Boletim Mensal Agosto/2022

Participação no 23º Festival do Japão

 

Nos dias 15, 16 e 17 de julho passado foi realizado o 23º Festival do Japão, no São Paulo Expo. Foram 3 dias de tempo agradável, recebendo cerca de 182.000 visitantes. Foi quase um milagre concretizar a participação de tantos voluntários em meio ao coronavírus e a dificuldade financeira pelo que passa a Kenren, organizadora deste grande evento. Graças à decisão corajosa do presidente Ichikawa da Kenren, sua competência, e parceria com o presidente Taniguchi da Comissão Organizadora, o impossível tornou-se possível. Nós da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil iniciamos a escolha do cardápio a ser oferecido no stand, discutindo o assunto desde a reunião da Diretoria do final do ano passado. O houba-sushi foi uma das opções. Os membros da diretoria se empenharam pesquisando onde conseguir as folhas de magnólia no Brasil, sem sucesso. Foi estudado substitutos, com sugestão até mesmo de trazer do Japão uma muda e plantá-la. A opção foi suspensa para estudo futuro, e para esta edição do evento seria oferecido o mesmo cardápio escolhido para a edição cancelada de 3 anos atrás. 1- gohei-mochi, 2- takoyaki e 3- kei-chan (na anterior acompanharia o yakisoba, mas para esta edição seria servida sobre o arroz). A Comissão Organizadora para o Festival do Japão foi composta pelos membros: diretora Sonia Sakuma, diretor Nagao, diretor Henrique Kodama, diretor Marcos Ono, membro Cecilia Hashizume e Sra Elisabete Nagaya (esposa do presidente Nagaya).
Foram várias reuniões online para tratar de cronograma, ingredientes, cotação de embalagens e ingredientes, compras, recrutamento de voluntários e treinamento. O presidente Nagaya coordenou a elaboração das receitas, com a ajuda de muitos que provaram e opinaram quanto ao sabor, chegando à receita final.
Buscando oferecer aos visitantes um prato de melhor qualidade e sabor, foi selecionado o arroz mirokumai (o melhor à venda no Brasil) e shoyu kikkoman. Apesar do custo maior, procuramos aproximar ao máximo ao sabor original japonês. Graças ao empenho, o resultado foi melhor do que o esperado, alcançando 80% de venda superior à última edição.
Os membros da comissão se empenharam nos preparativos durante as horas vagas do trabalho, pesquisando e comprando o material necessário durante a semana do evento, e concluindo a montagem do stand no dia anterior.

 

Com a ajuda de muitos voluntários cozinhamos e picamos 100 kg de polvo para o takoyaki e congelamos, dividido em pacotes com 500 unidades. A quantidade total foi de 18.000 unidades.
Preparamos 12kg de tenkasu, picamos e congelamos o beni-shoga (gengibre em conserva).
No dia anterior, moldamos o arroz parcialmente sovado para o gohei-mochi e deixamos marinando o frango (pedido ao açougue para picar no tamanho para espetinho) no nosso tempero caseiro original. No dia 15 de julho, primeiro dia do evento, recebemos pela manhã o repolho, cebolinha e bebidas, e nos preparamos para o início do Festival às 11h.
Cada porção da massa para Takoyaki servia para o preparo de 1.000 unidades. Preparamos várias porções durante o dia, pois mesmo sendo sexta-feira, o número de visitantes foi maior dos que nas edições anteriores. Nossa equipe estava dividida para dois turnos em cada um dos 3 dias, até o encerramento do dia às 21h, mas por falta de pessoal muitos tiveram de trabalhar o dia inteiro. Nos desculpamos pela falha, que será um dos pontos a melhorar na próxima edição.
Sentimos a necessidade de recrutar mais voluntários para a próxima edição. Todo o gohei-mochi foi vendido, com muitos elogios quanto ao sabor, assim como o takoyaki, elogiado pelo sabor bem próximo ao do Japão.

Não tivemos a venda esperada do kei-chan, apesar de termos até visitado o restaurante Maruhachi da cidade de Gero, na ocasião da visita ao Japão em novembro, para conhecer o prato. Após diversas tentativas em casa, havia conseguido preparar um prato saboroso, mas a venda foi de somente 30% do planejado. Teria sido falha na divulgação?Pretendemos continuar experimentando preparo de novos pratos.
Se alguém tiver uma boa sugestão, por favor entre em contato com a secretaria da Kenjinkai.

Para a apresentação da dança Gujo tivemos a participação de 15 pessoas – 5 homens e 10 mulheres.
O nosso tempo era de 15 minutos, com apresentação de Kawasaki, Yattiku, Gengen-barabara, Harukoma. A dança da música Dancing Hero foi aberta ao público, que participou com muita animação.
O grupo da dança Gujo, formada por diferentes gerações, contava com as idosas, mas animadas e ativas senhoras de 93, 87 e 85 anos, jovem na casa dos 20 anos, todos compartilhando momentos de diversão e alegria. O Brasil é o único país com descendentes de todas as 47 províncias, e tivemos a participação dos presidentes das províncias de Shizuoka e Gunma no grupo de dança.
Registro aqui os meus profundos agradecimentos aos membros da Kenjinkai, seus familiares e amigos, pois graças a todos a nossa participação no evento foi um sucesso. Muito obrigado.
A 24ª edição do Festival do Japão será nos dias 7, 8 e 9 de julho de 2023. Comemoramos em 2023 o marco dos 110 anos da imigração dos provincianos de Gifu ao Brasil, e 85 anos de fundação da Giufu-Kenjin-Kai do Brasil. Teremos um ano bastante corrido, e estou já pensando sobre o convite ao Governador Hajime Furuta da Província de Gifu e comitiva, para o Festival do Japão, assim como a possibilidade de realizar ao mesmo tempo o “Gifu-Ken Fair”, para divulgar os produtos regionais e pontos turísticos da Província. Espero contar com o contínuo apoio e colaboração de todos!

