um jardim japonês. O Pavilhão e o jardim foram construídos em 1954 pela comunidade nipo-brasileira em comemoração ao IV Centenário de Fundação da Cidade de São Paulo, e doado ao município. O projeto inspirado no Palácio Katsura, de Kyoto. Estão expostas peças de cerâmica, equipamentos e ferramentas dos samurais, kake-jiku, entre outros, hoje administrado pela Bunkyo.
Felizmente a apresentação de Wadaiko após o Simpósio não foi cancelada. O grupo de wadaiko SHO do Sr. Setsuo Kinoshita (nissei, 42 anos de idade) apresentou um belo show por cerca de 1 hora. O eco da batida do wadaiko é algo que toca a alma. O grupo de wadaiko SHO foi formada em 2002 pelo Sr. Setsuo Kinoshita, terapeuta musical, e esposa Sra. Mitsue Iwamoto, com o objetivo de unir as culturas brasileira e japonesa.
(Texto original em japonês – Jorge Noboru Nagao – diretor tesoureiro da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)
O Que Podemos Aprender Nesta Situação de Calamidade
A pandemia do novo coronavirus, surgido no final do ano passado, está se alastrando, e somos obrigados a manter distanciamento social com reclusão domiciliar.
Em Wuhan, epicentro da doença, há indícios de controle do vírus e breve reinício das atividades de fábricas como a Honda. Por outro lado, nos países europeus como Espanha e Itália, nos Estados Unidos, e também no Brasil, a contaminação cresce de forma desenfreada e há preocupação de um colapso no sistema de saúde, podendo a situação grave continuar por um longo período.
A Organização Mundial da Saúde prevê números alarmantes de que milhões de pessoas serão infectadas com centena de milhares de mortos. A humanidade está travando uma verdadeira guerra contra o vírus, e nosso dia a dia tem sido de muita ansiedade.
Com a situação de emergência e a necessidade de distanciamento social, todos, como parte da sociedade, precisamos compreender, colaborar, ser paciente. Estamos em plena batalha, mas qual ensinamento a humanidade poderá obter em meio a essa calamidade?
Seria um aviso à humanidade, mostrando como somos indefesos diante do desconhecido, neste mundo moderno, onde impera a ciência?
Não poder fazer nada do que é habitual – com a ordem de distanciamento social não podemos trabalhar, fazer o que gostaria, deixamos de nos encontrar com as pessoas, passamos por dificuldades financeiras, ficamos aterrorizados diante de um inimigo invisível, sem perspectivas e em constante estado de tensão, o que está me deixando exausto tanto física como mentalmente.
Mas, por outro lado, ficando em casa e com mais tempo à disposição, está sendo uma boa oportunidade em pensar sobre vários assuntos.
Neste momento em que não é possível fazer nada do que era normal, habitual, pude refletir sobre a minha vida, e entender como é importante e significativo poder viver tranquilamente o dia a dia, com saúde, e de que não vivemos só mas estamos vivos graças à sociedade de que fazemos parte.
“A primavera sempre virá após o inverno”.
Acreditemos que esse período de calamidades irá passar, e tenhamos paciência.
Como parte integrante desta sociedade, vamos ajudar e apoiar um ao outro!
(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)
Acontecimentos de MARÇO de 2020
- Dia 25/2: O diretor-presidente Nagaya e esposa receberam a visita da Sra. Yoko Sugimoto, voluntária da JICA, atuando como professora de escola japonesa em Belém.
- Dia 1:
- Jantar de despedida com a participação de membros da Kenjinkai, no restaurante em São Paulo, do presidente da NGK do Brasil Sr. Tanabe (natural de Nakatsugawa), que estará retornando ao Japão após concluir seu período de trabalho no Brasil. Sr. Tanabe e esposa participaram de eventos da Kenjinkai como Festival do Japão e excursão. Deixam como doação obis e getas, para utilizarmos na divulgação da dança Gujo;
- Dia 5:
- Recebido do governo da Província, comunicado com o valor do subsídio referente 1o ano da era Reiwa;
- Dia 7:
- Participação do diretor-presidente Nagaya e esposa, e diretora-secretária Sonia Sakuma, na reunião da Kenren para tratar do Festival do Japão;
- Dia 10:
- Recebido do governo da Província, o Certificado de Status de Residência para visto do Sr. Angelo Nakada;
- Dia 11:
- Reunião com almoço entre o diretor-presidente Nagaya, presidente da Comissão de Exposição de Pinturas Hashimoto e Sr. Matsuo da Fundação Kunito Miyasaka, para tratar do patrocínio à Exposição de Pinturas;
- Efetuado pagamento à empresa de ônibus e Pousada Nautilus, referente excursão à Ilha Grande;
- Dia 13:
- Participação do diretor-presidente Mitsuyoshi Nagaya e sua esposa, diretora secretária Sonia Sakuma e diretor-tesoureiro Jorge Nagao no 2o Simpósio de Organizadores de Festival do Japão;
- Relato de atividades de líderes nikkeis do Brasil e América Central e Sul. O pai do presidente da Associação Nikkey do México Sr. Daniel Furukawa é natural da cidade de Gujo;
- Dia 16:
- Excursão a Ilha Grande cancelada por razão da proibição de entrada de ônibus em Angra, para evitar a propagação do coronavirus;
- Recebido reembolso do valor pago à empresa de ônibus e Pousada Nautilus;
- Dia 17:
- Reembolso aos participantes da excursão;
- Dia 18:
- Visita do diretor-presidente Nagaya e presidente da Comissão de Exposição de Pinturas Hashimoto ao Sr. Sota Watanabe, do Departamento Cultural do Consulado Geral do Japão em
São Paulo;
- Visita do diretor-presidente Nagaya e presidente da Comissão de Exposição de Pinturas Hashimoto ao Sr. Sota Watanabe, do Departamento Cultural do Consulado Geral do Japão em
- Dia 19:
- A reunião para tratar da Exposição de Pinturas estava prevista para o dia 14 de abril, mas foi cancelada devido Covid 19;
- Dia 23:
- O escritório ficará fechado a partir desta data, e a funcionária irá trabalhar em home-office;
- Dia 24:
- Confirmado pela Província depósito do subsídio;
- Dia 26:
- Reunião da Kenren;
- Dia 28:
- Cancelado o ensaio da dança Gujo e reunião ordinária da Diretoria para prevenção do Coronavirus.
Resumo da Ata da Reunião Ordinária da Diretoria de MARÇO/2020
- A reunião ordinária da Diretoria, prevista para o dia 28 de março de 2020 (sábado) foi cancelada para prevenção do Covid-19.
- Não há data prevista para a próxima reunião.