Sociedade e Pandemia
Iniciamos o ano de 2020 com rumores de que haveria um vírus de gripe vindo da China circulando na Europa e com possibilidades de chegar ao Brasil. Parecia algo remoto, nada muito sério “uma gripezinha” como diriam algumas autoridades mundiais.
Ledo engano, o que se seguiu desde então foi a disseminação e escalada frenética sem distinção de raça, camada social na contaminação pelo Corona Vírus em todos os continentes do mundo.
As autoridades políticas e organizações mundiais como OMS, ONU e todas as comunidades do universo científico mundial assistiram estupefatos e vem correndo contra o tempo em busca de respostas na tentativa de entender e parar o vírus Covid-19 (Corona vírus) que já matou milhares de cidadãos ao redor do mundo.
O vírus Corona está dando algumas amargas e necessárias lições as sociedades e as autoridades mundiais como: a) O mundo todo tem produzido muita variedade e consumido muito de tudo e, com o aparecimento do corona vírus, a imposição da quarentena e do isolamento temos sido obrigados a viver uma rotina e nova realidade… com isso muitos de nós da classe média, classe média-alta descobrimos que podemos viver confortavelmente com muito menos; por outro lado, percebemos que as famílias de classes média-baixa que não se encaixam em programas sociais por serem profissionais autônomos, têm maior dificuldade em enfrentar a crise e pagar suas contas e por consequência devem estar sentindo um maior impacto negativo da pandemia e não podem contar com programas de auxílio de governos ricos como na Europa, EUA e Japão b) percebemos o quanto um vírus consegue afetar a economia e pode “quebrar” vários comércios, indústrias, gerar desemprego, agravar a pobreza, gerando fome e maior desamparo aos já necessitados e desamparados existentes e os milhares que se tornarão desamparados por consequência da pandemia do vírus. Esses sentimentos de acometimento de doença desconhecida que levam milhares a sofrer e a morrer, conduzem a sociedade e as autoridades a um sentimento de união e de solidariedade, de querer compartilhar com o próximo para amenizar a “falta” e a necessidade do outro, um sentimento de necessidade de estender os braços de forma sincera e empática para ajudar o próximo, talvez para amenizar nossa própria dor pela sobrevivência e para reafirmar nossa própria humanidade e isso é MUITO BOM! A pandemia obrigou-nos a todos a quarentena, forçou-nos ao isolamento, levando até a pessoa mais insociável sentir falta da proximidade do outro, sentir falta do abraço, do carinho. Todos no mundo assistimos emocionados, com lágrimas nos olhos cena dos avós que estavam em quarentena finalmente abraçarem o neto(a), o pai enfermeiro que chega do hospital, frear o filho pequeno na porta de entrada para não vir abraçá-lo por medo de passar o vírus e ajoelhar-se e começar a chorar pela vontade de abraçar e ao mesmo tempo o medo do vírus… quem não viu as cenas de cantorias nas varandas de vários países, as orquestras virtuais cada um tocando em sua casa, o bombeiro que toca trompete no topo da escada no RJ, tantos exemplos de AMOR para amenizar a dor e a solidão. O ser humano é incrível!
Outra constatação trazida a tona pelo corona vírus foi a de que cada nação apesar de suas peculiaridades, suas eficiências ou deficiências, suas riquezas ou pobrezas, seus governos ou desgovernos, um país não pode jamais depender tanto de apenas um país no mundo na produção de itens básicos como máscaras, respiradores, jalecos e medicamentos. No Brasil, encaramos outros problemas mais graves que isso, temos a deficiência moral e de senso público de boa parte de nossos governantes que em parte é culpa do povo que na deficiência de formação educacional-cidadã filtra mal seus candidatos. O vírus corona atemoriza a maior parte da nossa sociedade brasileira pelo desconhecimento de sua mutação e a falta de uma vacina ou tratamento eficaz e alguns negam-se a reconhecê-la por ignorância mesmo. Esperemos que o mundo consiga em breve, sem apressamento político chegar a uma vacina ou tratamento eficaz contra o Corona Vírus, aguardemos com esperança e solidariedade pelo próximo fazendo nossa parte com espinha ereta e coração tranquilo, fazendo o que é correto, justo e solidário, exigindo de nossos governantes lisura, transparência para planejarmos juntos como uma sociedade única, um Brasil com saneamento básico decente, sistema hospitalar decente, educação decente para enfrentarmos a próxima onda ou o próximo vírus que vier.
Autor: Hiromasa Kunii, nascido no Japão, na província de Gifu, formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP. Trabalhou em diversas empresas e bancos como, JPMorgan, BBA/Itaú-BBA e Votorantim. Atualmente é sócio-gestor da Alcance Investimentos, escritório credenciado pela XP Investimentos. Ocupa o cargo de Vice- Presidente da Gifu Kenjin-Kai do Brasil, desde o ano de 2016.
MENSAGEM DO NOVO PRESIDENTE DA KENREN
Saudações.