Parabéns a todos pelo grande sucesso no Festival do Japão!

(Texto original em japonês – Mitsuyoshi Nagaya – diretor presidente da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil)

 

 


ACONTECIMENTOS DE JULHO DE 2022

  • Dia 4 54 correspondências (boletim mensal e outros) retornaram do Japão (nos 2 anos de pandemia as correspondências estavam com distribuição suspensa, e com a liberação, voltou as que estavam com endereço não localizado);
  • Dia 10 Preparativos do takoyaki na residência do presidente Nagaya;
  • Dia 14
    • Preparativos do gohei-mochi na residência do presidente Nagaya;
    • Retirado na transportadora os equipamentos e materiais para o Festival do Japão;
  • Dias 15 a 17 Festival do Japão no São Paulo Expo, com venda de takoyaki, kei-chan don e gohei-mochi;
  • Dia 22 Reunião Ordinária da Diretoria e seleção da bolsista Kenpi 2023;
  • Dia 28 A candidata Sra. Alisa Hibino entregou os documentos de inscrição para a bolsa Kenpi. Encaminhado por e-mail ao governo da Província. A original seguirá via correio.

 


RESUMO DA ATA DA REUNIÃO ORDINÁRIA DA DIRETORIA DE JULHO DE 2022

  • Data e hora: 22 de Julho de 2022 (sex), às 19:00.
  • Presentes: Mitsuyoshi Nagaya (dir. presidente), Hiromasa Kunii (dir. vice-presidente), Jorge Noboru Nagao (dir. tesoureiro), Sonia Sakuma (dir. secretária), Mika Ono (diretora), Henrique Kodama (diretor), Marcos Ono (diretor), Lina Shimizu (diretora), Luma Ono (diretora), Kioski Kaneko (consultor), Mitsuo Ono (Cons. Fiscal), Hashizume (membro), Isabela Kagawa e Alisa Hibino (candidatas ao bolsa Kenpi).
  • Pauta do Dia
    1. Cumprimento e palavras do diretor-presidente Nagaya;
      • Agradeceu a participação de todos como voluntários no Festival do Japão;
      • Relatou venda 80% maior em relação à edição de 2019;
      • Explicou sobre o sistema de bolsa Kenpi.
    2. Apresentação dos acontecimentos do mês de junho, pela dir. secretária Sakuma;
    3. Apresentação do movimento contábil do mês de junho e ajuste salarial da secretária geral Sasaki, pelo dir. tesoureiro Nagao;
    4. Seleção para Bolsa Kenpi 2023
      • Explicação do sistema pelo presidente Nagaya;
      • Relato da ex-bolsista Luma Ono (diretora);
      • Apresentação pessoal das candidatas Kagawa e Hibino;
      • Questionamentos;
        • Informação sobre Universidade, fluência em língua japonesa, condição atual dos bolsistas em Gifu;
        • Solicitado às candidatas e o familiar Kaneko (consultor) para se retirarem da sala, para votação;
        • Por 8 votos a 5, foi escolhida a candidata Alisa Hibino para Bolsista Kenpi 2023, a ser indicada oficialmente pela Gifu-Kenjin-Kai do Brasil;
        • Resultado comunicado às candidatas no mesmo dia , por reunião online.
    5. Pontos de reflexão após participação no 23º Festival do Japão:
      • Necessário aumentar o número de voluntários, pois muitos tiveram de trabalhar por longas horas;
      • O takoyaki foi um sucesso, gerando grande fila de espera. Estudar uma forma de contornar a situação (definir local de retirada conforme tipo de pedido, como organizar as filas);
      • Referente o kei-chan don, não havia problema quanto ao sabor, mas não era um prato conhecido, e a venda foi de somente 30% do planejado. O pedido de carne de frango do segundo e terceiro dia puderam ser cancelados, evitando maiores prejuízos. Será necessário estudar um outro prato para o ano que vem;
      • O horário de apresentação da dança Gujo coincidiu com o horário de pico no stand. Ano que vem será necessário ajuste (apresentação na sexta ou outro horário);
      • Alterar a posição do exaustor para ficar acima da chapa do takoyaki;
      • Descontentamento na forma de cobrança de gás pela Kenren, por quantidade de bocas. As bocas do fogão de fabricação japonesa são mais econômicas, gerando menos gasto, e a cobrança por igual é injusta. O correto seria instalação de equipamento de medição em cada stand. A sugestão será enviada à Kenren.
    6. No ano que vem, para participação no Festival do Japão e realização da cerimônia de comemoração dos 110 anos da imigração dos provincianos de Gifu ao Brasil, e 85 anos de fundação da Guifu-Kenjin-Kai do Brasil, seria necessário desde já criar uma comissão para iniciar os preparativos para recepção da comitiva do Japão.