No dia 01.04.2020 iniciamos a Gestão do KENREN com os novos membros. A chapa [Kenjinkais + Kenren] JUNTOS! para o futuro], tem 4 (quatro) propostas a serem executadas durante a gestão. [Kenjinkais + Kenren] JUNTOS! carrega a mensagem que todos nós da Diretoria, somos membros de kenjinkai, e queremos JUNTOS trabalhar para revigorar e fortalecer as associações, com jovens líderes e em novo patamar de relacionamento com as autoridades das províncias.
Solicitamos um voto de confiança e engajamento dos senhores nesse trabalho, para JUNTOS! criarmos um novo tempo para as gerações presentes e futuras.
Queremos que as autoridades de cada Província tenham conhecimentos do que os provincianos e a comunidade nikkey vem fazendo para o fortalecimento de sua representação na sociedade brasileira, mantendo a tradição conseguida pelos nossos antepassados e seus primeiros descendentes. Acreditamos que isso é fundamental para todos aqueles que tem origem nipônica, não importando a sua geração atual, pois dessa forma, as autoridades das províncias também podem sentir-se orgulhosos de termos a mesma raiz.
Acreditamos que cabe ao Kenren organizar e divulgar no Japão, junto com os dirigentes dos kenjinkais, esse trabalho dos descendentes na sociedade brasileira, para que esse laço de amizade e reconhecimento, independentemente das associações, nunca venha a se perder, promovendo novos mecanismos para a revitalização.
O Monumento em Homenagem aos Pioneiros da Imigração Japonesa Falecidos, visitado pelos membros da Família Imperial e Altas Autoridade do Japão, construído no Parque Ibirapuera, representa a História da Imigração Japonesa no Brasil, e essa homenagem é celebrada no dia 18 de junho, Dia do Imigrante Japonês, e o símbolo desse monumento não deve ser só do Kenren, mas de todos os nikkey e dos Kenjinkais, e deve ser valorizado e divulgado na comunidade, para a geração presente e futura de todo o Brasil.
Este mês, infelizmente, devido ao isolamento social do COVID-19, não conseguiremos realizar a primeira reunião mensal do Daihyosha Kaigui, mas a saúde de todos é mais importante, e esperamos que consigam manter-se com saúde até a próxima reunião presencial.
Contamos com o apoio de todos.
(Presidente da Kenren Tochio Ishikawa)
DIRETORIA EXECUTIVA KENREN
PRESIDENTE: TOSHIO ICHIKAWA (Toyama )
1º VICE-PRESIDENTE: ALFREDO M. OHMACHI (Akita)
2º VICE-PRESIDENTE: GILBERTO H. SUZUKI (Nara)
3º VICE-PRESIDENTE: JOSÉ TANIGUTI (Wakayama)
4º VICE-PRESIDENTE: MARIO SATO (Yamagata)
5º VICE-PRESIDENTE: MINORU NISHIYAMA(Saga)
6º VICE-PRESIDENTE: MITSUYOSHI NAGAYA (Gifu)
7º VICE-PRESIDENTE: TAKASHI SHIMOKAWA (Mie)
1º TESOUREIRO: NAGATO HARA(Shizuoka)
2º TESOUREIRO: LUIZ KOJI YAMASHITA(Fukui)
1º SECRETÁRIO: MONICA MITHIE UEZONO (Kagoshima)
2º SECRETÁRIO: NEUZA K. SHIRATA ISSO (Gunma)
3º SECRETÁRIO: AKINORI YOSHIDA (Saitama)
Relatório sobre os agraciados pela Medalha de Primavera do Ano 2 da Era Reiwa
Em 29 de abril, o governo japonês anunciou a relação das pessoas que receberam a Medalha de Primavera do Ano 2 da Era Reiwa (2020). Dentre os 11 condecorados do Brasil, 2 são japoneses e seus descendentes e 9 não nikkeis.
O Sr. Kazumi Yamada, 79 anos, um dos condecorados, é natural de Mugegawa-chō, Mugi-gun, Província de Gifu. Antes da emigração, residia em Izumi-chō, Toki-shi, província de Gifu. Reside atualmente em Campo Grande na Cidade de Rio de Janeiro.
O Sr. Kazumi Yamada comentou:
– Atendendo ao chamado do saudoso Sr. Koheiji Adachi, que residia na cidade de Mogi das Cruzes, São Paulo, SP, desembarquei sozinho no Brasil em maio de 1959. Um simples imigrante agrícola como eu receber a “Medalha de Primavera de 2020”, significa que a minha vida de 80 anos foi, de alguma forma, útil para a sociedade.
O Sr. Kazumi Yamada recebeu a medalha “A Ordem do Sol Nascente, Raios de Prata (Kyokujitsu Tankōshō)”. Também atuou como Presidente da Associação Nikkey de Campo Grande, como Diretor da Federação Desportiva e Cultural Nippaku do Estado de Rio de Janeiro, como Presidente da Associação de Difusão do Idioma Japonês. No Estado do Rio de Janeiro, durante vários anos se esforçou para que a importância do idioma japonês fosse reconhecida na sociedade brasileira, e difundiu o idioma japonês.
Parabéns pela condecoração de Medalha de Primavera do Ano 2 da Era Reiwa.
(Todos os membros do Gifu Kenjinkai)
Voo de retorno Consul Kenji Iwashima
Encerrado o mandato de 4 anos e 8 meses o Consul Sr Kenji Iwashima (45 anos de Gifu) tomou seu voo de retorno no dia 07 de junho. Sr Iwashima teve vivencia em torno de 10 anos no Brasil, tomou posse em outubro de 2015, e acompanhou a visita da princesa Mako em 2018, comentou:
“Uma das lembranças mais memoráveis foi na participação da comemorativa de 110 anos da imigração japonesa junto com a comunidade Nikkei, o contato e a visitação da princesa Mako; e em ver a alegria dos imigrantes em cada local visitado. Tenho visitado mais de 100 localidades, sempre recebido com muito carinho “comentou emocionado.
E acrescentou “os nikkeis no Brasil protegem os valores japoneses mais do que no Japão, senti que o povo brasileiro de hoje é formado graças ao Nikkei. Mesmo depois de voltar ao Japão, quero manter meu relacionamento com a sociedade japonesa e retornar ao Brasil no futuro. A experiência na sociedade japonesa brasileira foi um trunfo real”
(fonte : jornal Nikkey Shimbum)
ACONTECIMENTOS DE MAIO DE 2020
- 06
- Para redução dos gastos a diretoria decidiu testar a edição do boletim por membros da diretoria
- Redação sob responsabilidade da Diretora Sônia Sakuma e tradução por Diretor Jorge Nagao
- 07
- Reunião da diretoria do Kenem por vídeo conferência
- 14
- Para atualização do cadastro de assinatura Sr Nagaya -diretor presidente e Sr Nagao diretor tesoureiro compareceram ao Banco Santander
- Reunião da diretoria do Kenren
- 16
- Reunião Mensal da diretoria /Kenjinkai
- 21
- Reunião da diretoria Kenrem
- 27
- Enviado a carta de solicitação de apoio para realização da 16ª Exposição de Pintura .
- 28
- Reunião da diretoria do Kenren
RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE MAIO DE 2020
- Data e hora: 16 de maio de 2020 (sábado), às 15:00 por vídeo conferência
- Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Hiromasa Kunii (dir. vice-presidente), Noboru Nagao (diretor tesoureiro), Sr Kaneko ( dir. conselho ), Sr Mitsuo Ono (dir. conselho),Sonia Sakuma (dir. secretaria), Mika Ono Kibe (diretora), Iracy Hirano (diretora) , Kenzo Nakata (diretor), Lina Shimizu ( dir. regional – Registro ).
- Assuntos:
- Cumprimento do diretor-presidente Sr Mitsuyoshi Nagaya
- Acontecimentos de Abril e contabilidade de maio – continuam suspensas atividades do kenjinkai devido a pandemia da COVID-19. Contabilidade do mês de abril as despesas foram mínimas por falta de atividades no geral, mas também a receita zerou.
- Boletim sem terceirização – Para redução dos custos com a terceirização, o boletim serão feitos pela diretoria (Sonia Sakuma – edição e Jorge Nagao- tradução)
Próximas matérias dos boletins – sugerido para cada diretor escrever um artigo a respeito da kenjinkai ou em relação com Gifu, junho (Sr. Kunii), julho (Lina Shimizu), agosto (Kenzo), setembro (Sr. Kaneko), outubro (Sra Iraci) - Irei Hi . Monumento em homenagem aos Imigrantes japoneses no Parque do Ibirapuera – SP, próximo ao Pavilhão Japonês, Kenren propôs fazer esquema de revezamento por kenjinkai para redução dos custos de manutenção do monumento. Data de comemoração do monumento dia 18 de junho (Dia do Imigrante) com missa no local. Este ano não haverá nenhum evento nessa data.
- Nova diretoria e atividades do kenren – comissão Chubu bunka tem reunido virturalmente e discutido sobre novas ideias para manter o contato entre os jovens dos kenjinkais. Kenren também mantem as reuniões virtuais com os presidentes dos kenjinkais .
- Sekai Taikai – Viagem para Gifu em análise com a possibilidade de mudança de data. Possibilidade de ser adiado para abril de 2021 na época do Sakura ou até por 1 ano em outubro de 2021.
- Bolsa Kempi – Bolsista Eiji Nakata, aguardando a abertura de turistas no Japão, caso essa restrição for até o final do ano, existe a possibilidade da bolsa ser transferida para o ano que vem. Aguardando posição do governo japonês.
- Outros – Sr Nagaya comunicou nova diretoria do KENREN – Sr Toshio Ichikawa (Toyama Kenjinkai ) presidente. Sr Nagaya faz parte da diretoria do KENREN como um dos vice-presidente.
- Próxima reunião ordinária da Diretoria será realizada por vídeo conferencia no dia 20 de junho (sab) a partir de 15h.